Central dos Sindicatos Brasileiros

Sem resposta da prefeitura, servidores de Barra Velha (SC) entram em greve

Sem resposta da prefeitura, servidores de Barra Velha (SC) entram em greve

Sindicato tenta negociar com o governo municipal, que ignora data-base da categoria

Servidores do município de Barra Velha, cidade a 130 km da capital catarinense, entraram em greve na manhã desta quarta-feira (20). A decisão foi tomada após assembleia realizada na tarde da última segunda (19).

Com data-base em primeiro de maio, segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público de Barra Velha (Sintrambav), Josias Coutinho, o prefeito ignora alei e se nega negociar com a categoria.

“O prefeito se recusou a negociar com o sindicato, fizemos assembleias, encaminhamos as pautas de reivindicações, e não obtivemos respostas. Depois fizemos uma nova assembleia e convidamos o prefeito, mas ele não quer baixar o valor da folha de pagamento e nem negociar. A greve foi a única alternativa que tivemos”, falou Coutinho sobre as demandas da categoria.

“Na nossa pauta, além de um ganho real de 1,12%, nós demos a opção de um vale-refeição que nós não temos e que não altera o limite da folha. Temos a questão da insalubridade, onde 155 servidores não ganham, mesmo tendo direito”, completou o presidente.

Coutinho garante que apesar da maioria dos servidores serem do departamento de saúde, trabalhadores de outras pastas também aderiram à mobilização. O dirigente também informou que uma comissão do sindicato tem mantido o diálogo com os outros servidores.

“Temos ido aos locais de trabalho para explicar sobre a greve, além de publicarmos nas redes sociais e no nosso portal. A gente tem sido muito bem recebido pelos trabalhadores. O problema está na administração municipal”, completou o presidente, garantindo a manutenção do movimento.

Segundo informações do portal Expresso das Praias, o prefeito teria declarado que não tem de onde tirar dinheiro e que os servidores, quando prestaram concurso, sabiam o salário que iriam ganhar.

Ainda de acordo com notícia do portal, a Procuradoria do município teria deixado claro que a prefeitura negociaria de forma individual com os servidores.