A Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) participa, com uma comitiva de dez dirigentes, do Curso Intensivo “Negociação Coletiva e Igualdade de Gênero no Mundo do Trabalho”, promovido pelo Ministério das Mulheres por meio da Secretaria Nacional de Autonomia Econômica (SENAEC). O evento começou na segunda-feira (4) e segue até esta sexta-feira (7) no Centro Técnico Educacional da CNTI, em Luziânia (GO).
A secretária da Mulher Trabalhadora da CSB, Antonieta Faria (Tieta), integrou a mesa de abertura dos trabalhos. Em sua fala, ela destacou os desafios enfrentados na negociação coletiva, com ênfase na igualdade salarial e nas dificuldades para fechar acordos coletivos no setor público. Antonieta defendeu a necessidade urgente de mudanças nesse cenário e a importância de apoiar a Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que trata da negociação coletiva no serviço público.

Com carga horária total de 64 horas, divididas em dois módulos, o curso tem como objetivo principal ampliar a capacidade de intervenção das mulheres sindicalistas nos processos e no conteúdo das negociações coletivas. A formação adota uma abordagem técnica, política e estratégica, baseada nas perspectivas de gênero, raça e classe.
LEIA: Mulheres ainda ganham 21% menos que homens em grandes empresas no Brasil
A comitiva da CSB reflete a diversidade de bases da central, com representantes de sindicatos de servidores públicos, trabalhadores rurais, tecnologia, saúde, vestuário e segurança, entre outros. Os estados de São Paulo (SP), Minas Gerais (MG), Rio Grande do Sul (RS) e Goiás (GO) estão representados no grupo.
Além de Antonieta Faria, participam pela CSB:
- Juliana Guaraldo (Sinplalto-Araxá/MG)
- Maria Abadia de Souza (Fesmig)
- Dirce Aida (Sindacs-ACE/MG)
- Liliane Caldeira (Sitramonti/MG)
- Liduina Maya (Sindojaf/Unioficiais)
- Márcia Egea (Sindvestuário – Guarulhos/SP)
- Sandra Bueno (Sindpd-SP)
- Erenilda de Assis (Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cristalina/GO)
- Clarice Galvão (Femergs)

“Estou muito feliz com nosso grupo, estamos representando a CSB com louvor! Parabéns pra nós, mulheres guerreiras, sairemos daqui mais unidas e com muita bagagem”, disse Antonieta às companheiras.
A programação do curso inclui palestras, mesas redondas e oficinas práticas, com dinâmicas de grupo e simulações de negociação. A iniciativa prevê ainda a elaboração de Planos de Ação a serem apresentados ao final do evento.
“Estamos entusiasmadas em participar deste curso e em aprender mais sobre como a negociação coletiva pode ser uma ferramenta poderosa na luta pela igualdade de gênero. Acreditamos que é fundamental capacitar nossas lideranças para que possamos promover mudanças significativas em nossas categorias”, afirmou Juliana Guaraldo.
O segundo módulo da capacitação está previsto para o primeiro semestre de 2026, em data e local a serem definidos.







