3º Congresso da CSPM: Antonio Neto fala sobre necessidade de adaptação dos sindicatos

A Confederação Nacional dos Servidores Públicos Municipais (CSPM) iniciou nesta segunda-feira (18) seu 3º Congresso com o mote “Servidores: mãos que movem o Brasil” e participação de dirigentes sindicais de mais de 60 cidades e dez estados. O evento foi realizado no Centro de Formação da CNTI (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria) em Luziânia (GO) e segue até esta terça-feira (19), quando haverá a eleição da nova diretoria da entidade.

O presidente da CSB, Antonio Neto, participou de mesa de abertura, ao lado de:

  • Aires Ribeiro – Presidente da CSPM
  • Welington Almeida – Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Jaru/RO
  • Clícia Mara Silva Damaceno – Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Itaquaquecetuba/SP
  • Iaska Helena Gomes – Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ribeirão das Neves/MG
  • Clarice Inês Mainardi – Presidente da Federação dos Servidores do Rio Grande do Sul (Fessergs)
  • Valdinei de Souza Freitas (Tchê do Sertão) – Presidente do Sindicato dos Servidores de Canudos/BA

Houve um consenso em todas as falas sobre a necessidade da valorização efetiva dos servidores, a relevância da mulher dentro da política sindical, mais ações permanentes para combater projetos arbitrários que prejudicam o funcionalismo público e o compromisso do movimento sindical nunca desistir de lutar por um mundo melhor, com justiça social e oportunidades.

Antonio Neto ministrou uma palestra com o tema “Um Novo Sindicalismo para um Novo Mundo de Trabalho”, no qual destacou a importância de os sindicatos se adaptarem às mudanças e entenderem que as relações e o mundo sempre estiveram em intensas transformações: “Quem mais se adequar às transformações sobreviverá e será a diferença em seu segmento”, afirmou.

Ele também contou sobre o que as centrais sindicais têm desenvolvido conjuntamente e conversado junto ao governo e ao Congresso Nacional para garantir o sustento financeiro dos sindicatos e o fortalecimento da negociação coletiva, de forma que proteja o movimento sindical de futuros ataques como ocorreu durante anos desde a reforma trabalhista.

Palestras

O primeiro dia de Congresso teve ainda três palestras com temas essenciais para os servidores e sindicalistas da categoria. A primeira tratou sobre “Saúde do Servidor, Leis Vigentes e o Papel das Entidades Sindicais”, ministrada pelo Dr. Eldbrendo Pereira Monteiro, que é advogado com mais de 16 anos de experiência, com condução de ações relacionadas aos direitos dos servidores municipais.

A segunda palestra tratou da “PEC 66 – Mais um ataque aos direitos dos Servidores Públicos”, ministrada pelo Dr. Marcelo Menegatti, que é advogado, servidor público municipal, pós-graduado em Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) e superintendente do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de São Vicente.

Já a terceira detalhou os “Desafios dos ‘Novos’ Mercados – Dominar os novos mercados exige adaptação e estratégias eficazes, mas acima de tudo conhecimento e atitude”, ministrada por George Garrido, com 27 anos de experiência executiva no mercado financeiro, pioneiro na transformação digital de bancos e especializado em melhorias contínuas e inovações tecnológicas. Garrido também é fundador e CEO da OneSix, uma software house que promove team building e conecta empresas a pessoas vindas de mundos diversos.

Nova plataforma

Durante o congresso, houve ainda o lançamento oficial de uma plataforma educacional em parceria com a OneSix Orbital, que tem uma abordagem centrada no engajamento, interesse, recompensa e retenção, garantindo que cada aluno se sinta motivado e conectado com o processo educativo. Os cursos são cuidadosamente desenhados para se adaptarem às necessidades dos alunos, utilizando métodos de análise e melhoria contínua dos serviços ofertados.

“Foi um dia de muita interação entre os participantes e uma oportunidade de conquistarmos valiosos conhecimentos. Diante de um contexto de ataques ao movimento sindical, reunir mais de 100 dirigentes sindicais em um evento exige compromisso e um trabalho colaborativo de lideranças e assessores engajados com o funcionalismo municipal”, disse o presidente da CSPM, Aires Ribeiro.

Compartilhe:

Leia mais
geração de empregos recorde em fevereiro
Procurador denuncia "pejotização" como forma de burlar direitos trabalhistas
csb centrais sindicais com ministro maurcio godinho tst
Centrais entregam agenda jurídica do movimento sindical ao vice-presidente do TST
csb menor (40)
Desigualdade de renda no Brasil é a menor desde 2012, aponta IBGE
csb menor (1)
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 6 – Trabalhadores e o meio ambiente; íntegra
ministro do trabalho luiz marinho em audiencia na camara
Ministro do Trabalho defende fim da escala 6x1 e jornada de 40 horas em audiência na Câmara
csb menor (2)
Centrais apresentam pauta prioritária e agenda legislativa em reunião no Congresso
painel 5 encontro executiva nacional csb 2025
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 5 – Agenda parlamentar sindical; assista
painel negociação coletiva
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 4 – Práticas antissindicais; assista
csb menor (39)
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 3 – Negociação Coletiva; assista
csb menor (38)
Centrais sindicais protestam contra juros altos em dia de mais uma reunião do Copom