Central dos Sindicatos Brasileiros

CSB defende organização das cadeias produtivas da região Norte

CSB defende organização das cadeias produtivas da região Norte

Encontro, que reuniu lideranças sindicais, foi realizado nos dias 6 e 7 em Porto Velho

A 1ª secretária do Meio Ambiente da CSB e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Carneiro, Manaus e Iranduba (SINDRURAL/AM), Maria Lucinete Nicacio de Lima, destacou a importância da organização das cadeias produtivas na região Norte durante encontro de lideranças sindicais, nos dias 6 e 7, em Porto Velho (RO).

Os representantes dos sete estados da região debateram, principalmente, as cadeias do frango, do mel, do ovo, do açaí e do cupuaçu. “A organização é através das cooperativas e associações. Algumas cooperativas existem e outras nós ajudaremos a criar. A organização possibilita legalizar e vender pelo Plano de Aquisição de Alimentos (PAA), [programa do governo federal que facilita a comercialização direta de produtos de pequenos agricultores ou grupos]”, afirmou a dirigente.

Na avaliação da secretária, as cooperativas e associações possibilitam maior qualidade no grupo e deixam o processo padronizado por meio de selo que atesta a origem e validade.

Durante as falas, os presentes mostraram a preocupação com a venda de orgânicos, que, segundo Maria Lucinete, “são a nova chama do mercado internacional”, além de serem mais saudáveis. “A proposta é trabalhar o produto orgânico mais barato que vá de acesso ao consumidor”, explicou.

Na próxima reunião, as lideranças irão apresentar os resultados de cada estado. “O objetivo é conseguir reunir em uma única visão voltada para as cadeias produtivas. Fazia mais de oito anos que não se discutia isso na região”, disse.