Central dos Sindicatos Brasileiros

Presidente do Sinditaxi é empossado membro do Núcleo Gestor da Prefeitura de Fortaleza

Presidente do Sinditaxi é empossado membro do Núcleo Gestor da Prefeitura de Fortaleza

Em sessão solene no auditório do Paço Municipal, foram empossados os membros eleitos para o Núcleo Gestor da Prefeitura de Fortaleza, que é composto por membros da sociedade civil e do poder público. O evento ocorreu na última terça-feira, 13, e os eleitos seguirão um cronograma de reuniões e discussões em torno da revisão do Plano Diretor.

Dentre os eleitos estava Francisco Moura, presidente do Sindicato dos Taxistas de Fortaleza (Sinditaxi), que é filiado à Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) e irá representar a Classe Trabalhadora. De acordo com Moura, a principal importância do Núcleo é o aprofundamento da democracia e da representação da classe trabalhadora. “Nosso papel é aumentar a participação da sociedade e alcançar o máximo de democracia o possível. Além disso, nossas propostas visam atender, principalmente a classe trabalhadora, criando projetos que atendam suas demandas”.

Além disso, Moura ressaltou a importância que a CSB teve nas eleições. “A central desempenhou um papel importante na divulgação de nossas propostas e persuadindo a sociedade nos dar o voto, possibilitando a vitória”.

Entenda o projeto

O centro da discussão está na elaboração do Plano Diretor de 2019/2029, já que o antigo, que contempla o período de 2009/2019, vence este ano. Dessa forma, a criação do Núcleo Gestor se dá exatamente com a proposta de auxiliar na renovação do novo Plano Diretor.

A novidade é que há uma preocupação em se criar um grupo heterogêneo, que represente as diversas parcelas da sociedade no núcleo. A própria maneira em que as eleições foram organizadas comprovam isso. O conselho é composto por trinta membros, 15 deles são funcionário do poder público. Os outros 15 representam os diversos setores da sociedade civil, como: Entidades Acadêmicas, Conselhos Profissionais e Organizações Ambientais. Dessa forma, Francisco Moura, do Sinditaxi, será o representante da Classe Trabalhadora.

A importância do projeto foi ressaltada por Moura. “Essa ação da Prefeitura é muito importante. Democratiza, faz com que a sociedade participe do Conselho Gestor do Plano Diretor da Cidade, abrindo espaço tanto para a classe patronal, como trabalhadora, para que possamos, com essa ferramenta, trazer as reivindicações da classe trabalhadora e fazer com que todos os setores da sociedade possam ser ouvidos de forma igualitária e democrática”, argumentou.