Central dos Sindicatos Brasileiros

Todos à Assembleia geral no dia 27 de setembro!

Todos à Assembleia geral no dia 27 de setembro!

Companheiros e companheiras,

No próximo dia 27 de setembro, às 9 horas, na Avenida Angélica nº 35, Santa Cecília, São Paulo, realizaremos a Assembleia Geral da Central Sindical de Profissionais (CSP) para debater e deliberar sobre a alteração do nome e do estatuto de nossa central, conforme decisão aprovada no congresso realizado no mês de fevereiro, na cidade de Guarulhos.

Este tema vem sendo debatido desde dezembro do ano passado, quando tomamos a acertada decisão de potencializar uma alternativa de organização dos trabalhadores brasileiros, com base nos princípios de unicidade sindical, contribuição sindical obrigatória e pelo fortalecimento dos sindicatos, livre do partidarismo e do aparelhismo.

A comissão de reforma estatutária, criada em nossa penúltima reunião da Executiva Nacional, já avançou na adequação do estatuto, que fora exaustivamente discutido e aprovado no processo de fusão que a CSP implementava no ano passado. Nossa ideia é manter o mesmo documento, adequando-o com pequenos ajustes para absorver o sistema de Secretarias Nacionais das Categorias.

A mudança mais substancial a ser implantada – que também já está bem amadurecida – é a adequação da nomenclatura da central, fundamentalmente por dois motivos: 1) Evitar a confusão que foi criada no meio sindical por existir duas CSPs, a nossa, e a CSP-Conlutas, central notoriamente identificada com os partidos PSol e PSTU; 2) Adequar o nome para expressar uma das principais bandeiras de nossa central, o fortalecimento dos sindicatos, trazendo no nome a palavra “Sindicato”, base central de toda a estrutura sindical.

Neste sentido, após diversas consultas, sugestões e debates nos fóruns realizados neste ano, chegou-se a conclusão de que a sigla mais adequada seria CSB, fato que não altera, de forma substancial, a nossa marca, que já foi trabalhada exaustivamente.

Restou ainda, embora sem muito problema, a dúvida se o mais adequado seria Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) ou Central dos Sindicatos do Brasil (CSB). De antemão pedimos a sua opinião, caso algum compromisso inadiável impeça que um representante de seu sindicato esteja presente no dia da Assembleia (sugestões podem ser enviadas para o e-mail [email protected]).

CSP: A central que mais cresce no Brasil

Desde a realização do Congresso, em fevereiro último, conseguimos filiar um número significativo de entidades, mesmo diante das dificuldades financeiras por não recebermos, ainda, os recursos da contribuição sindical.

Em poucos meses, alcançamos a marca de 310 sindicatos validados no Ministério do Trabalho, além de 20 federações filiadas e cerca de 40 sindicatos em processo de validação, totalizando 370 entidades. Não contabilizei neste número os diversos sindicatos que aguardam o seu registro no Ministério, mas que já se filiaram à nossa central.

Podemos afirmar sem sombra de dúvidas de que isso já é um feito épico, levando em conta que as demais centrais demoraram anos para alcançar tamanha envergadura. Este movimento histórico será coroado plenamente se conseguirmos alcançar, em dezembro próximo, os números necessários para estarmos entre as centrais reconhecidas, conforme critérios da Lei nº 11.648.

Para tanto, precisamos que cada companheiro, cada dirigente de nossa central faça a sua parte e filie mais sindicatos. A direção nacional está trabalhando arduamente para realizar um Planejamento Estratégico de filiação, está negociando com diversas federações e sindicatos para engrossar nossas fileiras e atingirmos o número de 600 sindicatos até o final do ano.

Mas cada sindicato deve procurar os sindicatos amigos, seus companheiros próximos, para fortalecer a nossa central e pavimentar a luta dos trabalhadores brasileiros por um Brasil mais justo.

Breve balanço

Desde fevereiro, trabalhamos arduamente para implementar as resoluções do Congresso. Conseguimos desenvolver um trabalho consistente, pró-ativo, contando, principalmente, com a dedicação e envolvimento voluntário de alguns camaradas.

Além das filiações, conforme já mencionamos, estruturamos a sede nacional em São Paulo, num andar confortável em frente ao Memorial da América Latina. Nesta sede, financiada pela Feittinf, funciona a Secretaria Geral, Tesouraria, a direção nacional e a regional da CSP-SP.

Contamos atualmente com uma assessora sindical e um assessor parlamentar em Brasília. Temos uma estrutura de imprensa, modestamente montada com o apoio do Sindpd. Em pouco tempo, organizamos as regionais da CSP do RS, SC, PR, SP, MG, ES, PA e MA. Estamos amadurecidos no MS, MT, GO, PB, CE, AM e RO para organizar as demais. Participamos do 1º de Maio, temos nosso site, boletins, material para filiação, enfim, avançamos muito.

Participamos de diversas eleições sindicais, como oposição e situação. Ganhamos a maioria. Encabeçamos a luta dos trabalhadores em movimentação de mercadoria para evitar o retrovesso na lei que regulamenta e dá condições dignas de trabalho aos companheiros. Enfrentamos tudo, todos e mais alguns. Vencemos!

Enviamos representantes para os encontros internacionais da FSM. Realizamos um curso piloto de formação em Convenção coletiva em parceria com o Dieese.

Nos articulamos para encontrar espaço nos órgãos estatais. Conseguimos debater assuntos como a lei das cooperativas, contra os movimentos que intentam cortar direitos da CLT, achacar contra o sistema confederativo, enfim, cumprimos com o nosso papel. Nos reunimos com diversos dirigentes no Brasil inteiro.

Cumprimos com cada letra daquilo que nos honra e que nos potencializa a ser a maior central do país. Por isso, conclamamos todos os companheiros a participarem da Assembleia, a trabalharem para filiar novos sindicatos, concluindo este feito épico que será alcançar o índice que nos garantirá o reconhecimento formal perante o Ministério.

Até a vitória, companheiros!

CENTRAL SINDICAL DE PROFISSIONAIS – CSP

CNPJ/MF SOB Nº 09.414.140/0001-80

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAODINÁRIA

Central Sindical de Profissionais – CSP, pelo presente, por seu presidente, na forma do artigo 84 do Estatuto Social, convoca todos os seus filiados para comparecer à Assembleia Geral Extraordinária a ser realizada dia 27/09/12, às 9 horas, na Avenida Angélica nº 35, Santa Cecília, São Paulo, em primeira convocação, para deliberar sobre a seguinte ordem do dia: a) Mudança de nome da central; b) Reforma estatutária. Não havendo quorum no horário estabelecido a Assembleia será realizada no mesmo dia, horário e local, uma hora após, com um terço de filiados presentes.

São Paulo, 15 de agosto de 2012.

ANTONIO FERNANDES DOS SANTOS NETO

Presidente da Central