Sindicalista da CSB/MT participa de evento no PR

Alguns podem pensar que vida de sindicalista é fácil, pois, na concepção de muitos, líder sindical tem estabilidade, é muito bem pago, tem pouco trabalho a fazer e gasta o dinheiro do sindicalizado com o que não é necessário.

Contudo, a realidade é bem diferente e o que mais tem para quem ocupa este cargo são responsabilidades e deixar de lado a vida pessoal, quase como um sacerdócio. Muitas vezes até se gasta dinheiro do próprio bolso para fazer o sindicato andar até que se resolvam pendências administrativas. Uma dessas líderes é a presidente do Sindicato dos Empregados em Administradora de Consórcio, Vendedores de Consórcios, inclusive autônomos, Empregados e Vendedores em Concessionárias, Garagens e Revenda de Veículos, Distribuidora de Veículos e Congêneres do Estado de Mato Grosso (Sindrecauto), Shirley Maria Camargo de Oliveira, que também é Secretária de Organização e Mobilização da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) em Mato Grosso. Na última semana ela deixou a vida pessoal de lado e viajou para Curitiba.

Em pauta a Reorganização do Sindicato dos Trabalhadores em Administradoras de Consórcios (Sintracon/PR) e eleição da diretoria. “O Sintracon perdeu a diretoria e, desde 2016, estava sob junta governativa. A Fenatracon então, assumiu a responsabilidade de apoiar os trabalhares da categoria no estado do Paraná e, juntos, fizemos a assembleia para reorganizar e eleger nova diretoria que poderá então, retomar as atividades, inclusive estabelecer negociação para convenção coletiva”, explicou Shirley.

Agora a ata da Assembleia Geral Extraordinária e Estatuto aprovado já foram para o cartório e a base aguarda o registro para entrar com os documentos no Ministério do Trabalho e Emprego. Shirley indica que os trabalhadores do segmento de vendas do Paraná podem entrar em contato na sede da CSB/PR, que agora é a casa da nova entidade, pois a mesma ninguém sabia onde estava. “Lá, a Suemy (CSB) e os diretores eleitos  irão dar encaminhamento necessário”, informa.

Ela salienta que na reunião dezenas de trabalhadores compareceram. Vieram também trabalhadores do interior de cidades circunvizinhas sendo o total aproximadamente de 60 pessoas. Muitos conseguiram até dar “aquela escapadinha” para se manifestar e mostrar o apoio ao grupo que conseguiu, depois de muitos anos – e com o apoio da Fenatracon e CSB/PR -, resgatar o Sintracon. “Aqui estiveram presentes a base do Sintracon, o presidente da CSB/PR Cacá Pereira e eu, representando a  CSB/MT e secretária da Fenatracon”, revelou. Na ocasião foi aprovada também a reforma estatutária

Nesta semana Shirley também participa de um evento do Fórum em defesa da liberdade  Sindical, que é uma iniciativa das centrais sindicais e o Conalis, uma agenda paralela. “Quanto a agenda do Sintracon, na última quarta-feira (11.04) faremos uma reunião para explicar o andamento e lançaremos novo edital para pauta de reinvidicaçõess  para construção da Convenção Coletiva 2018. Os diretores da entidade e a Fenatracon, só estão aguardando a validação da atualização dos dados no MTE para marcar reunião com o sindicato patronal – SINAC.

A sindicalista também faz questão de agradecer aos dirigentes da CSB/PR que providenciaram toda a estrutura para a participação dela no evento e poder contribuir de forma efetiva com os rumos de fortalecimento do segmento o qual defende.

Fonte: CSB/MT

Compartilhe:

Leia mais
reunião tst centrais sindicais
Centrais têm reunião com presidente do TST sobre contribuição assistencial e emprego no RS
APOIO À NOTA TÉCNICA Nº 09 DA CONALIS
Centrais sindicais dão apoio à Nota Técnica da Conalis (MPT) sobre contribuição assistencial
acordo rodoviários porto alegre trt
Rodoviários de Porto Alegre terão reajuste no salário e no vale-alimentação
Apoio Financeiro RS prorrogado
Governo amplia prazo para empresas do RS aderirem a Apoio Financeiro a funcionários
prodesp descumpre cota jovem aprendiz
Tarcísio promete 60 mil vagas de Jovem Aprendiz, mas Prodesp descumpre cota
Fachada ministério do trabalho
Ministério do Trabalho notifica 1,3 mil sindicatos para atualizar informações; acesse a lista
falecimentot josé alberto rossi cnpl
Nota de pesar: CSB lamenta falecimento de José Alberto Rossi, ex-presidente da CNPL
3a plenaria conselhao
Centrais defendem esforço maior contra a desigualdade em plenária do Conselhão
Desemprego no Brasil cai em 2024
Desemprego no Brasil cai de 8,3% para 7,1% em um ano; massa salarial cresceu 5,6%
Encontro sindicatos BR-CHINA SP 2
CSB recebe sindicalistas chineses para apresentar atuação sindical no Brasil