Joana Batista Lopes, que também é presidente da FNO, fez a declaração durante reunião do Conselho Nacional de Saúde (CNS)
Na última quinta (16) e sexta-feira (17), a presidente da Federação Nacional dos Odontologistas (FNO), Joana Batista Lopes participou da 317ª reunião ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS), na sede do Conselho, no Ministério da Saúde, em Brasília.
Além de debater assuntos como a Desvinculação de Receitas da União (DRU) para o Sistema Único de Saúde (SUS) e a 16º Conferência de Saúde, a dirigente, que também é vice-presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), fez sua defesa à saúde bucal.
“A saúde começa pela boca, por que é lá que se inicia o processo da primeira digestão. É na boca, e através dela, que nos comunicamos, então a política de saúde bucal no SUS precisa ser ampliada urgentemente, pois é um direito de nossa gente e dever do governo”, disse Joana.
A presidente da FNO também fez ampla defesa ao SUS e da saúde pública de qualidade no Brasil.
“O SUS Legal precisa se transformar no SUS Real, que respeite a sua força de trabalho, implantando a Carreira Nacional com custeio interfederativo. Precisamos abrir concurso em todo o Brasil para abolir a precarização da Saúde no sistema. A saúde da população brasileira não é favor, é direito custeado com os impostos de toda sociedade”, finalizou a vice-presidente da CSB.