Trabalhadores da BBTS saem vitoriosos e conquistam reajuste justo

O movimento grevista contou com amplo apoio e auxílio do Sindpd e da Feittinf e teve adesão de trabalhadores de todo o Brasil

No dia 18 de dezembro, os trabalhadores da Banco do Brasil Tecnologia e Serviços (BBTS) saíram vitoriosos e decidiram pelo fim da greve, que em São Paulo já ocorria desde o dia 11 de dezembro e se espalhava pelo Brasil desde então. A decisão ocorreu em assembleias digitais que reuniram trabalhadores de unidade de todo o Brasil e que foram organizadas pelo Sindpd e pela Feittinf.

Durante as reuniões os funcionários avaliaram a proposta de acordo feita pela empresa, que foi considerada vantajosa, característica ressaltada pelo diretor sindical Paulo Cesar de Almeida. “Conquistamos um reajuste justo, com 100% do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) em todas cláusulas econômicas acompanhado dos pagamentos retroativos. Houve também a manutenção da 13ª cesta refeição e, até meados do ano que vem, do vale-cultura e do atual modelo de plano de saúde”. Uma conquista, porém, foi avaliada como inédita: o não desconto dos dias em greve. Dessa forma, os trabalhadores não terão descontados em seus salários os dias de paralisação.

O Organizador no Local de Trabalho (OLT) Enver Padovezzi, ressaltou o caráter amplo do movimento como característica fundamental para a vitória dos trabalhadores. “Percebemos que somente unidos poderíamos avançar contra o pacote de maldades do governo e da empresa. A partir da identificação dos trabalhadores uns com os outros, iniciamos uma corrente nacional que foi capaz de reviver o movimento sindical em locais onde, devido ao avanço do neoliberalismo, estava adormecido”.

Por fim, Enver falou sobre a importância do apoio do Sindpd e da Feittinf na organização da frente trabalhista e na assistência quanto a assuntos burocráticos. “A Feittinf e o Sindpd foram fundamentais nesse processo, nos auxiliando nas questões políticas e jurídicas e dando total apoio ao movimento, sendo destaque entre os trabalhadores, inclusive de outras representações, a objetividade e agilidade que as instituições dos trabalhadores atuaram, foram elogiadas pelos trabalhadores após o final do processo”, finalizou.

Compartilhe:

Leia mais
greve trabalhadores portos estados unidos
Biden apoia greve dos trabalhadores portuários: "empresas devem dividir lucros recordes"
CSB inauguração sala darcy ribeiro puc sp
Com apoio da CSB, sala em homenagem a Darcy Ribeiro é inaugurada na PUC-SP
empregos na industria brasileira 2024
Criação de empregos na indústria cresce 83% em 2024, com 344 mil novos postos de trabalho
diretoria eleita sindpd-sp
Justiça aponta mentiras de militantes da UP e confirma lisura da eleição do Sindpd-SP
Resolução CNJ veta questionamento acordos justiça do trabalho
Resolução do CNJ veda questionamento de acordos homologados pela Justiça do Trabalho
Greve portuários EUA ILA union
Portuários dos EUA entram em greve pela 1ª vez em quase 50 anos e paralisam 36 portos
jovens primeiro emprego dieese
Dieese: jovens querem trabalhar, mas enfrentam precarização e falta de oportunidades
Fachadas ministérios regras recesso fim de ano 2024 servidores federais
Governo define regras do recesso de fim de ano para servidores federais
Desemprego cai e renda cresce no Brasil agosto 2024
Renda média dos trabalhadores cresce 5,1% em um ano e volume total bate recorde
Reforma trabalhista é precarizante
Sete anos depois, reforma trabalhista é reconhecida como precarizante