Reformas trabalhista e previdenciária, além do PLC 28, também foram debatidos
O presidente da Seccional Ceará da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Francisco Moura, se reuniu na tarde desta quarta-feira (17) com taxistas da cidade de Russas, 190 km da capital cearense, e com a diretoria do Sindicato dos Taxistas de Russas e Municípios do Vale do Jaguaribe (Sinditaxi de Russas).
O encontro, que aconteceu no auditório do sindicato dos servidores municipais, abordou as reformas trabalhista e previdenciária, o andamento do Projeto de Lei da Câmara 28/2017, que regulamenta o transporte seguro de passageiros, além da importância da organização sindical e da conscientização do trabalhador.
Para Moura, é de extrema importância os dirigentes saírem de seus gabinetes para se reunir com a base.
“A base é o sustentáculo do sindicato, que só tem respaldo perante as autoridades, patrões e governantes se tiver por trás dele o respaldo da base. E para isso é necessário que as lideranças vão ao encontro desses trabalhadores e promova este tipo de reunião para conversar e sentir o que o trabalhar está pensando e desejando”, declarou o presidente da Seccional.
Um dos desafios no novo sindicalismo é a participação ativa do trabalhador em suas lutas segundo o dirigente. Para isso, a conscientização é fundamental.
“Os sindicatos vão conquistar a participação dos trabalhadores os conscientizando. Hoje, o trabalhador só tem duas ferramentas para defendê-los, o sindicato e o título de eleitor, pois os políticos se omitiram deste papel. Devemos fortalecer cada vez mais o sindicato para que ele possa lutar e defender o trabalhador e a categoria. Saber usar o título também é muito importante. Digo onde passo: ‘Sindicato sem sindicalizado é como uma igreja sem fiéis, não vai para lugar nenhum”, finalizou Moura, que ainda elogiou o trabalho realizado pelo sindicato local, em especial de sua presidente, Celma Rodrigues, a única mulher a presidir um sindicato de taxistas no Brasil.