Vereadores aprovam requerimento para legalizar mototáxi em Maceió

SIMMEAL esteve à frente da luta pelo reconhecimento da categoria  

O serviço de mototáxi na região do Benedito Bentes pode ser regulamentado. Nesta terça-feira (24), os vereadores de Maceió aprovaram, por unanimidade, requerimento que pede ao prefeito Rui Palmeira que regularize a atividade. Os mototaxistas lotaram a galeria da Câmara Municipal de Maceió (CMM) para acompanhar a votação.

 Para tanto, o requerimento solicita a realização de uma sessão pública para discutir o tema que envolve a rotina de trabalho de mais de cinco mil profissionais, que atualmente trabalham na clandestinidade.

Autor do requerimento, o vereador Galba Netto citou o trabalho dos mototaxistas no complexo do Benedito Bentes como um exemplo, pois eles são a principal forma de deslocamento e interligação entre os moradores da região.

 “Quem não usa o serviço é obrigado a caminhar diariamente por quilômetros até um ponto de ônibus, onde fica muito tempo esperando. Maceió tem um trânsito caótico e que precisa de soluções urgentes”, disse. Ele explicou que o requerimento pede ao prefeito que envie uma mensagem regulamentando o funcionamento do serviço.

Celeridade

O vereador Marcelo Gouveia (PRB) usou a tribuna para defender a regulamentação da atividade de mototaxista. Em seu discurso, o parlamentar cobrou celeridade do poder público no processo para que esses trabalhadores possam atuar na legalidade.

 Segundo o vereador, a legalização da atividade vai evitar que muitos mototaxistas que trabalham honestamente sejam aliciados com propostas de propina. De acordo com ele, a prática está crescendo nos bairros da alta de Maceió, e os donos de motos vivem sob a ameaça de terem suas motos apreendidas.

O vereador Guilherme Soares (PSOL) destacou que já é usuário dos serviços dos mototaxistas há muito tempo e relembrou que quando trabalhou no Hospital Universitário sempre utilizava a velocidade e a praticidade para receber e fazer entregas.

 Já o vereador Wilson Júnior (PDT) prometeu ser um parceiro da categoria durante toda a “batalha” que será a regulamentação do serviço em Maceió, assim como acontece em outras capitais do país. Ele lamentou que algumas pessoas “trabalhem” contra a profissão e disse que a sociedade precisa ganhar tempo para ir ao trabalho e a moto é uma excelente alternativa.

Trabalho

Integrantes da categoria no Benedito Bentes foram autorizados a falar em plenário e cobraram a regulamentação do serviço. O presidente do Sindicato dos Mototaxistas, Ed Sampaio, explicou que há muito tempo o grupo busca o direito de trabalhar em paz, sem ser vítima dos excessos de fiscalização. Para ele, o prefeito Rui Palmeira precisa conhecer a realidade destes profissionais para passar a defender o serviço.

Fonte: TNH1

Compartilhe:

Leia mais
Sintrammar diretoria eleita 2025
Chapa 2 vence eleições do Sintrammar de Santos e Região, com Erivan Pereira reeleito presidente
reunião mesa permanente servidores federais 20-02-25
Em reunião, servidores federais cobram governo sobre pauta de reivindicações travada
saúde mental no trabalho nr-1
Empresas serão responsáveis por saúde mental dos funcionários a partir de maio
img-pagamentos-inss-mudanca-carnaval
Calendário de pagamentos do INSS terá mudanças devido ao Carnaval 2025; confira datas
mpt campinas investiga empresas por pratica antissindical
MPT investiga 32 empresas de SP por coagirem empregados a se opor à contribuição assistencial
servidores excluidos reestruração carreiras rs mesa fessergs
Fessergs e governo do RS formam mesa sobre servidores excluídos de reestruturação
trabalhador indenização cancer
Trabalhador será indenizado em R$ 500 mil por demissão após comunicar câncer
saque fgts nascimento filhos
Projeto que libera saque do FGTS por nascimento de filhos avança na Câmara
CNJ regras inteligencia artificial judiciário
Conselho aprova regras para uso de inteligência artificial no Judiciário
Trabalho imigrantes Texas Tesla e SpaceX
Empresas de Elon Musk usam imigrantes irregulares em obras no Texas, diz reportagem