Central dos Sindicatos Brasileiros

18 de Junho: Dia Nacional do Químico

18 de Junho: Dia Nacional do Químico

Homenagem da CSB à categoria que representa a terceira maior participação setorial do Brasil na construção do PIB

Há 71 anos a profissão de químico foi regulamentada pelo Decreto-Lei 5.452, de 1 de maio. E, hoje, comemora-se o Dia Nacional do Químico. A data faz referência à publicação da Lei 2.800, que em 1956 criou o Conselho Federal de Química (CFQ) e os Conselhos Regionais de Química (CRQs). A Lei veio para regulamentar o exercício profissional, que deixou de ser feito pelo Ministério do Trabalho e Emprego, e passou a ser realizado por profissionais de química eleitos para dirigir os Conselhos. Há hoje no Brasil 21 Conselhos Regionais de Química.

Estima-se que no Brasil haja cerca de 120 mil profissionais registrados, de acordo com o Conselho Federal de Química. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2008, a industria química detém a terceira maior participação setorial do Brasil na constituição do Produto Interno Bruto (PIB); por ano, o setor chega a ter participação em 3%. O faturamento líquido da indústria química brasileira em 2013 ficou em R$ 344,5 bilhões, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim).

Para o presidente do Sindicato dos Químicos, Químicos Industriais e Engenheiros Químicos do Estado de São Paulo (Sinquisp), Aelson Guaita, a categoria tem grande importância econômica para o País. “Nós contribuímos efetivamente com o crescimento econômico do Brasil. Temos papel fundamental para o desenvolvimento tecnológico e farmacêutico”, explica.

De acordo com o dirigente, as principais reivindicações da categoria são a garantia do piso para os químicos graduados, de oito salários mínimos, e a redução da jornada de trabalho para 36 horas, conforme estabelece a Lei 4.950A/66. Além disso, a categoria também pede 20% de adicional para os profissionais que atuam como técnico responsável nas indústrias.

Atuação
O profissional de química tem um vasto campo de atuação. Da indústria à universidade, pode atuar em diversas áreas, desde que possua capacidade de análise e concentração com interesse pelas ciências e facilidade para matemática.

O químico industrial pode trabalhar no controle de qualidade da produção, na análise de materiais e dos produtos fabricados, e pesquisar dados sobre a criação e o aperfeiçoamento de produtos. Já na área de avaliação ambiental, o químico pode elaborar projetos de preservação do meio ambiente, bem como detectar substâncias e analisar possíveis danos à natureza causados por agentes poluentes. E em instituições de ensino e pesquisa, pode lecionar ou desenvolver trabalhos que investiguem processos e propriedades da química.

Da antiguidade aos dias atuais, a química vem acompanhando o dia a dia de todas as gerações, transformando a história da humanidade. É impossível imaginar uma sociedade moderna alheia ao desenvolvimento da química. Sem ela, nossa sociedade não teria atingido o estágio científico e tecnológico de hoje, permitindo ao homem ir além de suas fronteiras, sair do espaço terrestre, deslocar-se à velocidade do som, produzir medicamentos para doenças antes incuráveis e duplicar a vida média da espécie humana, ampliando seus limites de existência.