Central dos Sindicatos Brasileiros avalia ações desta quinta-feira

Entidade mobilizou categorias em 14 estados e participou de ato na paulista

A Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) avalia a mobilização dos trabalhadores nesta quinta-feira (11/07), “Dia Nacional de Lutas”, como extremamente positiva para o país. Entidades filiadas à CSB participaram de atos em 14 estados.

Entre as categorias que aderiram, estão os trabalhadores vestuários de Guarulhos, que fecharam a Rodovia Presidente Dutra pela manhã. Participaram também profissionais de TI, caminhoneiros, portuários, motoboys, metalúrgicos, trabalhadores da saúde, servidores públicos municipais, estaduais e federais, movimentadores de mercadoria e trabalhadores rurais do interior paulista.

“A nossa convocatória era de manifestação, protesto e paralisação. Então a adesão foi bastante grande. Capitais, empresas e comércio pararam totalmente. No Brasil inteiro, o povo trabalhador, orientado pelas centrais e pelos sindicatos, aderiu às mobilizações”, afirma o presidente da CSB, Antonio Neto.

Para o dirigente, os trabalhadores mostraram que querem sua pauta atendida. “A classe trabalhadora está cansada de não ser ouvida enquanto os empresários têm seus pedidos realizados. O fim do fator previdenciário, por exemplo, custaria R$ 3 bilhões anualmente, e o governo diz que não dá para fazer. Já as desonerações custaram ao país pelo menos R$ 170 bilhões, segundo a Receita Federal, e foram efetuadas.”

As centrais se reúnem na manhã desta sexta-feira (12/07) para fazer o balanço da mobilização e debater quais serão as próximas ações. A possibilidade de greve geral não é descartada pelo movimento caso não haja uma resposta do governo em relação à pauta apresentada.