Chapa 1 vence eleição para diretoria da Fenapef com 62% dos votos válidos

A Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) realizou na quarta-feira (6) o pleito para definir a Diretoria Executiva para o triênio 2025/2027. Realizada pela primeira vez de forma totalmente eletrônica, a eleição aconteceu nos 26 estados e no Distrito Federal. Com 1.973 votos, a Chapa 1 – Experiência e Trabalho – venceu a disputa, com o resultado divulgado ainda na noite desta quarta-feira pela Comissão Eleitoral Nacional.

Foram 1.973 votos (62%) destinados à chapa encabeçada pelo atual presidente Marcus Firme, contra 652 (21%) para a Chapa 3 – Acorda Fenapef, e 505 (16%) para a Chapa 2 – União, Lutas e Conquistas. Ao todo, 3.160 votos foram contabilizados, com 30 nulos. O vice-presidente da CSB Flávio Werneck compõe a chapa vencedora como diretor de estratégia sindical.

Na manhã desta quinta-feira (7), a Comissão Eleitoral Nacional publicou a ata de homologação da chapa vencedora e o detalhamento do boletim de urna eletrônico.

O Rio de Janeiro liderou em número de eleitores no país, com 382 sindicalizados da Polícia Federal; em segundo lugar ficou o estado do Ceará, com 254 votos; e, empatados em terceiro lugar, o Distrito Federal e o Rio Grande do Sul registraram 252 votos cada. A Bahia veio em seguida, com 190 votos.

Números de votação por estado:
1º Lugar RJ – 382
2º Lugar CE – 254
3º Lugar RS – 252
3º Lugar DF – 252
4º Lugar BA – 190

Reeleito para presidir a Fenapef, Marcus Firme agradeceu o resultado e parabenizou o trabalho da Comissão Eleitoral Nacional. “Os membros da Comissão Eleitoral Nacional realizaram um excelente trabalho em todo o processo, de forma isenta e com autonomia, comprovando mais uma vez a lisura e total transparência, por isso, com credibilidade. O sistema eletrônico criterioso e auditável permitiu plena confiança de todos na eleição e na empresa contratada”, afirmou.

Marcus Firme destacou a confiança dos servidores da Polícia Federal sindicalizados no trabalho da atual diretoria, garantindo a sua reeleição. “O resultado só prova que estamos no caminho certo, mas estou consciente de que ainda precisamos implementar mudanças significativas para a categoria neste próximo mandato, entre elas, garantir uma Lei Orgânica que seja justa e que contemple as reais atribuições dos cargos, com a consequente valorização salarial, que é uma prioridade”, disse o presidente reeleito.

O presidente da Comissão Eleitoral Nacional, Paulo Roberto Poloni Barreto, mencionou o avanço que o pleito totalmente eletrônico representou para a entidade e seus sindicalizados, garantindo celeridade, segurança e comodidade para todos os envolvidos.

“O pleito desta quarta-feira foi um acontecimento inédito, demonstrando maturidade e desprendimento democrático, que cria uma base para futuras conquistas e para a defesa da carreira policial federal no Brasil. Atribuo o sucesso desta eleição ao trabalho incansável e dedicado da equipe integrada de profissionais da Fenapef”, avaliou Poloni.

A apuração eletrônica permitiu a apresentação dos resultados poucos instantes após o encerramento da votação, às 17h (horário de Brasília), eliminando o tempo e os custos de uma contagem manual, além de minimizar os erros humanos. Neste contexto de eleições sindicais em 2024, a transparência e a validação imediata do processo foram fundamentais para a confiança dos sindicalizados.

Os membros da Comissão Eleitoral Nacional, Hideaki Imamura Rocha (DF) e o 1º suplente, Francisco Miguel Macedo Gonçalves (BA), acompanharam o pleito na sede da Fenapef em Brasília, além dos integrantes das chapas concorrentes à Diretoria Executiva: os candidatos à presidência e à vice-presidência da Chapa 3 e o candidato à vice-presidência da Chapa 2.

A implementação do sistema totalmente eletrônico no pleito da Fenapef refletiu os avanços tecnológicos e as demandas por modernização na gestão sindical, reforçando o compromisso da entidade em tornar o processo eleitoral mais acessível, seguro e ágil para todos os seus membros.

Composição da Chapa 1 – Experiência e Trabalho

Presidente: Marcus Firme dos Reis (ES)
Vice-Presidente: Marcos Vinícius Gomes Avelino (PI)
Secretário-Geral: Francisco Lião Carneiro Neto (BA)
Diretor Financeiro: Cristóvão Luiz de Oliveira Silva (BA)
Diretor Jurídico: Luiz Carlos Cavalcante (RJ)
Diretor Parlamentar: Paulo Ayran da Silva Bezerra (DF)
Diretor de Comunicação: Júlio César Nunes dos Santos (RS)
Diretor de Estratégia Sindical: Flávio Werneck Meneguelli (DF)
Diretor de Relação do Trabalho: Ézio Martins de Alencar (AM)
Diretor de Seguridade Social: Marco Antônio Scandiuzzi (SP)
Diretora da Mulher: Karin Cristina Peiter (SC)
Diretor Substituto: Marco Antônio Casimiro da Silva (PE)
Diretora Substituta: Janaína Amélia Ferreira Magalhães (RJ)
Diretor Substituto: Roberto de Paiva Soares (CE)
Diretora Substituta: Nayana de Sousa Castro (PI)

Compartilhe:

Leia mais
Sintrammar diretoria eleita 2025
Chapa 2 vence eleições do Sintrammar de Santos e Região, com Erivan Pereira reeleito presidente
reunião mesa permanente servidores federais 20-02-25
Em reunião, servidores federais cobram governo sobre pauta de reivindicações travada
saúde mental no trabalho nr-1
Empresas serão responsáveis por saúde mental dos funcionários a partir de maio
img-pagamentos-inss-mudanca-carnaval
Calendário de pagamentos do INSS terá mudanças devido ao Carnaval 2025; confira datas
mpt campinas investiga empresas por pratica antissindical
MPT investiga 32 empresas de SP por coagirem empregados a se opor à contribuição assistencial
servidores excluidos reestruração carreiras rs mesa fessergs
Fessergs e governo do RS formam mesa sobre servidores excluídos de reestruturação
trabalhador indenização cancer
Trabalhador será indenizado em R$ 500 mil por demissão após comunicar câncer
saque fgts nascimento filhos
Projeto que libera saque do FGTS por nascimento de filhos avança na Câmara
CNJ regras inteligencia artificial judiciário
Conselho aprova regras para uso de inteligência artificial no Judiciário
Trabalho imigrantes Texas Tesla e SpaceX
Empresas de Elon Musk usam imigrantes irregulares em obras no Texas, diz reportagem