Getulistas comemoram vitória de 1932 em São Paulo com lançamento de livro

A Era Vargas, de José Augusto Ribeiro, apresenta a importância do legado de Getúlio Vargas para o estado e o Brasil

A Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) lança, dia 6 de julho, a trilogia “A Era Vargas”, do jornalista e escritor José Augusto Ribeiro. O evento ocorrerá às 19h, no Novo Hotel Jaraguá, em São Paulo.

Na semana em que se celebram os 83 anos da Revolução Constitucionalista de 1932, torna-se importante relembrar a importância de Getúlio Vargas para o estado de São Paulo e para o Brasil. Protagonista da Revolução de 1930, livrou o Brasil da dominação política da oligarquia.

Embora sofra certa resistência da elite paulista, Getúlio Vargas sempre foi muito respeitado no estado pelo legado deixado para a industrialização da região. Segundo o professor e doutor em economia Wilson Suzigan – em seu artigo “A industrialização de São Paulo: 1930-1945”, publicado na Revista Brasileira de Economia, em 1971 –, entre 1933 a 1939, a produção da indústria metalúrgica cresceu à taxa de 24% ao ano, a química e farmacêutica a 29,9%, e a indústria de material de transporte a 39%. No Censo Industrial de 1940, São Paulo já aparecia como o principal centro industrial do País, concentrando 28,8% dos estabelecimentos industriais.

Estes dados mostram a contribuição de Vargas no papel de protagonista que o estado sempre desenvolveu na economia nacional ao longo das décadas.

Seminário de Formação Política

No mesmo dia e local, a CSB também realiza, às 9h, o Seminário Nacional de Formação Política. As palestras são direcionadas aos dirigentes sindicais de todo o Brasil e têm como objetivo contribuir para o debate e o aprimoramento dos quadros da Entidade na luta pelos trabalhadores, além de propor a discussão de temas imprescindíveis para o atual cenário político do País.

Entre os convidados para o Seminário estão Aldo Rebelo (ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação), Manoel Dias (ministro do Trabalho e Emprego), Carlos Lupi (ex-ministro do Trabalho e Emprego), Adriano Benayon (Doutor em economia pela Universidade de Hamburgo), Luiz Gonzaga Belluzo (economista), José Fogaça (deputado federal – PMDB) e Márcio França (vice-governador do Estado de São Paulo).

Os interessados na cobertura dos eventos devem se cadastrar pelo e-mail [email protected] até dia 5 de julho. O Novo Hotel Jaraguá está localizado na Rua Martins Fontes, 71 – centro – SP.

Biografia – José Augusto Ribeiro

José Augusto Ribeiro é jornalista desde 1956 e carrega no currículo os cargos de editor político do jornal O Estado do Paraná; editor internacional do Diário Carioca; diretor de redação do Correio da Manhã; editor-chefe do jornal O Globo e comentarista político e chefe de redação da Rede Bandeirantes de Televisão.

Durante o governo de João Goulart, foi assessor do então Ministro do Trabalho e Emprego Amaury Silva. No Ministério, participou da campanha de sindicalização rural. Na época, foram criados e reconhecidos cerca de 1500 sindicatos de trabalhadores rurais em menos de um ano.

Ribeiro também é biógrafo do ex-presidente Tancredo Neves e possui mais duas obras publicadas: “De Tiradentes a Tancredo Neves – Uma História das Constituições” e “Jânio Quadros – O Romance da Renúncia”, sobre os seus sete meses de governo.