Central dos Sindicatos Brasileiros

Com foco na reconstrução do País e do movimento sindical, executiva aprova realização de III Congresso da CSB

Com foco na reconstrução do País e do movimento sindical, executiva aprova realização de III Congresso da CSB

Na manhã desta terça-feira (29) a executiva nacional da CSB se reuniu por videoconferência para deliberar e votar sobre a realização do III Congresso da central que terá como tema “Trabalhadores unidos por um Projeto Nacional de Desenvolvimento” e acontecerá entre os dias 09 e 11 de setembro.

A central se reunirá neste ano com o desafio não só de definir os rumos da CSB e dos mais de 5 milhões de trabalhadores por ela representados, mas de fazê-lo em um dos mais graves e complexos momentos já vividos pela humanidade e sem dúvida por nossa geração.

O impacto da pandemia no mercado de trabalho global foi quatro vezes maior do que o da crise econômica de 2008, como revelado pelo diretor da Organização Internacional do Trabalho, tendo empurrado mais de 100 milhões de trabalhadores para a pobreza.

Os números que abatem nossos companheiros e companheiras no Brasil não são menos assustadores após anos de uma agenda liberal que sufocou sindicatos e trabalhadores se viu diante de um governo negacionista que apostou em uma política de morte e desassistência social criando uma taxa recorde de 14,7% de desempregados no 1º trimestre de 2021. O número de desempregados também bateu um novo recorde, chegando a 14,8 milhões de pessoas.

Tendo em vista a pandemia do covid-19, a proposta é realizar o III Congresso no formato virtual, permitindo a participação ampla dos sindicatos filiados, promovendo intenso debate técnico e político para engajar atores políticos, sociais e integrantes da academia, através do seguinte modelo.

Videoconferência: através da Plataforma Zoom que comporta mil pessoas simultaneamente;

Votações: através da Plataforma Zoho, sistema com senha de acesso e identificação do ID de cada voto;

Transmissão: ao vivo do ato político e de todos os debates e seminários através das Redes Sociais (Youtube, Face e Twitter), com meta para atingir mais de 1 milhão de visualizações;

Atividades de preparação ao congresso

Além dos três dias de congresso, a CSB irá realizar uma série de seminários introdutórios em preparação para o evento. Serão quatro webinars, entre julho e agosto, reunindo importantes especialistas para debater o conjunto de temas que abordaram as teses do III Congresso;

1. Desenvolvimento Econômico; (23/07)

2. Movimento Sindical e o Futuro do Emprego; (30/07)

3. Democracia, Constituição e os Direitos Humanos; (13/08)

4. A Agenda dos Trabalhadores Brasileiros; (20/08)

Antonio Neto destacou o papel central que deverá ser ocupado pelo movimento sindical para superar o presente assombroso que vivemos e ditar os rumos para reconstrução do país “para que o novo se concretize é necessário um Projeto Nacional de Desenvolvimento que tenha coragem de mudar o velho modelo econômico, que acredite no nosso povo e que enfrente a velha lógica do trocar João por José e Maria por Ana. O caminho exige um norte, uma bússola acima de interdições ideológicas e simplificações populistas.”

Confira abaixo a programação do III Congresso CSB

Dia 09 de setembro de 2021

Das 10h às 12h – Abertura e Aprovação do Regimento Interno
Das 12h às 17h – Debate Interno
Das 18h às 23h – Ato político

Dia 10 de setembro de 2021

10H – Judiciário e os trabalhadores brasileiros

13H – Os municípios e estados e os trabalhadores

16H – O parlamento e os trabalhadores brasileiros

19H – Por um Projeto de Desenvolvimento Nacional

Dia 11 de Setembro de 2021

Das 10H às 12H – Sessão plenária de posse e aprovação das teses

Inscrições

As inscrições, bem como a programação completa do III Congresso CSB serão liberadas em breve através do hotsite do evento que será disponibilizado ao público, fique atento no site e redes sociais da CSB para mais atualizações.