CSB recebe sindicalistas chineses para apresentar atuação sindical no Brasil

Nesta semana, a CSB realizou duas reuniões com uma comitiva de sindicalistas chineses que vieram ao Brasil para conhecer o sistema sindical e de negociação do país. O primeiro encontro foi realizado na segunda-feira (24) em São Paulo e o segundo na quarta-feira (26), no Rio de Janeiro.

Presidente da Federação Municipal de Sindicatos de Dongying, Lixue Han falou que a intenção da visita é entender a legislação trabalhista brasileira e aprender como atuam os sindicatos brasileiros na luta por melhores condições para os trabalhadores, em busca de aplicar os bons exemplos em seu país.

Antonio Neto agradeceu o interesse e apontou que o Brasil que tem muito a aprender com a China. Ele lembrou que, na década de 1980, o Brasil tinha um PIB 8 vezes maior que o país asiático, que agora tem um PIB 30 vezes maior que o brasileiro.

No primeiro encontro, Neto explicou o básico sobre a estrutura sindical do Brasil: o que são sindicatos, federações, confederações e centrais sindicais e quais seus papéis, além de pontos da legislação como o direito constitucional de greve.

Veja também: Centrais sindicais brasileiras e federação de sindicatos da China reúnem-se em SP

O presidente da CSB deu o exemplo também de conquistas recentes como a política de valorização do salário mínimo e como a atuação dos sindicatos junto ao governo federal e ao Congresso foi essencial para sua implementação.

Estiverem presentes também o presidente da Câmara de Integração, Desenvolvimento e Comércio Brasil & China, Mário Estrela, que articulou os encontros, e dirigentes do Sindpd-SP (Sindicato dos Trabalhadores de TI de São Paulo), Sueessor (Sindicato Único dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Osasco e Região) e Fesspmesp (Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais do Estado de São Paulo).

A segunda reunião, realizada no Planetário do Rio, contou com a participação de dezenas de dirigentes sindicais da CSB-RJ e do secretário municipal de Trabalho do Rio de Janeiro, Everton Gomes. Ele contou como é a relação do poder público da cidade com o movimento sindical, que era uma das questões que os sindicalistas chineses queriam saber como funcionava no Brasil.

A comitiva também esclareceu dúvidas que surgiram após a primeira reunião e ouviram sobre as particularidades da atuação de cada sindicato das diferentes categorias presentes.

Compartilhe:

Leia mais
regulamentação ia inteligência artificial
Regulamentação da IA é tema em destaque para centrais sindicais no Congresso
papa leão XIII e papa leão XIV
Com o nome Leão XIV, novo Papa homenageia Leão XIII, defensor dos trabalhadores e abolicionista
mapa mundi brasil no centro
IBGE lança mapa-múndi com Brasil no centro e hemisfério sul na parte de cima
geração de empregos recorde em fevereiro
Procurador denuncia "pejotização" como forma de burlar direitos trabalhistas
csb centrais sindicais com ministro maurcio godinho tst
Centrais entregam agenda jurídica do movimento sindical ao vice-presidente do TST
csb menor (40)
Desigualdade de renda no Brasil é a menor desde 2012, aponta IBGE
csb menor (1)
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 6 – Trabalhadores e meio ambiente
ministro do trabalho luiz marinho em audiencia na camara
Ministro do Trabalho defende fim da escala 6x1 e jornada de 40 horas na Câmara
csb menor (2)
Centrais apresentam pauta prioritária e agenda legislativa em reunião no Congresso
painel 5 encontro executiva nacional csb 2025
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 5 – Agenda parlamentar sindical; assista