23 de Setembro: Dia do Técnico Industrial

Homenagem da CSB à categoria que contribuiu para o desenvolvimento industrial e tecnológico brasileiro

Há 105 anos, o Brasil iniciou o ensino técnico industrial junto com a criação das primeiras Escolas de Liceu de Artes e Ofícios, em 1909, hoje Centros Federais de Educação Técnica (CEFET’s). Nessa mesma data é celebrado o Dia do Técnico Industrial. A profissão foi regulamentada pela Lei 5.524/68 e pelo Decreto 90.922, de 1985.

De acordo com o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), atualmente são 500 mil profissionais registrados em todo o Brasil. O técnico industrial é um profissional liberal responsável pela execução e condução das atividades técnicas na indústria, orientação e coordenação nos trabalhos de manutenção de equipamentos e instalações, bem como prestação de assistência técnica na compra, venda e utilização de equipamentos especializados.

Para Hélio Cesar, presidente do Sindicato dos Profissionais Técnicos Industriais de Nível Médio do Estado do Rio de Janeiro (SINTEC-RJ), o técnico industrial é a base do desenvolvimento industrial brasileiro. “Sem a categoria, o Brasil não teria se desenvolvido da mesma forma. Somos nós que estamos na base da pirâmide das indústrias nacionais, por isso temos que ser valorizados e respeitados”, disse.

Segundo Antonio Jorge Gomes, vice-presidente do SINTEC-RJ e da CSB, com a criação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec), a categoria conquistou a qualificação de jovens que agora estão inseridos no mercado de trabalho. “São milhões de novos profissionais com a mais alta capacitação que vem do Sistema S. Esta é uma das formas de mudar o quadro que temos hoje. Existem muitos postos de trabalho para o profissional técnico, mas infelizmente falta mão de obra qualificada. A educação não pode ser improvisada, tem que ser de qualidade. E é isso que buscamos alcançar, para que o Brasil possa ser visto como um país que dá ao seu povo a oportunidade de acesso a um bom ensino e que possa competir com o restante do mundo”, afirma. Além da constante busca pelo aprimoramento da categoria, os sindicatos também lutam pela aprovação do Projeto de Lei 2861/2008, que estabelece o piso salarial do técnico industrial em R$ 2.600,00.

Compartilhe:

Leia mais
geração de empregos recorde em fevereiro
Procurador denuncia "pejotização" como forma de burlar direitos trabalhistas
csb centrais sindicais com ministro maurcio godinho tst
Centrais entregam agenda jurídica do movimento sindical ao vice-presidente do TST
csb menor (40)
Desigualdade de renda no Brasil é a menor desde 2012, aponta IBGE
csb menor (1)
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 6 – Trabalhadores e o meio ambiente; íntegra
ministro do trabalho luiz marinho em audiencia na camara
Ministro do Trabalho defende fim da escala 6x1 e jornada de 40 horas em audiência na Câmara
csb menor (2)
Centrais apresentam pauta prioritária e agenda legislativa em reunião no Congresso
painel 5 encontro executiva nacional csb 2025
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 5 – Agenda parlamentar sindical; assista
painel negociação coletiva
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 4 – Práticas antissindicais; assista
csb menor (39)
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 3 – Negociação Coletiva; assista
csb menor (38)
Centrais sindicais protestam contra juros altos em dia de mais uma reunião do Copom