A CSB realizará em São Paulo e no Rio de Janeiro encontros com entidades sindicais da China e representantes da Câmara de Integração, Desenvolvimento e Comércio Brasil & China (Cidecom). A reunião em São Paulo será na próxima segunda-feira, 24 de junho, e no Rio de Janeiro na quarta-feira, 26 de junho.
Em São Paulo, o encontro será na sede do Sindpd, localizado na Avenida Angélica, 35 – Santa Cecília, a partir das 14h. Para participar, é preciso fazer a inscrição no formulário disponível neste link.
No Rio de Janeiro, a reunião será no Planetário do Rio, na Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100 – Gávea, também a partir das 14h. O formulário de inscrição pode ser acessado clicando aqui.
Os principais objetivos dos encontros são:
1 – Trocar experiência em trabalhos sindicais, explorar o caminho de desenvolvimento de pessoal qualificado e aprender com a experiência de negociação coletiva nos dois países. além de discutir formas de proteger os direitos e interesses dos trabalhadores em novas formas de emprego.
2 – Construir mecanismos de intercâmbio de talentos e explorar mecanismos de treinamento de intercâmbio técnico de pessoal.
3 – Aprender com a formação das competências dos funcionários e inovação e eficácia tecnológica e realizar pesquisas sobre a formação de técnicos, inovação e eficácia.
4 – Compreender a educação profissional, o modo de funcionamento das instituições de formação, o sistema de aprendizagem e os métodos empíricos de promoção do emprego.
5 – Reunir-se com especialistas e acadêmicos e trocar opiniões sobre as diferenças nos mecanismos de formação de funcionários e nos modelos de educação profissional entre os dois lados.
Do lado chinês, participarão das reuniões:
- O presidente da Federação Municipal de Sindicatos de Dongying, Vice-Presidente do Comité Dongying da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês.
- A presidente da Federação dos Sindicatos do Departamento Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano-Rural de Dongying.
- O presidente da Federação dos Sindicatos do Instituto Vocacional de Dongying.
- O vice-Presidente Executivo da Federação de Sindicatos do Condado de Guangrao.
- A diretora da Seção de Produção da Federação Municipal de Sindicatos de Dongying.
- A intérprete do gabinete de Relações Exteriores do Governo Popular Municipal de Dongying.
A Cidecom propõe que, ao término da conversa, seja assinado um acordo de cooperação técnica e de investimentos bilateral, em que a entidade conduzirá as negociações específicas.
Veja também: Antonio Neto na OIT: novas tecnologias podem ser oportunidade para os trabalhadores