A Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) integrou, nesta quarta-feira (26), a mesa de abertura do “Encontro de Fóruns do Ministério das Mulheres”. O evento, que segue até esta quinta-feira (27), tem como objetivo fortalecer a participação social e construir estratégias comuns para políticas públicas voltadas às mulheres.
A abertura contou com a presença da ministra das Mulheres, Márcia Lopes, da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos. A CSB foi representada por sua secretária nacional da Mulher Trabalhadora, Antonieta de Faria, que compôs a mesa.
A mesa de abertura teve como tema “Avanços e Desafios para as Mulheres no Governo Lula”, marcando o tom dos debates que ocorrerão ao longo do encontro.
LEIA: CSB e Fesmig participam da 2ª Marcha Nacional das Mulheres Negras em Brasília
De acordo com a programação, o objetivo geral do evento é “fortalecer a participação social das mulheres e das organizações que compõem os Fóruns ligados e coordenados no âmbito do Ministério das Mulheres, propiciando o intercâmbio de experiências e conhecimentos que contribuam para a análise e construção de estratégias de atuação comuns que subsidiam a construção de políticas públicas para as mulheres.”
Entre os objetivos específicos destacam-se:
- Discutir os principais desafios e demandas dos grupos e categorias representadas nos Fóruns, com foco na valorização profissional e no acesso a direitos
- Promover a troca de experiências e estratégias de fortalecimento da participação social e política das mulheres
- Elaborar propostas conjuntas para ampliar a equidade de gênero em políticas públicas, espaços de trabalho e instâncias de decisão
- Qualificar a atuação dessas mulheres no movimento social e construir estratégias de mudança com perspectiva de igualdade de gênero
- Estabelecer um plano de ação para cada Fórum para o ano de 2026
O Encontro reúne representantes de diversos fóruns ligados ao Ministério das Mulheres, incluindo o Fórum das Trabalhadoras Domésticas, o Fórum de Mulheres Catadoras de Materiais Recicláveis, o Fórum Permanente para as Mulheres das Centrais Sindicais e o Fórum Nacional de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres do Campo, das Florestas e das Águas, entre outros.







