18 de Junho: Dia Nacional do Químico

Homenagem da CSB à categoria que representa a terceira maior participação setorial do Brasil na construção do PIB

Há 71 anos a profissão de químico foi regulamentada pelo Decreto-Lei 5.452, de 1 de maio. E, hoje, comemora-se o Dia Nacional do Químico. A data faz referência à publicação da Lei 2.800, que em 1956 criou o Conselho Federal de Química (CFQ) e os Conselhos Regionais de Química (CRQs). A Lei veio para regulamentar o exercício profissional, que deixou de ser feito pelo Ministério do Trabalho e Emprego, e passou a ser realizado por profissionais de química eleitos para dirigir os Conselhos. Há hoje no Brasil 21 Conselhos Regionais de Química.

Estima-se que no Brasil haja cerca de 120 mil profissionais registrados, de acordo com o Conselho Federal de Química. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2008, a industria química detém a terceira maior participação setorial do Brasil na constituição do Produto Interno Bruto (PIB); por ano, o setor chega a ter participação em 3%. O faturamento líquido da indústria química brasileira em 2013 ficou em R$ 344,5 bilhões, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim).

Para o presidente do Sindicato dos Químicos, Químicos Industriais e Engenheiros Químicos do Estado de São Paulo (Sinquisp), Aelson Guaita, a categoria tem grande importância econômica para o País. “Nós contribuímos efetivamente com o crescimento econômico do Brasil. Temos papel fundamental para o desenvolvimento tecnológico e farmacêutico”, explica.

De acordo com o dirigente, as principais reivindicações da categoria são a garantia do piso para os químicos graduados, de oito salários mínimos, e a redução da jornada de trabalho para 36 horas, conforme estabelece a Lei 4.950A/66. Além disso, a categoria também pede 20% de adicional para os profissionais que atuam como técnico responsável nas indústrias.

Atuação
O profissional de química tem um vasto campo de atuação. Da indústria à universidade, pode atuar em diversas áreas, desde que possua capacidade de análise e concentração com interesse pelas ciências e facilidade para matemática.

O químico industrial pode trabalhar no controle de qualidade da produção, na análise de materiais e dos produtos fabricados, e pesquisar dados sobre a criação e o aperfeiçoamento de produtos. Já na área de avaliação ambiental, o químico pode elaborar projetos de preservação do meio ambiente, bem como detectar substâncias e analisar possíveis danos à natureza causados por agentes poluentes. E em instituições de ensino e pesquisa, pode lecionar ou desenvolver trabalhos que investiguem processos e propriedades da química.

Da antiguidade aos dias atuais, a química vem acompanhando o dia a dia de todas as gerações, transformando a história da humanidade. É impossível imaginar uma sociedade moderna alheia ao desenvolvimento da química. Sem ela, nossa sociedade não teria atingido o estágio científico e tecnológico de hoje, permitindo ao homem ir além de suas fronteiras, sair do espaço terrestre, deslocar-se à velocidade do som, produzir medicamentos para doenças antes incuráveis e duplicar a vida média da espécie humana, ampliando seus limites de existência.

Compartilhe:

Leia mais
Chinelo - Antonio Neto e Cosme Nogueira fundação Fesmig
CSB, Sinab e CSPM celebram criação da Fesmig - Federação dos Servidores de Minas Gerais
STF reverte reforma previdência para servidores
STF forma maioria para reverter pontos da Reforma da Previdência para servidores
Imagem CSB (28)
CSB NA 112ª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DO TRABALHO - OIT 2024
Sticmpel campanha salarial 2024-2025
Trabalhadores da Construção e Mobiliário de Pelotas iniciam campanha salarial 2024/2025
Apoio Financeiro a trabalhadores empresas calamidade RS
Governo abre cadastro para Apoio Financeiro a trabalhadores atingidos por calamidade no RS
home office trabalho híbrido estudo
Trabalho híbrido melhora satisfação no emprego e não afeta produtividade, diz estudo
reunião centrais rs e oit
Centrais e OIT discutem impacto das enchentes no mercado de trabalho do RS
plano erradicação trabalho escravo será atualizado
Plano para Erradicação do Trabalho Escravo será atualizado após 16 anos
podcast fetrarod
Fetrarod lança podcast para discutir temas de interesse dos rodoviários; assista aqui
Manifesto contra PL do estupro
Mulheres sindicalistas divulgam manifesto contra PL do Estupro (PL 1904/24)