Central dos Sindicatos Brasileiros

CONCLAT 2022 reúne centrais e lança pauta de prioridades da classe trabalhadora

CONCLAT 2022 reúne centrais e lança pauta de prioridades da classe trabalhadora

Aconteceu nesta quinta-feira (07) a A Conferência da Classe Trabalhadora , no formato híbrido (presencial e virtual), sob todos os protocolos sanitários, em São Paulo capital, com transmissão por TV e redes sociais do movimento sindical. Na conferência,  foi lançada a Pauta da Classe Trabalhadora 2022, o documento  apresenta à classe trabalhadora e a toda a sociedade um conjunto de propostas que espelham o modelo de desenvolvimento necessário para o Brasil gerar empregos de qualidade, crescimento dos salários, proteção dos direitos trabalhistas, combate às desigualdades, proteções sociais e previdenciárias, a defesa da democracia, da soberania e da vida.

Além de propostas, o documento trará as reivindicações do conjunto das Centrais Sindicais para garantir a inclusão e o protagonismo da classe trabalhadora no debate eleitoral e no pós-eleições. Essa Pauta será entregue aos candidatos/as à Presidência da República e ao Congresso Nacional.

O objetivo é contribuir para superar o caos instalado no país por um governo que aprofundou o desemprego e a pobreza, aumentou a carestia e a fome, deixando milhões no desalento e abandono, confrontou a ciência e a saúde na pandemia, sabotou vacinas e o SUS. Mais do que nunca, o Brasil precisa de uma Pauta da Classe Trabalhadora que exija o compromisso de mudanças no rumo do desenvolvimento brasileiro, com ênfase nas questões do trabalho, na proteção da vida e no fortalecimento da democracia.

A CSB reafirmou seu compromisso com um Projeto Nacional de Desenvolvimento, para além de personalismos,  para nós não basta derrotar Bolsonaro é preciso derrotar o modelo econômico e de governança que infelicitaram nossa grande nação.

“Nós temos que acabar com esse tripé macroeconômico perverso, uma política que atravessa os últimos 30 anos do Brasil. Acabar com essa governança corrupta, precisamos mudar esse modelo e acabar com o toma lá dá cá e esse centrão que vem desde Fernando Henrique chantageando governos. Na primeira oportunidade acabaram com a CLT, acabaram com a previdência, com a sustentação financeira dos sindicatos e agora querem acabar com o funcionalismo público através dessa reforma administrativa. E todos os nossos aliados votaram por isso! É chegada a hora de tomar esse processo em nossas mãos, não tem mais aliança! Ou colocamos representantes da classe operária no congresso ou vamos ser traídos novamente!” afirmou durante seu discurso na CONCLAT o presidente da CSB, Antonio Neto.

Chegou a hora, queremos revogação da reforma trabalhista, revogação da reforma previdenciária, revogação da terceirização indiscriminada, não à PEC 32! Um país justo e acima de tudo com um projeto nacional de desenvolvimento!

Viva a classe trabalhadora, Viva o Brasil!