23 de setembro: Dia do Técnico Industrial

Data é comemorada por cerca de 500 mil trabalhadores em todo o País

É celebrado, neste sábado (23/09), o Dia do Técnico Industrial. Regulamentada pela Lei 5.524/1968 e pelos Decretos 90.922/1985 e 4.560/2002, categoria é formada por cerca de 500 mil trabalhadores no Brasil segundo o Sindicato dos Profissionais Técnicos Industriais de Nível Médio do Estado do Rio de Janeiro (SINTEC/RJ). Criação do piso salarial nacional e de um conselho próprio ainda são reivindicações da profissão nascida no início do século 20.

De acordo com o presidente do SINTEC/RJ e vice-presidente da CSB, Antonio Jorge Gomes, uma das principais bandeiras de luta dos profissionais da área é justamente a aprovação do Projeto de Lei 2.861/2008, que versa sobre a extensão aos técnicos de nível médio, inscritos nos Conselhos Federal e Regionais de Engenharia e Agronomia (CONFEA-CREA), um piso salarial mínimo reajustado anualmente pela inflação – cujo texto já foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da Câmara dos Deputados, assim como a proposta de criação de um conselho específico da categoria.

Apresentado pelo Poder Executivo no ano passado e aprovado na última quarta-feira (20), o Projeto de Lei 5179/2016 também é uma reivindicação antiga dos trabalhadores da categoria, que, atualmente, são obrigados a pagar anuidade aos Conselhos Federal e Regionais de Engenharia e Agronomia (CONFEA-CREA) para terem o registro profissional e estarem aptos ao exercício da função.

“Esse projeto, feito pelo Ministério do Trabalho após um amplo estudo e debates a nível nacional sobre o desmembramento entre os profissionais e o sistema CONFEA-CREA, é muito importante para o desenvolvimento da categoria. Isso porque nós não temos voz dentro do sistema e nem podemos ter representantes eleitos no Conselho. Nossos direitos foram basicamente expurgados. Então, nós precisamos do nosso próprio conselho para assegurar, inclusive a sociedade, de que nosso papel será exercido com segurança de gestão, financeira e social para todos”, destaca Gomes.

De acordo com a Câmara dos Deputados, “a proposta enquadra novos conselhos como autarquias com autonomia administrativa e financeira e com imunidade tributária”. Ainda segundo a Câmara, as entidades também serão responsáveis por orientar e fiscalizar a atuação dos técnicos, sendo os conselhos mantidos com rendas de doações, subvenções, convênios, entre outros rendimentos.

Origem da profissão e atribuições

A profissão de técnico industrial teve início no começo do século 20 com a criação das Escolas Liceu de Artes e Ofícios – os atuais Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFET) – e tem suas atividades discriminadas no artigo 4º, do Decreto 90.922/1985.

Conforme o texto, são atribuições do técnico industrial: “executar, fiscalizar, orientar e coordenar diretamente serviços de manutenção e reparo de equipamentos, instalações e arquivos técnicos específicos, bem como conduzir e treinar as respectivas equipes; dar assistência técnica na compra, venda e utilização de equipamento e materiais especializados, assessorando, padronizando, mensurando e orçando; responsabilizar-se pela elaboração e execução de projetos compatíveis e com a respectiva formação profissional, entre outras funções.

Compartilhe:

Leia mais
Design sem nome (2) (1)
CSB defende transição tecnológica justa em reunião de conselheiros com ministra Gleisi Hoffmann
painel 7 transição tecnológica e futuro do trabalho
Encontro Nacional CSB 2025: painel 7 – Transição tecnológica e futuro do trabalho; assista
regulamentação ia inteligência artificial
Regulamentação da IA é tema em destaque para centrais sindicais no Congresso
papa leão XIII e papa leão XIV
Com o nome Leão XIV, novo Papa homenageia Leão XIII, defensor dos trabalhadores e abolicionista
mapa mundi brasil no centro
IBGE lança mapa-múndi com Brasil no centro e hemisfério sul na parte de cima
geração de empregos recorde em fevereiro
Procurador denuncia "pejotização" como forma de burlar direitos trabalhistas
csb centrais sindicais com ministro maurcio godinho tst
Centrais entregam agenda jurídica do movimento sindical ao vice-presidente do TST
csb menor (40)
Desigualdade de renda no Brasil é a menor desde 2012, aponta IBGE
csb menor (1)
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 6 – Trabalhadores e meio ambiente
ministro do trabalho luiz marinho em audiencia na camara
Ministro do Trabalho defende fim da escala 6x1 e jornada de 40 horas na Câmara