Vereadores aprovam requerimento para legalizar mototáxi em Maceió

SIMMEAL esteve à frente da luta pelo reconhecimento da categoria  

O serviço de mototáxi na região do Benedito Bentes pode ser regulamentado. Nesta terça-feira (24), os vereadores de Maceió aprovaram, por unanimidade, requerimento que pede ao prefeito Rui Palmeira que regularize a atividade. Os mototaxistas lotaram a galeria da Câmara Municipal de Maceió (CMM) para acompanhar a votação.

 Para tanto, o requerimento solicita a realização de uma sessão pública para discutir o tema que envolve a rotina de trabalho de mais de cinco mil profissionais, que atualmente trabalham na clandestinidade.

Autor do requerimento, o vereador Galba Netto citou o trabalho dos mototaxistas no complexo do Benedito Bentes como um exemplo, pois eles são a principal forma de deslocamento e interligação entre os moradores da região.

 “Quem não usa o serviço é obrigado a caminhar diariamente por quilômetros até um ponto de ônibus, onde fica muito tempo esperando. Maceió tem um trânsito caótico e que precisa de soluções urgentes”, disse. Ele explicou que o requerimento pede ao prefeito que envie uma mensagem regulamentando o funcionamento do serviço.

Celeridade

O vereador Marcelo Gouveia (PRB) usou a tribuna para defender a regulamentação da atividade de mototaxista. Em seu discurso, o parlamentar cobrou celeridade do poder público no processo para que esses trabalhadores possam atuar na legalidade.

 Segundo o vereador, a legalização da atividade vai evitar que muitos mototaxistas que trabalham honestamente sejam aliciados com propostas de propina. De acordo com ele, a prática está crescendo nos bairros da alta de Maceió, e os donos de motos vivem sob a ameaça de terem suas motos apreendidas.

O vereador Guilherme Soares (PSOL) destacou que já é usuário dos serviços dos mototaxistas há muito tempo e relembrou que quando trabalhou no Hospital Universitário sempre utilizava a velocidade e a praticidade para receber e fazer entregas.

 Já o vereador Wilson Júnior (PDT) prometeu ser um parceiro da categoria durante toda a “batalha” que será a regulamentação do serviço em Maceió, assim como acontece em outras capitais do país. Ele lamentou que algumas pessoas “trabalhem” contra a profissão e disse que a sociedade precisa ganhar tempo para ir ao trabalho e a moto é uma excelente alternativa.

Trabalho

Integrantes da categoria no Benedito Bentes foram autorizados a falar em plenário e cobraram a regulamentação do serviço. O presidente do Sindicato dos Mototaxistas, Ed Sampaio, explicou que há muito tempo o grupo busca o direito de trabalhar em paz, sem ser vítima dos excessos de fiscalização. Para ele, o prefeito Rui Palmeira precisa conhecer a realidade destes profissionais para passar a defender o serviço.

Fonte: TNH1

Compartilhe:

Leia mais
Antonio Neto fala sobre Sindplay no Sindimais 2024
Sindplay é destaque de inovação no Sindimais 2024: 'na crise emergem as grandes ideias'
Chapa 1 fenapef
Chapa 1 vence eleição para diretoria da Fenapef com 62% dos votos válidos; veja resultados
STF pauta ações trabalhistas
Servidores públicos podem ser contratados via CLT e outros regimes, valida STF; entenda
reunião juizes de paz bahia csb
CSB-BA apoia regulamentação da profissão de juiz de paz em reunião com governo do estado
pesquisa prioridades profissinais de TI Fenati
Fenati chama profissionais de TI para definir prioridades de atuação dos sindicatos; saiba
juros altos famílias endividadas
Juros altos mantêm famílias endividadas, diz CNC; Copom deve elevar Selic
audiencia ministério do trabalho prevenção acidentes motociclistas
Audiência no MTE discute prevenção de acidentes com motociclistas profissionais
Debate ALMG PL 2238 servidores Ipsemg
Na ALGM, Sindicato dos Servidores do Ipsemg defende valorização da carreira
Luiz Marinho nega mudança seguro-desemprego
"Deveriam estudar legislação", diz Marinho sobre ideias que mudariam seguro-desemprego
Nota tecnica 09 conalis mpt resumo
Procurador do Trabalho resume principais pontos da Nota Técnica nº 09 da Conalis; entenda