Central dos Sindicatos Brasileiros

Valdir Raupp diz que sindicalismo brasileiro amplia seu prestígio

Valdir Raupp diz que sindicalismo brasileiro amplia seu prestígio

Na avaliação do senador, “o Brasil só tem a ganhar” com trabalhadores mais conscientes e presentes nos grandes debates nacionais

Ao saudar o rápido crescimento da Central de Sindicatos Brasileiros (CSB), o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) afirmou que o papel do movimento sindical no Brasil se torna cada vez mais expressivo. Para o parlamentar, a melhoria da distribuição de renda e a ascensão econômica de grande parte da população têm mudado a forma com que os trabalhadores lidam com o poder.

– Tudo isto redundou em uma crescente ampliação do prestígio e da estruturação do movimento sindical brasileiro, que não mais se coaduna com amarrações políticas ou ativismos partidários – disse, ressaltando que a grande causa do sindicalismo no século 21 é o aumento da participação do trabalhador.

Na avaliação do senador, “o Brasil só tem a ganhar” com trabalhadores mais conscientes e presentes nos grandes debates nacionais.

– Se nos anos 1980 a luta era por democracia, os anos 1990 foram marcados pela resistência ao desemprego e pela defesa das conquistas e garantias trabalhistas – disse.

Raupp informou que a CSB, criada em 2011, já reúne 500 sindicatos, e que a entidade planeja nos próximos dois anos tornar-se uma das três maiores centrais sindicais do país.

Valdir Raupp elogiou a política de recuperação do salário mínimo e de criação de postos de trabalho, e criticou economistas que sugerem aumento do desemprego como forma de assegurar a estabilidade econômica.

Fonte: Agência Senado