Trabalhadores da BBTS lutam por reajuste salarial justo

O movimento surge diante da contradição entre os lucros exorbitantes da empresa e o reajuste deste ano, abaixo do INPC. A possbilidade de greve não é descartada, possibilidade que será discutida no dia 08 de dezembro

Reivindicando um reajuste salarial justo, os profissionais da Banco do Brasil Tecnologia e Serviços (BBTS) estão se organizando e não descartam a possibilidade de greve, o que será discutido em assembleia no dia 08 de dezembro.

A exigência dos trabalhadores surge a partir da contradição entre o reajuste proposto pela empresa – abaixo do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) – e os grandes lucros alcançados por ela. No de 2019, por exemplo, o lucro bruto da BBTS chegou a ultrapassar R$ 1 bilhão.

De acordo com o Organizador no Local de Trabalho (OLT) Enver Pandovezzi, o fato de muitos trabalhadores terem saído em home office apenas aumentou a necessidade de uma melhor remuneração. “Houve toda uma campanha para que os trabalhadores se esforçassem para garantir o funcionamento das agências. Muitos profissionais foram para o home office e os técnicos estão nas ruas. Porém não houve nenhum reembolso para que os trabalhadores gerissem os custos gerados pelo trabalho doméstico. Pelo contrário, a BBTS quer o corte de benefícios, como o vale cultura e o plano de saúde”.

A intransigência por parte da empresa durante as negociações também foi um fator motivador para a organização de um movimento grevista. A intolerância ao diálogo se deu ao longo das reuniões, quando empresa estipulou o reajuste com a alíquota baseada em 50% do INPC e não deu alternativa para melhores condições salariais.

Dessa forma, a organização do movimento vem se dando de maneira ampla e transparente. “As estratégias traçadas são fruto de um projeto que propus desde que assumi OLT: trazer mais transparência e proximidade entre trabalhadores, sindicato e empresa. Além disso, é preciso trazer um olha mais digital, trazer o século XXI para a negociação trabalhista. Eu criei página no Facebook, página no Instagram, grupo no WhatsApp e listas de transmissão. Também criei um canal com os outros OLTs a nível nacional”, finalizou, Enver.

Compartilhe:

Leia mais
MPT logo
MPT emite recomendação contra fraudes trabalhistas em empresas de saúde; entenda
MPT e centrais sindicais pacto contra assédio eleitoral
Contra o assédio eleitoral: centrais e MPT firmam pacto em defesa da democracia no trabalho
Juros altos banco central
"Que isso, companheiros?": BC pune bons resultados da economia aumentando juros
segundo relatorio transparencia salarial
Cresce diferença salarial entre homens e mulheres, que ganham 20,7% menos
Antonio Neto congresso FNE 60 anos
Na FNE, Antonio Neto destaca resiliência dos sindicatos desde a reforma trabalhista
csb na feira de carreiras da puc sp
CSB leva importância dos sindicatos à Feira de Carreiras na PUC-SP; visite!
Lula sanciona desoneração da folha de pagamento
Lula sanciona projeto de desoneração da folha de pagamento com vetos
Lei de leicitações exige cumprimento cota pcd
Nova lei de licitações exige que empresas comprovem cumprimento de cota PCD
Campanha trabalho decente TST
Justiça do Trabalho faz campanha por trabalho decente e respeito a direitos básicos
Lula e Haddad isenção imposto de renda 5 mil
Haddad diz que já apresentou ideias para isentar IR até R$ 5 mil e aguarda aval de Lula