Central dos Sindicatos Brasileiros

23 de Setembro: Dia do Técnico Industrial

23 de Setembro: Dia do Técnico Industrial

Homenagem da CSB à categoria que contribuiu para o desenvolvimento industrial e tecnológico brasileiro

Há 105 anos, o Brasil iniciou o ensino técnico industrial junto com a criação das primeiras Escolas de Liceu de Artes e Ofícios, em 1909, hoje Centros Federais de Educação Técnica (CEFET’s). Nessa mesma data é celebrado o Dia do Técnico Industrial. A profissão foi regulamentada pela Lei 5.524/68 e pelo Decreto 90.922, de 1985.

De acordo com o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), atualmente são 500 mil profissionais registrados em todo o Brasil. O técnico industrial é um profissional liberal responsável pela execução e condução das atividades técnicas na indústria, orientação e coordenação nos trabalhos de manutenção de equipamentos e instalações, bem como prestação de assistência técnica na compra, venda e utilização de equipamentos especializados.

Para Hélio Cesar, presidente do Sindicato dos Profissionais Técnicos Industriais de Nível Médio do Estado do Rio de Janeiro (SINTEC-RJ), o técnico industrial é a base do desenvolvimento industrial brasileiro. “Sem a categoria, o Brasil não teria se desenvolvido da mesma forma. Somos nós que estamos na base da pirâmide das indústrias nacionais, por isso temos que ser valorizados e respeitados”, disse.

Segundo Antonio Jorge Gomes, vice-presidente do SINTEC-RJ e da CSB, com a criação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec), a categoria conquistou a qualificação de jovens que agora estão inseridos no mercado de trabalho. “São milhões de novos profissionais com a mais alta capacitação que vem do Sistema S. Esta é uma das formas de mudar o quadro que temos hoje. Existem muitos postos de trabalho para o profissional técnico, mas infelizmente falta mão de obra qualificada. A educação não pode ser improvisada, tem que ser de qualidade. E é isso que buscamos alcançar, para que o Brasil possa ser visto como um país que dá ao seu povo a oportunidade de acesso a um bom ensino e que possa competir com o restante do mundo”, afirma. Além da constante busca pelo aprimoramento da categoria, os sindicatos também lutam pela aprovação do Projeto de Lei 2861/2008, que estabelece o piso salarial do técnico industrial em R$ 2.600,00.