CSB recebe sindicalistas chineses para apresentar organização e atuação sindical no Brasil

Nesta semana, a CSB realizou duas reuniões com uma comitiva de sindicalistas chineses que vieram ao Brasil para conhecer o sistema sindical e de negociação do país. O primeiro encontro foi realizado na segunda-feira (24) em São Paulo e o segundo na quarta-feira (26), no Rio de Janeiro.

Presidente da Federação Municipal de Sindicatos de Dongying, Lixue Han falou que a intenção da visita é entender a legislação trabalhista brasileira e aprender como atuam os sindicatos brasileiros na luta por melhores condições para os trabalhadores, em busca de aplicar os bons exemplos em seu país.

Antonio Neto agradeceu o interesse e apontou que o Brasil que tem muito a aprender com a China. Ele lembrou que, na década de 1980, o Brasil tinha um PIB 8 vezes maior que o país asiático, que agora tem um PIB 30 vezes maior que o brasileiro.

No primeiro encontro, Neto explicou o básico sobre a estrutura sindical do Brasil: o que são sindicatos, federações, confederações e centrais sindicais e quais seus papéis, além de pontos da legislação como o direito constitucional de greve.

Veja também: Centrais sindicais brasileiras e federação de sindicatos da China reúnem-se em SP

O presidente da CSB deu o exemplo também de conquistas recentes como a política de valorização do salário mínimo e como a atuação dos sindicatos junto ao governo federal e ao Congresso foi essencial para sua implementação.

Estiverem presentes também o presidente da Câmara de Integração, Desenvolvimento e Comércio Brasil & China, Mário Estrela, que articulou os encontros, e dirigentes do Sindpd-SP (Sindicato dos Trabalhadores de TI de São Paulo), Sueessor (Sindicato Único dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Osasco e Região) e Fesspmesp (Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais do Estado de São Paulo).

A segunda reunião, realizada no Planetário do Rio, contou com a participação de dezenas de dirigentes sindicais da CSB-RJ e do secretário municipal de Trabalho do Rio de Janeiro, Everton Gomes. Ele contou como é a relação do poder público da cidade com o movimento sindical, que era uma das questões que os sindicalistas chineses queriam saber como funcionava no Brasil.

A comitiva também esclareceu dúvidas que surgiram após a primeira reunião e ouviram sobre as particularidades da atuação de cada sindicato das diferentes categorias presentes.

Compartilhe:

Leia mais
3a plenaria conselhao
Centrais defendem esforço maior contra a desigualdade em plenária do Conselhão
Desemprego no Brasil cai em 2024
Desemprego no Brasil cai de 8,3% para 7,1% em um ano; massa salarial cresceu 5,6%
Encontro sindicatos BR-CHINA SP 2
CSB recebe sindicalistas chineses para apresentar organização e atuação sindical no Brasil
Brasil gerou 1 milhão de empregos formais maio 2024
Brasil gerou mais de 1 milhão de empregos formais em 2024; RS registra queda em maio
TST entendimento ajuizamento dissidio coletivo
TST uniformizará entendimento sobre comum acordo para ajuizar dissídio coletivo
milionarios-pagam-menos-imposto-de-renda-que-professores-e-policiais
Debate sobre Reforma Tributária: CSB denuncia defasagem de 164% na tabela do IR
Lula descarta desvinculação aposentadoria do salário mínimo
Lula garante que aposentadoria não será desvinculada do salário mínimo
debate câmara reforma tributária centrais sindicais
Na Câmara, CSB lista mudanças essenciais para Reforma Tributária justa
Carteira de trabalho número de ocupados recorde 2023
Brasil tem maior patamar de ocupados e menor de sindicalizados da história
Chinelo - Antonio Neto e Cosme Nogueira fundação Fesmig
CSB celebra criação da Federação dos Servidores de Minas Gerais (Fesmig)