Central dos Sindicatos Brasileiros

Senado aprova emenda que poderá incluir taxistas no programa de Renda Básica

Senado aprova emenda que poderá incluir taxistas no programa de Renda Básica

Na última segunda-feira (06), foi aprovado no Senado uma emenda que inclui taxistas na Renda Básica de Cidadania Emergencial, que irá pagar a quantia de R$ 600,00 a trabalhadores auntônomos e informais. O texto, que é de autoria do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), beneficia, além dos taxistas, profissionais que exerçam funções regulamentados por leis específicas.

No momento a emenda encontra-se sob apreciação da Câmara dos Deputados.

De acordo com Francisco Moura, presidente do Sinditaxi e vice-presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), a emenda se fez necessária, pois os motoristas de taxi estão sendo diretamente atingidos pela crise da Covid-19. “Nós entramos em contato com o Tasso Jereissati, que se mostrou atento à causa e fez a emenda. É importante lembrar que o faturamento caiu cerca de 90% para o taxistas. Existem trabalhadores abandonando a profissão pois não conseguem arcar com as despesas”, comentou Moura.

Além da emenda, Moura e o Sinditaxi também protocolaram um documento, que foi enviado ao Governador do Ceará, Camilo Santana (PT), e ao prefeito de Fortaleza, Roberto Claudio (PDT). O texto solicita materiais de apoio aos motoristas de taxi, que estão diretamente expostos ao coronavírus. “Além de cestas básicas, para ajudar os profissionais que não estão arcando com as despesas, também pedimos objetos de proteção, como máscaras e alcool gel”, finalizou Moura.

É importantes lembrar que este projeto ainda precisa ser aprovado na Câmara e sancionado por Bolsonaro para entrar em vigor.