Central dos Sindicatos Brasileiros

Dia do servidor público celebra a luta da categoria

Dia do servidor público celebra a luta da categoria

Celebrado em clima de resistência, o dia relembra a importância desses profissionais

O Dia do servidor público, também conhecido como Dia do funcionário público, foi criado pelo artigo 236 da Lei 8.112 de 11 de dezembro de 1990 e escolheu o dia 28 de outubro para memorar o trabalho dos profissionais das mais variadas áreas do Poder Público.

Esse dia também serve para lembrar que o serviço público de qualidade e socialmente referenciado no Brasil está sob ameaça e reafirmar a luta dos servidores, que tem passado por dias difíceis frente ao governo do presidente Jair Bolsonaro, evidenciando cada vez mais a tentativa de sucateamento da categoria e o avanço de uma política neoliberalista que visa o estado mínimo. O momento também pede união e reivindicação de todos os direitos aos servidores.

Para Denilson Bandeira, diretor administrativo da Fesspmesp, os servidores são as mãos que movem este país, que dedicam a sua vida para servir ao próximo e que agora é a hora de manter esta unidade.

Sergio Arnaud, vice-presidente da CSB, afirma que o problema está na Reforma da Previdência, que tem como ponto inicial o corte de salários pela metade. No Rio Grande do Sul, estado em que atua, os servidores lidam com o governo (estadual) de Eduardo Leite que propõe um conjunto de projetos que diminuem salários, retiram direitos e esvaziarão o serviço público do estado e também a nível nacional. “O objetivo é terceirizar, e a sociedade passará a pagar por saúde, segurança e educação privadas. A maioria que não tem como, ficará excluída” diz o vice-presidente.

Cosme Nogueira, presidente da Feserp-MG, relembra que apesar da falta de reconhecimento desta atividade valorosa de servir a população, os servidores permanecem firmes. “Por mais que tentem desqualificar a profissão e por mais que invistam no fim da nossa categoria, maior será a nossa resistência” frisou.

Parabéns aos servidores públicos, que nunca falte união e esperança para continuar a lutar e resistir pela categoria!