Sindicalista da CSB/MT participa de evento no PR

Alguns podem pensar que vida de sindicalista é fácil, pois, na concepção de muitos, líder sindical tem estabilidade, é muito bem pago, tem pouco trabalho a fazer e gasta o dinheiro do sindicalizado com o que não é necessário.

Contudo, a realidade é bem diferente e o que mais tem para quem ocupa este cargo são responsabilidades e deixar de lado a vida pessoal, quase como um sacerdócio. Muitas vezes até se gasta dinheiro do próprio bolso para fazer o sindicato andar até que se resolvam pendências administrativas. Uma dessas líderes é a presidente do Sindicato dos Empregados em Administradora de Consórcio, Vendedores de Consórcios, inclusive autônomos, Empregados e Vendedores em Concessionárias, Garagens e Revenda de Veículos, Distribuidora de Veículos e Congêneres do Estado de Mato Grosso (Sindrecauto), Shirley Maria Camargo de Oliveira, que também é Secretária de Organização e Mobilização da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) em Mato Grosso. Na última semana ela deixou a vida pessoal de lado e viajou para Curitiba.

Em pauta a Reorganização do Sindicato dos Trabalhadores em Administradoras de Consórcios (Sintracon/PR) e eleição da diretoria. “O Sintracon perdeu a diretoria e, desde 2016, estava sob junta governativa. A Fenatracon então, assumiu a responsabilidade de apoiar os trabalhares da categoria no estado do Paraná e, juntos, fizemos a assembleia para reorganizar e eleger nova diretoria que poderá então, retomar as atividades, inclusive estabelecer negociação para convenção coletiva”, explicou Shirley.

Agora a ata da Assembleia Geral Extraordinária e Estatuto aprovado já foram para o cartório e a base aguarda o registro para entrar com os documentos no Ministério do Trabalho e Emprego. Shirley indica que os trabalhadores do segmento de vendas do Paraná podem entrar em contato na sede da CSB/PR, que agora é a casa da nova entidade, pois a mesma ninguém sabia onde estava. “Lá, a Suemy (CSB) e os diretores eleitos  irão dar encaminhamento necessário”, informa.

Ela salienta que na reunião dezenas de trabalhadores compareceram. Vieram também trabalhadores do interior de cidades circunvizinhas sendo o total aproximadamente de 60 pessoas. Muitos conseguiram até dar “aquela escapadinha” para se manifestar e mostrar o apoio ao grupo que conseguiu, depois de muitos anos – e com o apoio da Fenatracon e CSB/PR -, resgatar o Sintracon. “Aqui estiveram presentes a base do Sintracon, o presidente da CSB/PR Cacá Pereira e eu, representando a  CSB/MT e secretária da Fenatracon”, revelou. Na ocasião foi aprovada também a reforma estatutária

Nesta semana Shirley também participa de um evento do Fórum em defesa da liberdade  Sindical, que é uma iniciativa das centrais sindicais e o Conalis, uma agenda paralela. “Quanto a agenda do Sintracon, na última quarta-feira (11.04) faremos uma reunião para explicar o andamento e lançaremos novo edital para pauta de reinvidicaçõess  para construção da Convenção Coletiva 2018. Os diretores da entidade e a Fenatracon, só estão aguardando a validação da atualização dos dados no MTE para marcar reunião com o sindicato patronal – SINAC.

A sindicalista também faz questão de agradecer aos dirigentes da CSB/PR que providenciaram toda a estrutura para a participação dela no evento e poder contribuir de forma efetiva com os rumos de fortalecimento do segmento o qual defende.

Fonte: CSB/MT

Compartilhe:

Leia mais
Sintrammar diretoria eleita 2025
Chapa 2 vence eleições do Sintrammar de Santos e Região, com Erivan Pereira reeleito presidente
reunião mesa permanente servidores federais 20-02-25
Em reunião, servidores federais cobram governo sobre pauta de reivindicações travada
saúde mental no trabalho nr-1
Empresas serão responsáveis por saúde mental dos funcionários a partir de maio
img-pagamentos-inss-mudanca-carnaval
Calendário de pagamentos do INSS terá mudanças devido ao Carnaval 2025; confira datas
mpt campinas investiga empresas por pratica antissindical
MPT investiga 32 empresas de SP por coagirem empregados a se opor à contribuição assistencial
servidores excluidos reestruração carreiras rs mesa fessergs
Fessergs e governo do RS formam mesa sobre servidores excluídos de reestruturação
trabalhador indenização cancer
Trabalhador será indenizado em R$ 500 mil por demissão após comunicar câncer
saque fgts nascimento filhos
Projeto que libera saque do FGTS por nascimento de filhos avança na Câmara
CNJ regras inteligencia artificial judiciário
Conselho aprova regras para uso de inteligência artificial no Judiciário
Trabalho imigrantes Texas Tesla e SpaceX
Empresas de Elon Musk usam imigrantes irregulares em obras no Texas, diz reportagem