Sindivet realiza imersão em conservação da natureza com alunos da UFPR

Alunos da Universidade Federal do Paraná (UFPR) vão participar, nesta sexta-feira (8), no próximo sábado (9) e no domingo (10) de uma imersão em conservação da natureza no litoral do estado. O evento é promovido pelo Sindicato dos Médicos Veterinários do Paraná (Sindivet) e pela Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS).

O encontro ocorre na Fazenda Canguiri, de propriedade da UFPR, em Pinhais, e na Reserva Natural Guaricica e Reserva Natural das Águas, da SPVS, ambas em Antonina. A expectativa do evento é transmitir aos estudantes, que já cursam os últimos anos de suas formações, conhecimentos aprofundados sobre aspectos relacionados à conservação da natureza. E a sua importância para a manutenção da vida na Terra, para o bem-estar, para o exercício da profissão e também para a economia e o futuro dos negócios. Na agenda, serão abordados temas como a valorização da ciência, mudanças climáticas, perda de biodiversidade, relevância das áreas naturais protegidas e o conceito de produção de natureza, entre outros.

Dos dez estudantes selecionados, seis são do curso de Medicina Veterinária – três, do campus da Federal em Palotina, no oeste paranaense. As demais vagas foram preenchidas por estudantes de Biologia, Agronomia, Engenharia Florestal e Gestão Ambiental – alguns vinculados à UFPR Litoral, em Matinhos.

Formação humanista e estímulo à valorização da natureza

Renato Bochicchio, diretor da Integra UFPR, Diretoria de Desenvolvimento e Integração dos Campi da Universidade, foi o responsável pela seleção dos alunos. Para o docente, o encontro representa uma oportunidade de qualificação profissional, baseada em princípios humanistas e de integralidade entre vida humana e natureza. “Precisamos de uma educação que, cada vez mais, promova o respeito à multiculturalidade, à diversidade e estimule o desenvolvimento da cidadania. Temos de compreender o que significa, de fato, o conceito de ecologia profunda, que é a noção de que não dominamos a natureza; fazemos parte dela”, destaca.

O conteúdo da imersão foi desenvolvido pela SPVS, em parceria com o professor Alessandro Ângelo, que leciona no curso de Engenharia Florestal da UFPR. Os recursos para a contratação da formação são do Sindicato, cuja equipe tem a expectativa de que a experiência-piloto estimule o desenvolvimento de novos encontros em parceria com cursos e universidades brasileiras. Dois agrônomos e dois veterinários também colaboram com a capacitação.

Clóvis Borges, diretor-executivo da SPVS, informa que a entidade está aberta a promover capacitações semelhantes a pessoas, empresas e instituições de ensino que tenham interesse em apadrinhar as formações. “Embora seja um tema de relevância crítica na atualidade, estando inserido em todas as atividades humanas, na prática, ainda existe um grande vácuo na formação de profissionais no que se refere ao tema da conservação.

“Nada mais interessante para um profissional da área do que conhecer os detalhes sobre a recuperação de uma floresta, que leva muitas décadas para se recuperar depois de degradada, mas poucos minutos para ser destruída”, pontua o presidente do Sindivet, Cezar Pasqualin, em referência à recuperação das áreas degradadas, que foram transformadas nos 19 mil hectares que integram as três Reservas Naturais que a SPVS mantém.

Com informações do Sindivet do Paraná

Compartilhe:

Leia mais
greve trabalhadores portos estados unidos
Biden apoia greve dos trabalhadores portuários: "empresas devem dividir lucros recordes"
CSB inauguração sala darcy ribeiro puc sp
Com apoio da CSB, sala em homenagem a Darcy Ribeiro é inaugurada na PUC-SP
empregos na industria brasileira 2024
Criação de empregos na indústria cresce 83% em 2024, com 344 mil novos postos de trabalho
diretoria eleita sindpd-sp
Justiça aponta mentiras de militantes da UP e confirma lisura da eleição do Sindpd-SP
Resolução CNJ veta questionamento acordos justiça do trabalho
Resolução do CNJ veda questionamento de acordos homologados pela Justiça do Trabalho
Greve portuários EUA ILA union
Portuários dos EUA entram em greve pela 1ª vez em quase 50 anos e paralisam 36 portos
jovens primeiro emprego dieese
Dieese: jovens querem trabalhar, mas enfrentam precarização e falta de oportunidades
Fachadas ministérios regras recesso fim de ano 2024 servidores federais
Governo define regras do recesso de fim de ano para servidores federais
Desemprego cai e renda cresce no Brasil agosto 2024
Renda média dos trabalhadores cresce 5,1% em um ano e volume total bate recorde
Reforma trabalhista é precarizante
Sete anos depois, reforma trabalhista é reconhecida como precarizante