Getulistas comemoram vitória de 1932 em São Paulo com lançamento de livro

A Era Vargas, de José Augusto Ribeiro, apresenta a importância do legado de Getúlio Vargas para o estado e o Brasil

A Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) lança, dia 6 de julho, a trilogia “A Era Vargas”, do jornalista e escritor José Augusto Ribeiro. O evento ocorrerá às 19h, no Novo Hotel Jaraguá, em São Paulo.

Na semana em que se celebram os 83 anos da Revolução Constitucionalista de 1932, torna-se importante relembrar a importância de Getúlio Vargas para o estado de São Paulo e para o Brasil. Protagonista da Revolução de 1930, livrou o Brasil da dominação política da oligarquia.

Embora sofra certa resistência da elite paulista, Getúlio Vargas sempre foi muito respeitado no estado pelo legado deixado para a industrialização da região. Segundo o professor e doutor em economia Wilson Suzigan – em seu artigo “A industrialização de São Paulo: 1930-1945”, publicado na Revista Brasileira de Economia, em 1971 –, entre 1933 a 1939, a produção da indústria metalúrgica cresceu à taxa de 24% ao ano, a química e farmacêutica a 29,9%, e a indústria de material de transporte a 39%. No Censo Industrial de 1940, São Paulo já aparecia como o principal centro industrial do País, concentrando 28,8% dos estabelecimentos industriais.

Estes dados mostram a contribuição de Vargas no papel de protagonista que o estado sempre desenvolveu na economia nacional ao longo das décadas.

Seminário de Formação Política

No mesmo dia e local, a CSB também realiza, às 9h, o Seminário Nacional de Formação Política. As palestras são direcionadas aos dirigentes sindicais de todo o Brasil e têm como objetivo contribuir para o debate e o aprimoramento dos quadros da Entidade na luta pelos trabalhadores, além de propor a discussão de temas imprescindíveis para o atual cenário político do País.

Entre os convidados para o Seminário estão Aldo Rebelo (ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação), Manoel Dias (ministro do Trabalho e Emprego), Carlos Lupi (ex-ministro do Trabalho e Emprego), Adriano Benayon (Doutor em economia pela Universidade de Hamburgo), Luiz Gonzaga Belluzo (economista), José Fogaça (deputado federal – PMDB) e Márcio França (vice-governador do Estado de São Paulo).

Os interessados na cobertura dos eventos devem se cadastrar pelo e-mail [email protected] até dia 5 de julho. O Novo Hotel Jaraguá está localizado na Rua Martins Fontes, 71 – centro – SP.

Biografia – José Augusto Ribeiro

José Augusto Ribeiro é jornalista desde 1956 e carrega no currículo os cargos de editor político do jornal O Estado do Paraná; editor internacional do Diário Carioca; diretor de redação do Correio da Manhã; editor-chefe do jornal O Globo e comentarista político e chefe de redação da Rede Bandeirantes de Televisão.

Durante o governo de João Goulart, foi assessor do então Ministro do Trabalho e Emprego Amaury Silva. No Ministério, participou da campanha de sindicalização rural. Na época, foram criados e reconhecidos cerca de 1500 sindicatos de trabalhadores rurais em menos de um ano.

Ribeiro também é biógrafo do ex-presidente Tancredo Neves e possui mais duas obras publicadas: “De Tiradentes a Tancredo Neves – Uma História das Constituições” e “Jânio Quadros – O Romance da Renúncia”, sobre os seus sete meses de governo.

Compartilhe:

Leia mais
Chinelo - Antonio Neto e Cosme Nogueira fundação Fesmig
CSB, Sinab e CSPM celebram criação da Fesmig - Federação dos Servidores de Minas Gerais
STF reverte reforma previdência para servidores
STF forma maioria para reverter pontos da Reforma da Previdência para servidores
Imagem CSB (28)
CSB NA 112ª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DO TRABALHO - OIT 2024
Sticmpel campanha salarial 2024-2025
Trabalhadores da Construção e Mobiliário de Pelotas iniciam campanha salarial 2024/2025
Apoio Financeiro a trabalhadores empresas calamidade RS
Governo abre cadastro para Apoio Financeiro a trabalhadores atingidos por calamidade no RS
home office trabalho híbrido estudo
Trabalho híbrido melhora satisfação no emprego e não afeta produtividade, diz estudo
reunião centrais rs e oit
Centrais e OIT discutem impacto das enchentes no mercado de trabalho do RS
plano erradicação trabalho escravo será atualizado
Plano para Erradicação do Trabalho Escravo será atualizado após 16 anos
podcast fetrarod
Fetrarod lança podcast para discutir temas de interesse dos rodoviários; assista aqui
Manifesto contra PL do estupro
Mulheres sindicalistas divulgam manifesto contra PL do Estupro (PL 1904/24)