CSB recebe sindicalistas chineses para apresentar atuação sindical no Brasil

Nesta semana, a CSB realizou duas reuniões com uma comitiva de sindicalistas chineses que vieram ao Brasil para conhecer o sistema sindical e de negociação do país. O primeiro encontro foi realizado na segunda-feira (24) em São Paulo e o segundo na quarta-feira (26), no Rio de Janeiro.

Presidente da Federação Municipal de Sindicatos de Dongying, Lixue Han falou que a intenção da visita é entender a legislação trabalhista brasileira e aprender como atuam os sindicatos brasileiros na luta por melhores condições para os trabalhadores, em busca de aplicar os bons exemplos em seu país.

Antonio Neto agradeceu o interesse e apontou que o Brasil que tem muito a aprender com a China. Ele lembrou que, na década de 1980, o Brasil tinha um PIB 8 vezes maior que o país asiático, que agora tem um PIB 30 vezes maior que o brasileiro.

No primeiro encontro, Neto explicou o básico sobre a estrutura sindical do Brasil: o que são sindicatos, federações, confederações e centrais sindicais e quais seus papéis, além de pontos da legislação como o direito constitucional de greve.

Veja também: Centrais sindicais brasileiras e federação de sindicatos da China reúnem-se em SP

O presidente da CSB deu o exemplo também de conquistas recentes como a política de valorização do salário mínimo e como a atuação dos sindicatos junto ao governo federal e ao Congresso foi essencial para sua implementação.

Estiverem presentes também o presidente da Câmara de Integração, Desenvolvimento e Comércio Brasil & China, Mário Estrela, que articulou os encontros, e dirigentes do Sindpd-SP (Sindicato dos Trabalhadores de TI de São Paulo), Sueessor (Sindicato Único dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Osasco e Região) e Fesspmesp (Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais do Estado de São Paulo).

A segunda reunião, realizada no Planetário do Rio, contou com a participação de dezenas de dirigentes sindicais da CSB-RJ e do secretário municipal de Trabalho do Rio de Janeiro, Everton Gomes. Ele contou como é a relação do poder público da cidade com o movimento sindical, que era uma das questões que os sindicalistas chineses queriam saber como funcionava no Brasil.

A comitiva também esclareceu dúvidas que surgiram após a primeira reunião e ouviram sobre as particularidades da atuação de cada sindicato das diferentes categorias presentes.

Compartilhe:

Leia mais
4 encontro sindical fespume-es
Federação dos Servidores Municipais do ES (Fespume-ES) realiza 4º Encontro Sindical
aumento emprego entre mulheres
Número de mulheres com carteira assinada aumenta 45% em um ano
nota centrais sindicais contra plano golpista
Nota das centrais sindicais: "União contra o golpismo e pela democracia"
Antonio Neto Sindis
Antonio Neto: Sindicatos devem aproveitar tecnologias e se adaptar para sobreviver
empresa obriga mãe voltar ao trabalho recém-nascido
Empresa é condenada por obrigar mãe a voltar ao trabalho uma semana após dar à luz
semana 4 dias de trabalho aumento produtividade
Empresa aumenta em 20% a produtividade ao adotar semana de 4 dias; Brasil testou modelo
Antonio Neto 3 congresso cspm
3º Congresso da CSPM: Antonio Neto fala sobre necessidade de adaptação dos sindicatos
escala 6x1 prejudica saúde mental
Escala 6x1 prejudica saúde mental e produtividade dos trabalhadores, diz especialista
ministra esther dweck defende estabilidade do servidor público
Estabilidade do servidor é pilar de defesa do Estado, diz Esther Dweck em resposta à Folha
CSB no G20 Social
CSB defende fim da escala 6x1 e proteção aos direitos dos trabalhadores no G20 Social