18 de junho: Dia Nacional do Químico

CSB homenageia os 200 mil trabalhadores da categoria

O Dia Nacional do Químico faz referência à publicação da Lei 2.800, que em 1956 criou o Conselho Federal de Química (CFQ) e os Conselhos Regionais de Química (CRQs). A profissão foi regulamentada pelo Decreto-Lei 5.452, de 1 de maio de 1943.

Atualmente, existem cerca de 200 mil profissionais em atividade no Brasil, e 85 mil atuam em São Paulo – de acordo com dados do Sindicato dos Químicos, Químicos Industriais e Engenheiros Químicos do Estado de São Paulo (Sinquisp).

Segundo o presidente do Sinquisp e secretário de Relações Internacionais da CSB, Aelson Guaita, a principal conquista da categoria foi o Decreto-Lei 85.877/81, que dispõe sobre o exercício da profissão de químico. “Com esta norma, foi possível determinar e assegurar o campo de atuação da nossa categoria. Essa é uma ferramenta de defesa dos profissionais químicos”, afirma.

Para o dirigente, a categoria tem grande importância econômica para o País. “Nós contribuímos efetivamente com o crescimento econômico do Brasil. Temos papel fundamental para o desenvolvimento tecnológico e farmacêutico. A indústria química detém a terceira maior participação setorial do Brasil na constituição do Produto Interno Bruto (PIB); por ano, o setor chega a ter participação em 3%”, explica.

Reivindicações

Uma das principais reivindicações da categoria é a retomada do crescimento econômico. O profissional de química tem um vasto campo de atuação. Da indústria à universidade, pode atuar em diversas áreas, desde que possua capacidade de análise e concentração com interesse pelas ciências e facilidade para matemática. “No entanto, estamos vivendo um período de recessão com muitas empresas fechando, por isso queremos a retomada do crescimento e o fim das demissões”, explica o presidente do Sinquisp.

De acordo com o Aelson Guaita, a categoria também reivindica a garantia do piso para os químicos graduados, de oito salários mínimos, e a redução da jornada de trabalho para 36 horas, conforme estabelece a Lei 4.950A/66. Além disso, a categoria também pede 20% de adicional para os profissionais que atuam como técnico responsável nas indústrias.

Compartilhe:

Leia mais
desbloqueio fgts saque-aniversário
Governo avisa centrais que vai desbloquear FGTS para quem aderiu ao saque-aniversário
detalhes novo consignado clt
Saiba como vai funcionar o novo empréstimo consignado para trabalhadores CLT
centrais sindicais em defesa dos correios
Centrais sindicais em defesa dos Correios: ofensiva irresponsável busca enganar opinião pública
melhores profissionais preferem home office
Empresas que acabaram com home office perdem melhores profissionais, diz estudo
calor extremo mpt
Número de denúncias trabalhistas envolvendo calor extremo quintuplica em três anos
nota das centrais declaração lula carteira assinada
Nota das centrais sobre declaração de Lula: É preciso incentivar a geração de empregos decentes
Sintrammar diretoria eleita 2025
Sintrammar Santos: Chapa 2 vence eleições, e Erivan Pereira é reeleito presidente
reunião mesa permanente servidores federais 20-02-25
Servidores federais cobram governo sobre pauta de reivindicações travada
saúde mental no trabalho nr-1
Empresas serão responsáveis por saúde mental dos funcionários a partir de maio
img-pagamentos-inss-mudanca-carnaval
Calendário de pagamentos do INSS terá mudanças devido ao Carnaval 2025; confira datas