Tecnologia da informação cresce mais que o dobro do PIB no segundo trimestre

Para presidente do sindicato de TI, setor deve ter alta ainda maior no próximo semestre

O setor de serviços da informação apresentou novo crescimento no segundo trimestre deste ano em comparação ao anterior, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (31/08) pelo IBGE. O aumento foi de 1%, mais que o dobro do PIB que fechou em 0,4%.

Atividades de destaques que tiveram crescimento nos três primeiros meses de 2012 não conseguiram manter a trajetória e apresentaram retração. A indústria de transformação recuou 2,5% e a construção civil 0,7%.

O setor de serviços também foi o único que manteve taxas de crescimento positivas no primeiro semestre de 2012 em comparação com o mesmo período de 2011. Segundo os dados do IBGE divulgados nesta sexta-feira (31), enquanto a agropecuária recuou 3% e a indústria 1,2%, o segmento apresentou aumento de 1,5% no acumulado, acima do PIB nacional, que na ocasião ficou em 0,6%.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores de TI, Antonio Neto, considera que o índice comprova a consolidação do mercado interno de serviços e acredita que, com os programas de incentivo à economia que beneficiam setores como o de TI, o crescimento deverá ser ainda maior no trimestre seguinte.

“O setor de serviços representa mais de 60% do PIB. Os dados do último levantamento do IBGE sobre o desemprego no país mostram que foi essa a área que mais empregou no mês de julho com 172 mil novas vagas. Um aumento de 1,5%. No dia 1º de agosto, o segmento de TI teve uma nova desoneração da folha de pagamento, o que levará a um crescimento ainda maior já nos próximos meses”, afirma.

Neto ressalta ainda que o momento é ideal para aumentar os investimentos na área e valorizar o trabalhador. “O defict da mão de obra ainda é um problema para o desenvolvimento do setor. Precisamos tornar a profissão de TI mais atraente para trazermos novos jovens para atingirmos nossa meta de estarmos entre as quatro maiores potências em TI nos próximos anos.”

pesquisa jornada flexivel trabalho híbrido
Flexibilidade de jornada é prioridade para 30% dos trabalhadores no Brasil, diz pesquisa
csb-mt sinpaig redução jornada assistentes sociais cuiabá
CSB-MT e servidores de Cuiabá celebram redução da jornada para assistentes sociais