Getulistas comemoram vitória de 1932 em São Paulo com lançamento de livro

A Era Vargas, de José Augusto Ribeiro, apresenta a importância do legado de Getúlio Vargas para o estado e o Brasil

A Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) lança, dia 6 de julho, a trilogia “A Era Vargas”, do jornalista e escritor José Augusto Ribeiro. O evento ocorrerá às 19h, no Novo Hotel Jaraguá, em São Paulo.

Na semana em que se celebram os 83 anos da Revolução Constitucionalista de 1932, torna-se importante relembrar a importância de Getúlio Vargas para o estado de São Paulo e para o Brasil. Protagonista da Revolução de 1930, livrou o Brasil da dominação política da oligarquia.

Embora sofra certa resistência da elite paulista, Getúlio Vargas sempre foi muito respeitado no estado pelo legado deixado para a industrialização da região. Segundo o professor e doutor em economia Wilson Suzigan – em seu artigo “A industrialização de São Paulo: 1930-1945”, publicado na Revista Brasileira de Economia, em 1971 –, entre 1933 a 1939, a produção da indústria metalúrgica cresceu à taxa de 24% ao ano, a química e farmacêutica a 29,9%, e a indústria de material de transporte a 39%. No Censo Industrial de 1940, São Paulo já aparecia como o principal centro industrial do País, concentrando 28,8% dos estabelecimentos industriais.

Estes dados mostram a contribuição de Vargas no papel de protagonista que o estado sempre desenvolveu na economia nacional ao longo das décadas.

Seminário de Formação Política

No mesmo dia e local, a CSB também realiza, às 9h, o Seminário Nacional de Formação Política. As palestras são direcionadas aos dirigentes sindicais de todo o Brasil e têm como objetivo contribuir para o debate e o aprimoramento dos quadros da Entidade na luta pelos trabalhadores, além de propor a discussão de temas imprescindíveis para o atual cenário político do País.

Entre os convidados para o Seminário estão Aldo Rebelo (ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação), Manoel Dias (ministro do Trabalho e Emprego), Carlos Lupi (ex-ministro do Trabalho e Emprego), Adriano Benayon (Doutor em economia pela Universidade de Hamburgo), Luiz Gonzaga Belluzo (economista), José Fogaça (deputado federal – PMDB) e Márcio França (vice-governador do Estado de São Paulo).

Os interessados na cobertura dos eventos devem se cadastrar pelo e-mail [email protected] até dia 5 de julho. O Novo Hotel Jaraguá está localizado na Rua Martins Fontes, 71 – centro – SP.

Biografia – José Augusto Ribeiro

José Augusto Ribeiro é jornalista desde 1956 e carrega no currículo os cargos de editor político do jornal O Estado do Paraná; editor internacional do Diário Carioca; diretor de redação do Correio da Manhã; editor-chefe do jornal O Globo e comentarista político e chefe de redação da Rede Bandeirantes de Televisão.

Durante o governo de João Goulart, foi assessor do então Ministro do Trabalho e Emprego Amaury Silva. No Ministério, participou da campanha de sindicalização rural. Na época, foram criados e reconhecidos cerca de 1500 sindicatos de trabalhadores rurais em menos de um ano.

Ribeiro também é biógrafo do ex-presidente Tancredo Neves e possui mais duas obras publicadas: “De Tiradentes a Tancredo Neves – Uma História das Constituições” e “Jânio Quadros – O Romance da Renúncia”, sobre os seus sete meses de governo.

Compartilhe:

Leia mais
Fessergs toma posse no conselho do IPE Saude
Presidente e vice-presidente da Fessergs tomam posse como conselheiros do IPE Saúde
TST novas regras recursos
Novas regras de admissibilidade de recursos no TST entram em vigor em fevereiro
reajuste servidores federais 2025 aprovação orçamento
Reajuste de servidores federais será pago após sanção do Orçamento de 2025
falecimento adriano de souza oliveira sinserpu
CSB e Fesmig lamentam falecimento de Adriano Oliveira, presidente do Sinserpu
como pedir o seguro-defeso
Pescadores artesanais devem cadastrar biometria para receber o seguro-defeso; saiba
governo proíbe cobrança de taxas no pix
Governo revoga novas regras do Pix e publica MP que reforça gratuidade do serviço
fernando haddad isenção imposto de renda 2025
Haddad: Governo estuda manter isenção de IR até dois salários mínimos em 2025
pauta stf 2025 direito do trabalho
Contribuição assistencial, vínculo em apps e outros temas trabalhistas na pauta da Justiça em 2025
fake news taxar pix 5 mil reais
Receita não vai taxar Pix acima de 5 mil mensais; entenda mudança alvo de fake news
fake news taxação pix receita federal desmente
Novas regras do Pix não afetarão trabalhadores autônomos, diz Receita Federal