Central dos Sindicatos Brasileiros

15 de maio: Dia do Assistente Social

15 de maio: Dia do Assistente Social

“Olhar, sentir, pensar e fazer o mundo mais justo, igualitário e acessíveç a todos é o que move nossa profissão” – Diretoria SASERS

O Dia do Assistente Social surgiu a partir da aprovação da Lei nº 3.252, de 27 de Agosto de 1957, através do Decreto Federal nº 994, de 15 de Maio de 1962, que regulamenta e oficializa a profissão no Brasil.

No entanto, em 1993, a Lei nº 8.662, de 7 de Junho de 1993, revoga a Lei de 1957 e aplica uma nova Lei de Regulamentação da Profissão.

O ASSISTENTE SOCIAL é o profissional habilitado para atuar nas questões sociais e nas políticas sociais públicas, amparando pessoas que não têm acesso pleno à cidadania. Estes trabalhadores ajudam os cidadãos a resolver problemas ligados, entre outros, à educação, habitação, ao emprego, saúde, contribuindo não só no combate à desigualdade, mas também na construção de uma sociedade justa e igualitária.

O que caracteriza a prática do Assistente Social é a defesa intransigente dos direitos humanos e recusa do arbítrio e autoritarismo, seu posicionamento em favor da equidade e justiça social, que assegure universalidade de acesso aos bens e serviços relativos aos programas/políticas sociais, sua gestão democrática, o compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população e com o aprimoramento profissional.

O sindicalismo no Serviço Social está sendo retomado desde o ano 2000 com a reabertura de vários sindicatos no Brasil. O SASERS tem uma história de 59 anos de vida voltada para a garantia de direitos da categoria e para avanços no mundo do trabalho.

“Nosso papel como sindicalista é de contribuir para que cada colega de profissão tenha consciência de que fazemos parte da classe trabalhadora e que, juntos, podemos transformar em soluções coletivas problemas aparentemente individuais”, completa Eliane Gerber.

“Pensamos sindicalismo como meio de aproximar, valorizar e lutar por pessoas, assistentes sociais de várias áreas, representando-as nas lutas por maior valorização profissional, melhores condições de trabalho, avanço nas negociações coletivas e nas discussões do seu papel no mundo e na sociedade”, complementa a presidente.

“Resistir e aprimorar os métodos de gestão para fortalecer o SASERS tem sido a tônica da nossa prática. Ampliamos nossa capacidade negocial em 700%, garantimos nas CCT’s a jornada das 30 horas e piso salarial no Rio Grande do Sul”, enfatiza a presidente do sindicato dos assistentes sociais.

Fonte: SASERS