23 de Setembro: Dia do Técnico Industrial

Homenagem da CSB à categoria que contribuiu para o desenvolvimento industrial e tecnológico brasileiro

Há 105 anos, o Brasil iniciou o ensino técnico industrial junto com a criação das primeiras Escolas de Liceu de Artes e Ofícios, em 1909, hoje Centros Federais de Educação Técnica (CEFET’s). Nessa mesma data é celebrado o Dia do Técnico Industrial. A profissão foi regulamentada pela Lei 5.524/68 e pelo Decreto 90.922, de 1985.

De acordo com o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), atualmente são 500 mil profissionais registrados em todo o Brasil. O técnico industrial é um profissional liberal responsável pela execução e condução das atividades técnicas na indústria, orientação e coordenação nos trabalhos de manutenção de equipamentos e instalações, bem como prestação de assistência técnica na compra, venda e utilização de equipamentos especializados.

Para Hélio Cesar, presidente do Sindicato dos Profissionais Técnicos Industriais de Nível Médio do Estado do Rio de Janeiro (SINTEC-RJ), o técnico industrial é a base do desenvolvimento industrial brasileiro. “Sem a categoria, o Brasil não teria se desenvolvido da mesma forma. Somos nós que estamos na base da pirâmide das indústrias nacionais, por isso temos que ser valorizados e respeitados”, disse.

Segundo Antonio Jorge Gomes, vice-presidente do SINTEC-RJ e da CSB, com a criação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec), a categoria conquistou a qualificação de jovens que agora estão inseridos no mercado de trabalho. “São milhões de novos profissionais com a mais alta capacitação que vem do Sistema S. Esta é uma das formas de mudar o quadro que temos hoje. Existem muitos postos de trabalho para o profissional técnico, mas infelizmente falta mão de obra qualificada. A educação não pode ser improvisada, tem que ser de qualidade. E é isso que buscamos alcançar, para que o Brasil possa ser visto como um país que dá ao seu povo a oportunidade de acesso a um bom ensino e que possa competir com o restante do mundo”, afirma. Além da constante busca pelo aprimoramento da categoria, os sindicatos também lutam pela aprovação do Projeto de Lei 2861/2008, que estabelece o piso salarial do técnico industrial em R$ 2.600,00.

Compartilhe:

Leia mais
reforma IR centrais com Haddad
Centrais debatem reforma do Imposto de Renda com Haddad e pedem fim da cobrança sobre PLR
Imposto de renda mínimo milionários
Imposto de Renda mínimo para compensar isenção pode gerar superávit e afetar apenas milionários
ministra do planejamento e orçamento simone tebet
Governo quer eliminar prazo que limitaria vigência da ampliação da isenção do Imposto de Renda
greve entregadores ifood 2025
Entregadores do iFood e outros apps anunciam paralisação nacional de dois dias
truque contra isenção imposto de renda
Elio Gaspari: O truque do ‘desde que’ contra aumento da isenção do Imposto de Renda
Imposto de renda irpf
Adriana Marcolino: Proposta de novo Imposto de Renda é avanço para tributação mais justa
greve trens sp cptm
Ferroviários anunciam greve dos trens em SP contra privatização de linhas da CPTM
isenção imposto de renda 5 mil (2)
Isenção do Imposto de Renda até R$ 5 mil pode elevar o PIB em até 3 pontos, diz Sindifisco
centrais reajuste piso regional rs 2025
Centrais apresentam ao governo pauta sobre reajuste do piso regional do RS
STAMRJ frente parlamentar taxi
STAMRJ: Taxistas se mobilizam no Congresso para reverter fim da transferência de alvarás