A Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) dá início nessa sexta-feira (23) a uma série de seminários preparatórios de formação para o seu III Congresso . Os seminários terão como foco as discussões sobre o emprego, sindicatos e o desenvolvimento econômico.
Nos reunimos neste ano com o desafio não só de definir os rumos da CSB e dos mais de 5 milhões de trabalhadores por ela representados, mas de fazê-lo em um dos mais graves e complexos momentos já vividos pela humanidade e sem dúvida por nossa geração.
PARA SE INSCREVER CLIQUE AQUI
Na abertura, às 14h, Ciro Gomes e Antonio Neto, presidente da CSB, discutem um Projeto Nacional de Desenvolvimento para o Brasil.
Para Ciro Gomes, é preciso a união entre trabalhadores e setor produtivo para superar os graves problemas econômicos e sociais do país.
“O debate sobre um Projeto Nacional de Desenvolvimento passa por ampla discussão com os trabalhadores. Somente unindo quem trabalha com quem produz será possível trilhar os caminhos para superação dessa tragédia que estamos vivendo nos últimos anos”, afirma Ciro.
Antonio Neto ressalta a importância da unidade dos trabalhadores para derrotar Bolsonaro e recuperar o país no pós-pandemia.
“A CSB inicia os preparativos para o seu 3° Congresso Nacional em um momento onde o luto das mais de 540 mil vidas perdidas precisa se fazer verbo. Mais uma vez, a unidade das trabalhadoras e trabalhadores brasileiros será fundamental para derrotarmos esse governo genocida e construirmos os caminhos para a reconstrução do Brasil a partir de um Projeto Nacional de Desenvolvimento, diz o presidente da CSB.
Na sequência do debate de abertura, haverá mesas com o economista Nelson Marconi, o empresário Eduardo Moreira, criador do movimento “Somos 70%”, a ex-auditora fiscal Maria Lucia Fattorelli, coordenadora da Auditoria Cidadã da Dívida, e o ex-senador Roberto Requião (MDB), entre outras personalidades acadêmicas, políticas e sindicais.
Em agosto, acontecem ainda outros três seminários preparatórios nos dias 6, 13 e 20, sobre os temas “Movimento sindical e o futuro do emprego”, “Democracia, Constituição e os direitos humanos” e “A agenda dos trabalhadores brasileiros”.
O 3º Congresso da CSB será realizado entre os dias 9 e 11 de setembro, representando mais de 5 milhões de trabalhadores e tem 900 sindicatos filiados, além de três federações.
Por causa da pandemia, todos os eventos serão online e transmitidos pelo YouTube e pelas redes sociais da CSB. Para entrar na sala do Zoom onde acontecem os debates é preciso fazer inscrição.
Veja abaixo a programação completa do evento:
23/07 – Desenvolvimento Econômico
14:00 – Projeto Nacional de Desenvolvimento com Antonio Neto e Ciro Gomes
15:00 – Os caminhos para a geração de emprego com Nelson Marconi, Uallace Moreira, Clemente Ganz e mediação de Paulo de Oliveira
16:00 – A revogação da destruicão neoliberal com Eduardo Moreira, Maria Lúcia Fattorelli, José Silvestre e mediação de Alvaro Egea
17:00 – O governo Biden e as lições para o Brasil com Elias Jabbour, José Luis Oreiro, Pedro Costa Jr. e mediação de Sergio Arnoud
18:00 – O caminho para o Desenvolvimento Sustentável com Gilberto Natalini, Rogerio Studart, Barbara Panseri e mediação de Cezar Amin Pasqualin
19:00 – Brasil Soberano: O papel das empresas públicas no desenvolvimento nacional com Roberto Requião, Lea Vidigal, Rodrigo Salgado, Alessandro Octaviano e mediação de Aires Ribeiro
06/08 – Movimento Sindical e o Futuro do Trabalho
14:00 – Os impactos da COVID-19 no mercado de trabalho
15:00 – Reforma Sindical e PEC 196/20
16:00 – Financiamento Sindical
17:00 – A precarização do emprego e os novos modelos de trabalho
18:00 – Reforma Administrativa e a destruição do Serviço Público Brasileiro
19:00 – Direito Comparativo: Convenções Internacionais da OIT
13/08 – Democracia, Constituição e os Direitos Humanos
14:00 – A agenda das mulheres trabalhadoras em um Projeto Nacional de Desenvolvimento
15:00 – A defesa do SUS e dos princípios democráticos da Constituição de 1988
16:00 – O direito de lutar
17:00 – Os caminhos para a superação do Racismo no mercado de trabalho
18:00 – O papel das Forças Armadas na Democracia Brasileira
19:00 – Democracia e Frente Ampla: Os caminhos para 2022
20/08 – A Agenda dos trabalhadores brasileiros
14:00 – A Reforma Tributária que queremos
15:00 – A agenda dos Trabalhadores Rurais
16:00 – Agenda Parlamentar das Centrais Sindicais
17:00 – A luta pela carreira única na Segurança Pública
18:00 – O desmonte das NRs e da Saúde do Trabalho
19:00 – Os caminhos para derrotar Jair Bolsonaro e o projeto neoliberal