Entidades pedem que senadores aprovem projeto de piso para cirurgiões dentistas

A Federação Nacional dos Odontologistas (FNO), filiada à CSB, e outras entidades representativas de médicos odontologistas enviaram uma carta aos senadores membros da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) solicitando a aprovação do PL 1.365/2022.

O projeto fixa o salário mínimo de médicos e cirurgiões dentistas em R$ 10.991,19 para uma jornada de 20 horas semanais. A proposta inclui também um aumento de pelo menos 50% no valor adicional das horas extras e do trabalho noturno.

Confira a carta na íntegra:

“As entidades representativas das categorias médica e odontológicas, signatárias desta missiva, vêm respeitosamente solicitar o vosso apoio à aprovação do projeto de lei 1365/2022, que atualmente tramita nessa comissão. Essa iniciativa legislativa proposta pela Senadora Daniella Ribeiro, visa atualizar o salário mínimo de médicos e cirurgiões dentista, estabelecido pela lei 3999/61, recepcionada pela Constituição Federal de 1988, conforme entendimento exarado na ADPF 325, STF.

A aprovação desse projeto é de suma importância, pois busca retificar e atualizar os salários dessas profissões que estão há seis décadas sem a devida correção. Uma defasagem que não condiz com a responsabilidade social e nem com a necessária valorização do trabalho desses profissionais.

Os relevantes serviços prestados, diariamente, por esses profissionais, cujo propósito é elevar a auto estima, promover saúde, bem estar social e qualidade de vida, demandam reconhecimento e valorização permanentes. A aprovação de um projeto de lei dessa natureza confere dignidade, respeito e estabilidade social indispensáveis ao exercício profissional.

Em diversas regiões do País frequentemente encontramos esses profissionais desempenhando suas funções em condições inadequadas de trabalho, com remunerações indignas, assunção de vários vínculos empregatícios para fins de complementação de renda, resultando em excessivas jornadas de trabalho. Um contexto que impacta suas vidas sociais , profissionais bem como suas condições de saúde, levando-os à exaustão. Muitos, após décadas de trabalho, levam consigo esse salário defasado para a aposentadoria.

Nesse sentido, reiteramos nossa solicitação à vossa Excelência para que nos apoie em nosso pleito.

Aílton Coelho de Ataíde Filho, presidente da Federação Nacional dos Odontologia (FNO)

José Carrijo Brom, presidente da Federação Interestadual dos Odontologistas (FIO)

Lúcia Santos, presidente da Federação Nacional dos Médicos (FENAM)

Tadeu Calheiros, presidente da Federação Médica Brasileira (FMB)”

Compartilhe:

Leia mais
Paulo de Oliveira seaac csb oab presidente prudente
Diretor da CSB é reconduzido à presidência da Comissão de Direito Sindical da OAB em SP
Acordo global sobre inteligência artificial
EUA e Reino Unido rejeitam acordo global sobre Inteligência Artificial durante cúpula em Paris
Endividamento das famílias janeiro 2025
Endividamento das famílias cai em janeiro, mas aumento dos juros deve reverter cenário
novo consignado trabalhadores clt caixa e banco do brasil
Lula quer forte atuação dos bancos públicos em novo consignado para trabalhadores CLT
aço brasil industria siderurgica
Brasil planeja taxar big techs caso Estados Unidos imponha tarifas sobre aço e alumínio
salário mínimo 2025 deveria ser 7 mil estudo dieese
Dieese: Salário mínimo deveria ser de R$ 7,1 mil para suprir necessidades do trabalhador
abono salarial 2025 pis pasep consultar
Trabalhadores já podem consultar se têm direito ao Abono Salarial em 2025
Maioria dos brasileiros é contra escala 6x1
Pesquisa aponta que 57% dos brasileiros são contra a escala 6x1 e a consideram prejudicial
Governo Espanha Pedro Sanchez redução jornada de trabalho
Governo espanhol apresenta projeto para reduzir a jornada de trabalho para 37,5 horas
Tieta e Hely
CSB, Fesmig e Sinab juntos pela reestruturação da central em MG: "hora de ampliar"