Sindicato dos Administradores do RS e Conselho Federal da categoria alinham objetivos

Representantes de sindicatos dos administradores de quatro estados reuniram-se com o presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Leonardo Macedo, na sede da autarquia em Brasília. O objetivo foi traçar os objetivos das entidades, a fim de que pudessem encontrar pontos em comum para uma atuação conjunta alinhada.

A CSB foi representada pelo presidente do Sindicato dos Administradores do Rio Grande do Sul (Sindaergs), Jorge Avancini, que ressaltou a importância dessa integração, que deu seus primeiros passos há um ano com a criação da Comissão Especial do Movimento Sindical pelo presidente do CFA.

“Entendemos que os sindicatos e conselhos têm que andar juntos. São duas instituições que têm um papel muito bem definido, que não competem entre si e não há necessidade de andarmos apartados, um com cada um, porque unir forças é mais fácil”, afirmou Avancini.

Para a reunião, o movimento sindical trouxe uma pauta com dez itens e sugestões, formulada por membros dos sindicatos da categoria de todo o país.

Enquanto os sindicatos atuam no fortalecimento da categoria por meio da negociação coletiva, assistência jurídica, capacitação profissional e outros benefícios sociais, o sistema CFA e CRAs (Conselhos regionais de administração) têm como principal atribuição a fiscalização do exercício profissional.

Mais do que regular, fiscalizar e orientar as atividades da área de Administração, o CFA e CRAs exerce o papel de proteger a sociedade de maus profissionais, revestindo contribuições na formação e qualificação dos registrados.

Assim, apesar de atribuições e responsabilidades diferentes, as atividades das entidades se complementam para construir uma categoria profissional cada vez mais forte e reconhecida na sociedade.

Veja também: Sindicato dos Administradores do Rio Grande do Sul comemora 45 anos

No entanto, Avancini avalia que há uma grande dificuldade em unir a categoria em torno de um mesmo objetivo. Segundo ele, isso acontece devido a vários fatores, como o perfil da formação, que é generalista. Para superar esses desafios, o administrador afirma que é necessário haver uma reinvenção, inclusive dos sindicatos.

“Nós temos que fazer um trabalho de concentração para buscar novas lideranças, porque nós vamos passar. E hoje, eu olho pelo meu sindicato e não tenho gente nova sendo formada para que continue defendendo a causa e o interesse, e, principalmente, desmistificar que nós sindicalistas somos bagunceiros, que não trabalham. Pelo contrário, estamos aqui, cada um de um estado diferente, procurando fazer o melhor com o objetivo de valorizar a profissão do administrador”, argumentou.

Com informações de: CFA

Compartilhe:

Leia mais
mercado-livre-condenacao-trt
TRT mantém condenação contra empresa do Mercado Livre após ação do Sindpd-SP
Fachada tst
Empresas devem entregar lista de funcionários para sindicatos, decide TST
Paulo de Oliveira seaac csb oab presidente prudente
Diretor da CSB é reconduzido à presidência da Comissão de Direito Sindical da OAB em SP
Acordo global sobre inteligência artificial
EUA e Reino Unido rejeitam acordo global sobre Inteligência Artificial durante cúpula em Paris
Endividamento das famílias janeiro 2025
Endividamento das famílias cai em janeiro, mas aumento dos juros deve reverter cenário
novo consignado trabalhadores clt caixa e banco do brasil
Lula quer atuação dos bancos públicos em novo consignado para trabalhadores CLT
aço brasil industria siderurgica
Brasil planeja taxar big techs caso Estados Unidos imponha tarifas sobre aço e alumínio
salário mínimo 2025 deveria ser 7 mil estudo dieese
Dieese: Salário mínimo deveria ser de R$ 7,1 mil para suprir necessidades do trabalhador
abono salarial 2025 pis pasep consultar
Trabalhadores já podem consultar se têm direito ao Abono Salarial em 2025
Maioria dos brasileiros é contra escala 6x1
Pesquisa aponta que 57% dos brasileiros são contra a escala 6x1 e a consideram prejudicial