Trabalhadores da BBTS lutam por reajuste salarial justo

O movimento surge diante da contradição entre os lucros exorbitantes da empresa e o reajuste deste ano, abaixo do INPC. A possbilidade de greve não é descartada, possibilidade que será discutida no dia 08 de dezembro

Reivindicando um reajuste salarial justo, os profissionais da Banco do Brasil Tecnologia e Serviços (BBTS) estão se organizando e não descartam a possibilidade de greve, o que será discutido em assembleia no dia 08 de dezembro.

A exigência dos trabalhadores surge a partir da contradição entre o reajuste proposto pela empresa – abaixo do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) – e os grandes lucros alcançados por ela. No de 2019, por exemplo, o lucro bruto da BBTS chegou a ultrapassar R$ 1 bilhão.

De acordo com o Organizador no Local de Trabalho (OLT) Enver Pandovezzi, o fato de muitos trabalhadores terem saído em home office apenas aumentou a necessidade de uma melhor remuneração. “Houve toda uma campanha para que os trabalhadores se esforçassem para garantir o funcionamento das agências. Muitos profissionais foram para o home office e os técnicos estão nas ruas. Porém não houve nenhum reembolso para que os trabalhadores gerissem os custos gerados pelo trabalho doméstico. Pelo contrário, a BBTS quer o corte de benefícios, como o vale cultura e o plano de saúde”.

A intransigência por parte da empresa durante as negociações também foi um fator motivador para a organização de um movimento grevista. A intolerância ao diálogo se deu ao longo das reuniões, quando empresa estipulou o reajuste com a alíquota baseada em 50% do INPC e não deu alternativa para melhores condições salariais.

Dessa forma, a organização do movimento vem se dando de maneira ampla e transparente. “As estratégias traçadas são fruto de um projeto que propus desde que assumi OLT: trazer mais transparência e proximidade entre trabalhadores, sindicato e empresa. Além disso, é preciso trazer um olha mais digital, trazer o século XXI para a negociação trabalhista. Eu criei página no Facebook, página no Instagram, grupo no WhatsApp e listas de transmissão. Também criei um canal com os outros OLTs a nível nacional”, finalizou, Enver.

Compartilhe:

Leia mais
greve rodoviários rio grande rs
Rodoviários de Rio Grande (RS) aceitam proposta patronal e encerram greve após dois dias
pf prende grupo fraude gov
Polícia Federal prende grupo criminoso acusado de fraudar plataforma gov.br
redução jornada mãe crianças com autismo
Justiça do Trabalho em São Paulo reduz jornada de mãe de crianças autistas
boicote ifood
Ofensiva contra iFood inclui corte de taxas, rival chinês e até boicote de restaurantes
csb na reunião frente parlamentar táxi
Sinditáxi-CE e STAMRJ debatem pautas dos taxistas em reunião na Câmara dos Deputados
encontro csb encerramento
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: Tribuna livre e encerramento
CSB no Senado Flavio Werneck 9-5-25
No Senado, CSB lembra como todo direito trabalhista foi conquistado com resistência
brasil fecha acordos com a china
Brasil fecha acordos com gigantes chinesas em áreas como tecnologia e logística
greve rodoviários rio grande rs
Rodoviários de Rio Grande (RS) entram em greve e paralisam 100% da frota de ônibus
Design sem nome (2) (1)
CSB alerta governo sobre transição tecnológica justa em reunião com Gleisi Hoffmann