Dirigentes sindicais têm reunião com gerência regional do MTE em Presidente Prudente

Os sindicatos filiados ao Conselho Intersindical de Presidente Prudente e região participaram de uma reunião estratégica com a Gerência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) nesta quinta-feira (3). O encontro teve como principal objetivo fortalecer o diálogo entre as entidades sindicais e o órgão governamental, buscando a melhoria na atuação sindical na defesa dos direitos dos trabalhadores.

Presidente do Conselho Intersindical e diretor da CSB, Paulo de Oliveira conduziu a reunião ao lado da gerente regional do MTE, Silvana Passarelo, do servidor Osmar, responsável pela análise de registro sindical, do auditor fiscal e diretor do Sinait (Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho), Sebastião Estevan, e do chefe da fiscalização, Márcio Pedroso. Silvana e os demais profissionais detalharam como funcionam e a importância dos sistemas CNES, Mediador e SEI.

LEIA: Conselho Intersindical de Presidente Prudente intensifica campanha contra escala 6×1

Eles explicaram que esses mecanismos são fundamentais para garantir a efetividade no registro e atualização sindical, na formalização de convenções coletivas e nos procedimentos para pedidos de fiscalização e mediação coletiva. A explanação contribuiu para que os dirigentes sindicais pudessem compreender de forma mais aprofundada as ferramentas disponíveis para fortalecer suas atuações.

Além das questões administrativas, a reunião destacou a necessidade de maior engajamento sindical na erradicação do trabalho infantil e na participação no “Abril Verde”, campanha de conscientização sobre a saúde e segurança do trabalhador.

Para Paulo de Oliveira o evento reforçou a importância da interação do movimento sindical com o MTE na defesa dos direitos trabalhistas.

“A reunião permitiu ampliar o conhecimento sobre os mecanismos funcionais do órgão, possibilitando uma atuação mais precisa e objetiva nos pedidos de fiscalização, mediação e no registro de documentos sindicais, o que confere mais eficácia na busca pelo cumprimento das normas pelos empregadores, garantindo maior proteção aos trabalhadores”, afirmou.

Durante o encontro, também foi celebrada a chegada de mais cinco auditores fiscais aprovados no concurso recentemente realizado pelo governo federal que selecionou mais 900 funcionários. Com essa incorporação, a Gerência Regional do MTE em Presidente Prudente passa a contar, a partir de junho, com 15 auditores, sendo 14 atuando diretamente na fiscalização, o que representa um reforço significativo para a garantia do cumprimento das normas trabalhistas na região.

O evento contou com a presença de dirigentes sindicais e funcionários de diversas entidades filiadas ao Conselho Intersindical, reafirmando o compromisso do movimento sindical em buscar melhorias contínuas nas relações trabalhistas da região.

Compartilhe:

Leia mais
sede inss brasília
Governo lança novo programa com gratificação a servidores para reduzir fila do INSS
eleições sindimvet
Sindimvet-SP chama profissionais para eleger nova diretoria do sindicato; vote aqui
plenaria classe trabalhadora
CSB convoca sindicatos para Plenária da Classe Trabalhadora em Brasília
suspensão processos pejotização gilmar mendes
Suspensão de processos sobre pejotização ameaça direito do trabalho no Brasil
reunião NR-1 geral
Governo adia nova regra que responsabiliza empresa sobre saúde mental do trabalhador
cassação glauber braga
O mandato de Glauber Braga e a responsabilidade das centrais sindicais
1o de maio shows sp
1º de Maio em São Paulo terá shows gratuitos com Fernando & Sorocaba e outros; veja agenda!
sindineves gcm
Sindineves denuncia Prefeitura de Ribeirão das Neves (MG) por conduta antissindical
mudança tabela imposto de renda 2025
Governo muda tabela do IR e renova isenção para até dois salários mínimos
repúdio arminio fraga congelar salário mínimo
CSB repudia fala de Armínio Fraga: congelar salário mínimo é condenar milhões à miséria