Dia do servidor público celebra a luta da categoria

Celebrado em clima de resistência, o dia relembra a importância desses profissionais

O Dia do servidor público, também conhecido como Dia do funcionário público, foi criado pelo artigo 236 da Lei 8.112 de 11 de dezembro de 1990 e escolheu o dia 28 de outubro para memorar o trabalho dos profissionais das mais variadas áreas do Poder Público.

Esse dia também serve para lembrar que o serviço público de qualidade e socialmente referenciado no Brasil está sob ameaça e reafirmar a luta dos servidores, que tem passado por dias difíceis frente ao governo do presidente Jair Bolsonaro, evidenciando cada vez mais a tentativa de sucateamento da categoria e o avanço de uma política neoliberalista que visa o estado mínimo. O momento também pede união e reivindicação de todos os direitos aos servidores.

Para Denilson Bandeira, diretor administrativo da Fesspmesp, os servidores são as mãos que movem este país, que dedicam a sua vida para servir ao próximo e que agora é a hora de manter esta unidade.

Sergio Arnaud, vice-presidente da CSB, afirma que o problema está na Reforma da Previdência, que tem como ponto inicial o corte de salários pela metade. No Rio Grande do Sul, estado em que atua, os servidores lidam com o governo (estadual) de Eduardo Leite que propõe um conjunto de projetos que diminuem salários, retiram direitos e esvaziarão o serviço público do estado e também a nível nacional. “O objetivo é terceirizar, e a sociedade passará a pagar por saúde, segurança e educação privadas. A maioria que não tem como, ficará excluída” diz o vice-presidente.

Cosme Nogueira, presidente da Feserp-MG, relembra que apesar da falta de reconhecimento desta atividade valorosa de servir a população, os servidores permanecem firmes. “Por mais que tentem desqualificar a profissão e por mais que invistam no fim da nossa categoria, maior será a nossa resistência” frisou.

Parabéns aos servidores públicos, que nunca falte união e esperança para continuar a lutar e resistir pela categoria!

Compartilhe:

Leia mais
geração de empregos recorde em fevereiro
Procurador denuncia "pejotização" como forma de burlar direitos trabalhistas
csb centrais sindicais com ministro maurcio godinho tst
Centrais entregam agenda jurídica do movimento sindical ao vice-presidente do TST
csb menor (40)
Desigualdade de renda no Brasil é a menor desde 2012, aponta IBGE
csb menor (1)
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 6 – Trabalhadores e o meio ambiente; íntegra
ministro do trabalho luiz marinho em audiencia na camara
Ministro do Trabalho defende fim da escala 6x1 e jornada de 40 horas em audiência na Câmara
csb menor (2)
Centrais apresentam pauta prioritária e agenda legislativa em reunião no Congresso
painel 5 encontro executiva nacional csb 2025
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 5 – Agenda parlamentar sindical; assista
painel negociação coletiva
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 4 – Práticas antissindicais; assista
csb menor (39)
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 3 – Negociação Coletiva; assista
csb menor (38)
Centrais sindicais protestam contra juros altos em dia de mais uma reunião do Copom