Central dos Sindicatos Brasileiros

Agentes comunitários de saúde se reúnem e são homenageados na Câmara dos Deputados

Agentes comunitários de saúde se reúnem e são homenageados na Câmara dos Deputados

Na última quinta-feira, 03, a Câmara dos Deputados recebeu dois eventos que visavam discutir questões referentes aos agentes comunitários de saúde. Os encontros foram organizados pela Confederação dos Agentes Comunitários de Saúde (CONACS), sendo o primeiro deles dedicado a discutir a situação dos profissionais da categoria e, o segundo, uma homenagem solene a esses trabalhadores, cujo dia nacional é 4 de outubro.

A conferência se faz necessária em razão da recorrente precarização que tal categoria vem sofrendo, além dos diversos ataques ao movimento sindical, como conta o vice-presidente da CSB Sandro Jadir. “O momento em que o movimento sindical passa é de muita mobilização, então a oportunidade de reunir vários representantes de vários estados é salutar.”

Além disso, no encontro foi possível perceber que, mesmo em diferentes regiões, os profissionais vêm enfrentado problemas semelhantes. “Prefeitos que não cumprem o piso – há uma lei que obriga o pagamento do piso salarial -, a questão da insalubridade e, agora, a demissão em massa. Eles perderam a estabilidade que havia e agora as prefeituras estão demitindo os contratados, substituindo-os por empresas privadas.” Contou Sandro. Assim, foram criadas algumas diretrizes a nível nacional, que a Conacs vai estar conduzindo, de orientação e procedimentos junto a categoria.

Como discussões de projetos elaborados pelo Ministério da Saúde, a tônica desse primeiro encontro foi, antes de tudo, a afirmação da necessidade de se manter esses profissionais unidos em prol dos interesses da população, já que esses serviços atendem principalmente as populações mais pobres, vistoriando e melhorando sua qualidade de vida.

Já no segundo encontro houve, na Câmara dos Deputados, uma sessão solene em homenagem aos agentes comunitários de saúde. “Várias lideranças deixaram a sua mensagem reconhecendo o trabalho e a luta dos ‘Anjos da Saúde’, apelido dado a esses trabalhadores”, disse Sandro.

Agentes comunitários e a CSB

A Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) tem vários sindicatos da categoria e esteve presente em diversa conquistas para essa profissão. “A Central sempre esteva ao lado da Categoria nos seus anseios e lutas, seja através da CONACS, presidido pela competente Ilda Angélica Correia, seja com as lideranças regionais, através das Federações e Sindicatos, como em Goiás, que temos a representação dos Agentes Comunitários na Diretoria Executiva da nossa Seccional. A atuação destas lideranças são exemplo de comprometimento com o verdadeiro movimento sindical e de responsabilidade com as comunidades atendidas. E estão de parabéns pelo Dia Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias.” finalizou Sandro.