Governo de SP envia à ALESP projeto que cria a Polícia Penal

reportagem por Carlos Vitolo

O governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), anunciou nesta quinta-feira (9) a assinatura da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) e o envio para a Assembleia Legislativa, visando a regulamentação da Polícia Penal do Estado. Desde de 2019, a Polícia Penal foi promulgada pelo Congresso Nacional, por meio da Emenda Constitucional 104, inserindo a categoria no artigo 144 da Constituição Federal.

O anúncio foi feito no Memorial da América Latina durante, em São Paulo, durante a sessão de anuência onde o governador convocou 1,5 mil agentes de escolta e vigilância penitenciária (AEVP), aprovados em concurso público. Os diretores do Sindcop, Carlos Piotto (Assuntos Jurídicos) e Carlos Neves (Secretário), estiveram presentes para acompanhar a sessão.

Ao anunciar a proposta, o governador disse que vai criar condições para que o Estado realize esse sonho de criar a Polícia Penal de São Paulo. “Eu estou há muito tempo servindo o meu estado e, durante esse período todo, acompanhei a luta em relação à Polícia Penal, à ampliação do quadro da Secretaria da Administração Penitenciária, com a contratação de mais agentes, e à valorização salarial. Hoje estamos assinando, com muita responsabilidade, a PEC que cria finalmente a Polícia Penal de São Paulo”, disse Rodrigo Garcia”, disse Garcia ao anunciar a proposta.

O Sindcop, em parceria com o Fórum Penitenciário Permanente, vinha cobrando uma resposta do governo e da Assembleia Legislativa, para a urgente aprovação e regulamentação da Polícia Penal do Estado de São Paulo.

Conforme o Diretor de Assuntos Jurídicos do Sindcop, em conversa recente em Bauru com o presidente da Alesp, Carlão Pignatari (PSDB), o deputado disse que a PEC será aprovada rapidamente pela Casa. Pignatari garantiu que o projeto, chegando na Alesp, no máximo, em 15 dias será colocado para votação.

“Chamou a atenção a fala do governador reconhecendo que o trabalho dos sindicatos foi muito importante para todas as conquistas que os trabalhadores do sistema prisional conseguiram. As contratações para repor o déficit funcional, a própria Polícia Penal, entre outras questões”, disse Piotto.

O sindicalista também lembrou que o secretário Nivaldo Restivo ressaltou “que o governador já mandou para o estudo, dentro das secretárias competentes, a ampliação do teto do ticket alimentação e a revogação do desconto do imposto de renda sobre a DEJEP (Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Penitenciário)”.

Embora o governador tenha solicitado os estudos, vale destacar que, tanto ticket quanto o desconto na DEJEJ fazem parte das lutas dos sindicatos e, inclusive, de cobranças protocoladas na secretaria nas pautas de reivindicações dos últimos anos.

Vale lembrar que o Sindcop ingressou com uma ação coletiva cobrando na Justiça a imediata suspensão dos descontos realizados nos valores pagos pela diária, uma vez que a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, tem realizado descontos que incidem no Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) e no Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual). A ação do SINDCOP também se aplica, se for o caso, à SPPREV (São Paulo Previdência).

Contratação

De acordo com o secretário Restivo, a contratação dos AEVPs irá reforçar o efetivo já existente. “Será um grande ganho para o sistema penitenciário paulista. Além de garantirem a ordem e disciplina nos presídios, também trarão tranquilidade para toda a população”, disse.

Conforme o governo, os profissionais serão incorporados ao efetivo da pasta e assumirão as escoltas de presos em todo o Estado de São Paulo, permitindo que a Polícia Militar concentre todos os esforços na proteção da população paulista e na prevenção dos crimes.

Compartilhe:

Leia mais
brasil cria 432 mil empregos fevereiro 2025
Brasil gera 432 mil empregos formais em fevereiro, melhor resultado histórico para o mês
geração de empregos recorde em fevereiro
Geração de empregos no Brasil deve bater recorde histórico em fevereiro
reajuste servidores públicos
Reajuste dos servidores federais será pago em maio, incluindo valores retroativos, afirma MGI
enver padovezzi csb conjuve
Secretário da Juventude da CSB é diplomado conselheiro em reunião do Conjuve em Brasília
imposto de renda 2025 quando declarar
Imposto de Renda 2025: é melhor declarar agora ou aguardar a pré-preenchida?
reforma IR centrais com Haddad
Centrais debatem reforma do Imposto de Renda com Haddad e pedem fim da cobrança sobre PLR
Imposto de renda mínimo milionários
IR mínimo para compensar isenção pode gerar superávit e afetar apenas milionários
ministra do planejamento e orçamento simone tebet
Governo quer eliminar prazo que limitaria vigência da ampliação da isenção do IR
greve entregadores ifood 2025
Entregadores do iFood e outros apps anunciam paralisação nacional de dois dias
truque contra isenção imposto de renda
Elio Gaspari: O truque do ‘desde que’ contra aumento da isenção do Imposto de Renda