23 de Junho: Dia Nacional do Agente Marítimo

CSB homenageia categoria que é responsável por 95% das importações e exportações brasileiras

O dia 23 de junho é dedicado ao agente Marítimo e foi instituído pela Lei nº 11.791, de 2 de outubro de 2008.  Essa profissão existe desde os primórdios da história, quando se instituiu o comércio marítimo. No mundo, é fácil encontrar agências marítimas centenárias. O agente representa um elo essencial na cadeia de comunicação entre os diversos profissionais que interagem com o navio quando ele chega a um porto nacional, pois é por meio de um agente que o navio recebe as orientações legais para atracar no porto e também para descarregar as mercadorias.

Profissionais qualificados que utilizam tecnologia de ponta, os agentes marítimos contribuem para o sucesso comercial dos portos nacionais e internacionais. Exportadores, importadores, empresas de transportes e armazenagem, despachantes aduaneiros, terminais portuários especializados e operadores portuários, entre outros importantes segmentos, encontram na figura do agente marítimo o apoio necessário para a concretização de seus objetivos comerciais. As diversas autoridades governamentais e portuárias, por sua vez, contam com o apoio irrestrito dos agentes marítimos para o cumprimento das leis, normas e regulamentação brasileiras.  A atividade da categoria é dinâmica, considerando-se que cerca de 95% de toda a exportação e importação do País é realizada via marítima, segundo dados da Confederação Nacional dos Transportes (CNT).

A CSB presta homenagem aos que trabalham no agenciamento marítimo no dia em que lhes é dedicado. “Homenagear essa categoria é um ato de reconhecimento  a esses profissionais que contribuem para o desenvolvimento econômico do Brasil, tanto no comércio nacional quanto internacional”, disse Antonio Neto, presidente da CSB.

Reivindicações

Entre as reivindicações da categoria, estão mudanças na atual infraestrutura portuária  do Brasil. Com uma demanda crescente, que como consequência aumenta o fluxo de cargas, é preciso que o País modernize os portos e amplie os já existentes. Os agentes marítimos pedem a dragagem de aprofundamento e manutenção nos portos de Cabedelo (Paraíba), Paranaguá e Antonina (Paraná), Santos, Rio de Janeiro, Salvador, Maceió e Vitória. Entre as melhorias exigidas está a criação de mecanismos que providenciem maior agilidade a procedimentos que interferem na atividade portuária, buscando reduzir a burocracia. Além disso, a categoria pede que haja garantia de recursos para melhorias em toda a navegação aquaviária brasileira, em menor tempo do que está previsto no Plano Nacional de Logística e Transportes (PNLT).

Compartilhe:

Leia mais
Lula critica fala de campos neto
Lula critica fala de Campos Neto sobre aumento de salários ser uma "preocupação"
Manifestação contra juros altos 30 de julho
Centrais sindicais farão ato contra juros altos: cada 1% na Selic custa R$ 38 bi ao povo
eduardo leite nova proposta servidores
Governo do RS adia projetos de reestruturação de carreiras de servidores e anuncia mudanças
Grupo de Trabalho estudará impactos da inteligência artificial
Governo cria grupo para estudar impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho
GT do G20 sobre emprego em Fortaleza
CSB em reunião do G20: temas discutidos aqui são colocados em prática pelos sindicatos
adolescentes trabalho escravo colheita batatas cerquilho sp
SP: Operação resgata 13 adolescentes de trabalho escravo em colheita de batatas
sindicam-ba filia-se csb
Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens da Bahia filia-se à CSB
Parceria Brasil-EUA contra calor extremo trabalhadores
Parceria Brasil-EUA pelos Trabalhadores e OIT debatem ação contra calor extremo
BNDES abre concurso 2024 veja edital
BNDES abre concurso com 150 vagas e salário inicial de R$ 20 mil; acesse edital
pesquisa jornada flexivel trabalho híbrido
Flexibilidade de jornada é prioridade para 30% dos trabalhadores no Brasil