3 em cada 4 pequenas indústrias dizem que ajuda do governo não chega a elas

Pequenos empresários estão tendo dificuldades em ter acesso aos benefícios

O percentual das micro e pequenas indústrias que afirmam que as medidas econômicas do governo contra a crise do novo coronavírus não estão chegando a elas aumentou, de 71%, em 14 de abril, para 75%, no fim do mesmo mês. Isso quer dizer que três em cada quatro empresas reclamam de não ter acesso aos programas. É o que revela o 2º Boletim de Tendências das Micro e Pequenas Indústrias do Estado de São Paulo, realizado pelo Datafolha, a pedido do Sindicato de Micro e Pequenas Indústrias do Estado de São Paulo (Simpi).

O número de empresas que acreditam que as medidas beneficiaram seu negócio diminuiu, passando de 29% para 25%.”Medidas anunciadas recentemente podem facilitar o acesso ao crédito, mas ainda são insuficientes. Tem que convencer o sistema financeiro brasileiro, todos que podem ter capilaridade, para que esse dinheiro chegue na ponta, e não de uma forma seletiva”, disse presidente do Simpi, Joseph Couri.

Demissões

No novo levantamento, concluindo entre os dias 24 e 29 de abril, os dados referentes às demissões também aumentaram em relação ao primeiro boletim, com dados apurados entre 13 e 14 de abril.

No levantamento anterior, o percentual das empresas que demitiram era de 18%. Agora, 22% das empresas afirmam que demitiram desde o início da crise em virtude da pandemia de coronavírus.

Entre as micros e pequenas indústrias que demitiram, o percentual das empresas que tiveram que demitir mais de 30% dos funcionários aumentou, passando dos 6% para 8%.

Acesso a crédito

As micro e pequenas indústrias tiveram aumento no acesso ao crédito na última semana de abril, mas o percentual de empresas que não tiveram acesso ainda é alto.

No novo boletim, 87% das micro e pequenas indústrias não tiveram acesso a crédito. Anteriormente, eram 91%.

Das que tiveram acesso, o percentual aumentou nas empresas que procuraram linha de crédito para capital de giro novo, que passou dos 3% para 7%. A fatia das micro e pequenas indústrias que já tinham alguma linha de crédito permaneceu em 4%.

Via: UOL

Compartilhe:

Leia mais
csb brasil dando a volta por cima
CSB acompanha balanço do governo federal sobre primeiros dois anos de mandato
reunião conselho intersindical mte presidente prudente
Dirigentes sindicais têm reunião estratégica com gerência regional do MTE em Presidente Prudente
revisão toda inss stf
Revisão da vida toda do INSS retorna ao plenário do STF; saiba o que pode mudar
manifesto reabertura caso jk
CSB apoia pedido de reabertura da investigação da morte de Juscelino Kubitschek; leia manifesto
sede inss brasília
Governo antecipa 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS para abril e maio
tarifas trump brasil lei reciprocidade
Nota das centrais: Repúdio ao tarifaço de Trump e apoio à Lei da Reciprocidade
sindidel csb
Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público de Delta (Sindidel) anuncia filiação à CSB
1o de maio centrais 2025
Centrais sindicais preparam jornada de 1º de maio: "Por um Brasil mais justo"
1-de-maio-das-centrais-sindicais-com-lula-em-sp
Centrais sindicais entregarão carta de reivindicações a Lula e presidentes dos Poderes
carf plr
Fazenda amplia esforços para desbloquear processos que ultrapassam 35 bi no Carf