Central dos Sindicatos Brasileiros

Centrais sindicais se reúnem em defesa dos funcionários públicos

Centrais sindicais se reúnem em defesa dos funcionários públicos

Visando levantar um debate em torno das questões do funcionalismo público, que vem sofrendo uma série de ataques e correndo risco de sucateamento diante da Reforma Administrativa, foi realizado na última terça-feira, 26, uma plenária no Teatro do Sindicato dos Bancários, em Brasília.

A Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) esteve presente no evento e sua participação se caracterizou, principalmente, pela defesa de um projeto que mantenha e melhore a qualidade dos serviços públicos, além de ressaltar a importância da união da categoria.

Representando a CSB estava o vice-presidente Flávio Werneck, que pontuou como o sucateamento do funcionalismo público pode afetar diretamente o combate a corrupção no Brasil. “Quando se enfraquece instituições como a Polícia Federal, por exemplo, você está fortalecendo os crimes de colarinho branco, as grandes organizações criminosas, os grandes empresários corruptos deste pais”.

Werneck também afirmou que há uma grande diferença entre modernização dos serviços e precarização, que é o que propões a agenda de reformas do atual Governo. “Atualização, modernização, reconsideração de alguns programas são necessárias. O que não é necessário é o desmonte que vem sendo promovido pelas propostas do Governo Federal, principalmente pelo Ministério da Economia”.

Por fim, o vice-presidente da CSB ressaltou a necessidade de unificar as representações que representam o funcionalismo público brasileiro. “Hoje nós temos duas Frentes Parlamentares que buscam combater a precarização do serviço público. Eu vejo que temos que unificar essas duas frentes em uma frente única, para que a gente possa, se despindo de vaidades, proteger o serviço público e a população brasileira”, finalizou Werneck.