Central dos Sindicatos Brasileiros

23 de Junho: Dia Nacional do Agente Marítimo

23 de Junho: Dia Nacional do Agente Marítimo

CSB homenageia categoria que é responsável por 95% das importações e exportações brasileiras

O dia 23 de junho é dedicado ao agente Marítimo e foi instituído pela Lei nº 11.791, de 2 de outubro de 2008.  Essa profissão existe desde os primórdios da história, quando se instituiu o comércio marítimo. No mundo, é fácil encontrar agências marítimas centenárias. O agente representa um elo essencial na cadeia de comunicação entre os diversos profissionais que interagem com o navio quando ele chega a um porto nacional, pois é por meio de um agente que o navio recebe as orientações legais para atracar no porto e também para descarregar as mercadorias.

Profissionais qualificados que utilizam tecnologia de ponta, os agentes marítimos contribuem para o sucesso comercial dos portos nacionais e internacionais. Exportadores, importadores, empresas de transportes e armazenagem, despachantes aduaneiros, terminais portuários especializados e operadores portuários, entre outros importantes segmentos, encontram na figura do agente marítimo o apoio necessário para a concretização de seus objetivos comerciais. As diversas autoridades governamentais e portuárias, por sua vez, contam com o apoio irrestrito dos agentes marítimos para o cumprimento das leis, normas e regulamentação brasileiras.  A atividade da categoria é dinâmica, considerando-se que cerca de 95% de toda a exportação e importação do País é realizada via marítima, segundo dados da Confederação Nacional dos Transportes (CNT).

A CSB presta homenagem aos que trabalham no agenciamento marítimo no dia em que lhes é dedicado. “Homenagear essa categoria é um ato de reconhecimento  a esses profissionais que contribuem para o desenvolvimento econômico do Brasil, tanto no comércio nacional quanto internacional”, disse Antonio Neto, presidente da CSB.

Reivindicações

Entre as reivindicações da categoria, estão mudanças na atual infraestrutura portuária  do Brasil. Com uma demanda crescente, que como consequência aumenta o fluxo de cargas, é preciso que o País modernize os portos e amplie os já existentes. Os agentes marítimos pedem a dragagem de aprofundamento e manutenção nos portos de Cabedelo (Paraíba), Paranaguá e Antonina (Paraná), Santos, Rio de Janeiro, Salvador, Maceió e Vitória. Entre as melhorias exigidas está a criação de mecanismos que providenciem maior agilidade a procedimentos que interferem na atividade portuária, buscando reduzir a burocracia. Além disso, a categoria pede que haja garantia de recursos para melhorias em toda a navegação aquaviária brasileira, em menor tempo do que está previsto no Plano Nacional de Logística e Transportes (PNLT).