Trabalhadores da Qintess aceitam acordo e suspendem greve após paralisação ampla

Trabalhadores da Qintess aceitam acordo – Em assembleia realizada na noite desta segunda-feira (10), os trabalhadores da Qintess aceitaram a proposta apresentada pela empresa em audiência de conciliação mediada pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 2ª Região.

A decisão congela a paralisação, mas mantém os trabalhadores em “estado de greve”, que pode ser decretada novamente caso a empresa descumpra algum item do acordo.

Nesta segunda, trabalhadores da Qintess protestaram em frente ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de São Paulo, na região da Barra Funda, zona oeste da capital paulista, sob a coordenação do Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo (Sindpd-SP).

A empresa presta serviços em TI para grandes empresas como Citibank, BMG, Liberty, Goldman Sachs, Raizen, IBM, Banco Santander, Banco Pan, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, além de órgãos públicos como o próprio TRT, Procuradoria Geral do Estado de São Paulo, Ministério da Justiça e o Tribunal de Justiça da Bahia.

A greve começou após a seguidas denúncias de trabalhadores que relataram o não cumprimento da obrigação, por parte da empresa, de diversos direitos trabalhistas.

Entre eles, atraso salarial, retenção do FGTS, não pagamento de banco de horas, férias, vale-refeição, denúncias de assédio, entre outros.

Presidente do Sindpd-SP, Antonio Neto parabenizou os trabalhadores pela mobilização e reafirmou o papel das instituições na resolução do impasse:

“O instrumento constitucional da greve mostrou o tamanho da força dos trabalhadores na negociação. Parabenizo todos os trabalhadores da Qintess pela organização e maciça adesão desde o início das tratativas com a empresa”, disse.

O acordo

Após o acordo com a Qintess, os trabalhadores decidiram suspender a deflagração do movimento grevista iniciado nesta segunda, determinando o retorno dos trabalhadores às suas atividades a partir desta terça-feira (11).

Entre as conquistas dos trabalhadores da Qintess estão:

  • Auxílio home-office de R$110,00 por mês + vale-refeição e vale-alimentação;
  • Cumprimento do pagamento retroativo dos reajustes de auxílios-creche, alimentação, transporte, reembolso quilometragem e férias;
  • Quitação do banco de horas;
  • Quitação das verbas rescisórias (incluindo banco de horas e horas extra);
  • Estabilidade de 40 dias;
  • Abertura de negociação da PLR para o ano de 2023.

Texto e foto por: Thiago Manga/Brasil Independente

Compartilhe:

Leia mais
projeto isenção imposto de renda 5 mil
Projeto de isenção de Imposto de Renda até 5 mil será apresentado nos próximos dias
jorge kajuru inegibilidade trabalho escravo
Projeto de lei propõe inegibilidade de quem estiver na Lista Suja do Trabalho Escravo
Declaração Imposto de Renda 2025
Declaração do Imposto de Renda 2025 passará por mudanças, anuncia Receita Federal; saiba
Antonio Neto e Lula lançamento crédito do trabalhador
CSB acompanha lançamento do "Crédito do Trabalhador", nova modalidade de consignado
reunião centrais marinho e macedo 12-03-25
Centrais sindicais se reúnem com ministros Luiz Marinho e Márcio Macêdo em Brasília
juros consignado clt
Trabalhadores CLT pagam mais juros no consignado que servidores e aposentados
crise saúde mental mulheres afastamentos
Afastamentos relacionados à saúde mental crescem 68% em um ano; mulheres são maioria
semana 4 dias de trabalho aumento produtividade
Produtividade aumenta em empresas que adotaram semana de 4 dias de trabalho no Brasil
IRPF 2025
Imposto de Renda 2025: confira tabela, prazos e quem precisa fazer a declaração
regulamentação trabalho aplicativos união europeia
União Europeia: o trabalho em plataformas digitais exige regulação, por Clemente Ganz