Sintramcat inicia série de reuniões com transportadoras de Catanduva

Sindicalista e representantes das empresas discutem representação sindical

O Sindicato dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias de Catanduva e região (Sintramcat) iniciou, na última sexta-feira, 25 de janeiro, uma série de reuniões com representantes de transportadoras da cidade.

De acordo com o presidente do sindicato, Reginaldo Marcelo Borges, o Alemão, o assunto da reunião é a representação sindical, uma vez que algumas empresas ainda não reconhecem o Sintramcat como legítimo representante da categoria.

No caso das transportadoras, a movimentação de mercadorias é feita pelos ajudantes de motoristas, cuja data-base de negociação é 1 de maio. Ao todo, nove empresas de transportes foram convidadas a participarem da reunião.

Segundo o presidente do Sintramcat, o representante da Tec Transporte afirmou existir a possibilidade de fazer um acordo coletivo com o sindicato. A empresa ainda não reconheceu a representação da entidade sindical. Já o representante da Expresso Salomé levou a pauta da reunião para a diretoria da empresa.

“Ainda não discutimos reivindicações dos trabalhadores para a negociação. Deixei bem claro para as empresas que a representação desses trabalhadores (ajudantes de motoristas) é do Sintramcat, e não do Sindicato dos Condutores de Veículos de São José do Rio Preto”, afirma.

E ele vai além. Alemão acredita que as transportadoras que, por ventura, não concordarem com a representação do Sintramcat estão, de alguma forma, ‘amarradas’ ao Sindicato dos Condutores de Veículos de São José do Rio Preto.

As empresas que já reconheceram a representação do Sintramcat aos trabalhadores que movimentam mercadorias são: Spaipa, Transtitânio, Boss Express, JR Transporte, Rodonaves, Transporte Devito, Wag Transporte.

As reuniões continuam nesta semana.

Reclamações

O presidente do Sintramcat afirma que os ajudantes de motoristas que atuam nas transportadoras têm relatado excesso de jornada.

“Chegam a trabalhar até 12 horas por dia. As horas extras vão para o banco de horas, mas o sindicato não concorda com a forma como esse banco é administrado. Reclamam, também, da cesta básica, cujo valor é baixo”, salienta.

Alemão garante que sindicato vai bater na porta das empresas, para que a legislação trabalhista seja cumprida e para que as reivindicações dos trabalhadores sejam atendidas.

“Por isso, é importante que os trabalhadores estejam unidos ao seu legítimo sindicato representante, para obter conquistas nos acordos coletivos”, finaliza.

Fonte: Sintramcat

Compartilhe:

Leia mais
Design sem nome (2) (1)
CSB defende transição tecnológica justa em reunião de conselheiros com ministra Gleisi Hoffmann
painel 7 transição tecnológica e futuro do trabalho
Encontro Nacional CSB 2025: painel 7 – Transição tecnológica e futuro do trabalho; assista
regulamentação ia inteligência artificial
Regulamentação da IA é tema em destaque para centrais sindicais no Congresso
papa leão XIII e papa leão XIV
Com o nome Leão XIV, novo Papa homenageia Leão XIII, defensor dos trabalhadores e abolicionista
mapa mundi brasil no centro
IBGE lança mapa-múndi com Brasil no centro e hemisfério sul na parte de cima
geração de empregos recorde em fevereiro
Procurador denuncia "pejotização" como forma de burlar direitos trabalhistas
csb centrais sindicais com ministro maurcio godinho tst
Centrais entregam agenda jurídica do movimento sindical ao vice-presidente do TST
csb menor (40)
Desigualdade de renda no Brasil é a menor desde 2012, aponta IBGE
csb menor (1)
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 6 – Trabalhadores e meio ambiente
ministro do trabalho luiz marinho em audiencia na camara
Ministro do Trabalho defende fim da escala 6x1 e jornada de 40 horas na Câmara