A Federação dos Servidores Públicos Municipais do Espírito Santo (Fespume-ES) realizou nesta quinta e sexta feira (21 e 22 de novembro) seu 4º Encontro Sindical, que reuniu dirigentes sindicais do ES e de outros estados.
O presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Antonio Neto, foi convidado a apresentar o cenário geral do mundo do trabalho e das leis trabalhistas atualmente, com a reforma trabalhista de 2017, os pontos que foram revertidos ou estão em julgamento desde então e o que as centrais têm construído junto ao governo federal, Congresso Nacional e Poder Judiciário para reconstruir as condições de sustento dos sindicatos e fortalecimento da negociação coletiva.
Neto tem destacado em diversos encontros pelo Brasil a necessidade de os sindicatos se adaptarem às mudanças no mundo do trabalho, buscando novas formas de se reaproximarem de suas bases e aproveitando as possibilidades criadas por novas tecnologias para ampliar e otimizar sua atuação.
O presidente de honra da Federação dos Servidores Públicos de Minas Gerais (Fesmig), Cosme Nogueira, parabenizou o presente da Fespume, Jorge Nascimento, pela organização de mais um encontro e pelo trabalho que tem realizado à frente da entidade.
Os dirigentes ressaltaram que representantes dos servidores municipais e estaduais devem se manter alertas em relação à PEC 66/2023, que pode obrigar estados e municípios a alterarem seus Regimes Próprios de Previdência Social caso queiram renegociar suas dívidas previdenciárias junto à União. Os trechos que podiam impor essa mudança foram retirados pelo relator do projeto na Câmara, mas ainda há risco de serem reinstaurados conforme a PEC tramita.
Leia também: Estabilidade do servidor é pilar de defesa do Estado, diz Esther Dweck em resposta à Folha