Taxistas realizam paralisação em Fortaleza

Mobilização teve como objetivo combater o transporte clandestino de passageiros

O Sindicato dos Taxistas de Fortaleza (Sinditaxi), entidade filiada à CSB, realizou uma paralisação das 8h às 13h, na quarta-feira, 18 de março, com objetivo de combater o transporte pirata de passageiros. A manifestação reuniu cerca 800 taxis. Os trabalhadores se reuniram na Av. Presidente Castelo e seguiram em uma carreata até o Paço Municipal.

20150318_082611

Segundo o presidente do Sinditaxi, Vicente de Paula Oliveira, a mobilização tem o objetivo de fortalecer as medidas tomadas pela Prefeitura quanto aos táxis clandestinos. O prefeito, Roberto Cláudio (PSB), enviou para a Câmara dos vereadores medidas que endurecem as penalidades para quem conduzir táxis ilegais. A multa para quem exercer de forma ilegal a profissão de taxista passou de R$641,00 para R$3.000,00.

IMG-20150318-WA0303De acordo com o dirigente, as atividades foram paralisadas para apresentar à população quem são os taxistas legalizados. “Toda categoria está sendo mobilizada. Nossa ação não é contra a Prefeitura ou contra o prefeito. Estamos nos apresentando à população para mostra quem faz parte da categoria”, explicou Vicente.

Para Francisco Moura, diretor do Sindicato e representante da Central no Ceará, a paralisação foi um sucesso. “Tivemos a oportunidade de pedir o apoio dos vereadores, para que eles aprovem as medidas de combate à pirataria que o prefeito enviou à Câmara. O transporte ilegal prejudica os taxistas e também coloca em risco a segurança dos passageiros. A aprovação dessas medidas são essenciais”, disse.

Combate à pirataria

A Prefeitura de Fortaleza está realizando uma operação de combate aos táxis clandestinos da cidade. A ação conta com a parceria da Polícia Civil, por meio da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma).

O combate aos táxis clandestinos foi anunciado, no dia 10 de março, durante reunião do  prefeito Roberto Cláudio com o delegado geral da Polícia Civil do Estado, Andrade Júnior, e representantes do Sinditaxi.

De acordo com Moura, a Seuma vai verificar todos os alvarás e serviços de proprietários de veículos que deveriam funcionar como locadoras de veículo, mas estão, de forma clandestina, prestando serviços piratas de táxi.

Outras duas ações anunciadas pela Seuma são a retirada de placas e cartazes espalhados pela cidade que oferecem este serviço ilegal, assim como a ampliação da fiscalização da AMC para identificar e verificar a documentação dos veículos suspeitos de estarem operando ilegalmente.

Compartilhe:

Leia mais
greve rodoviários rio grande rs
Rodoviários de Rio Grande (RS) entram em greve e paralisam 100% da frota de ônibus na cidade
Design sem nome (2) (1)
CSB defende transição tecnológica justa em reunião de conselheiros com ministra Gleisi Hoffmann
painel 7 transição tecnológica e futuro do trabalho
Encontro Nacional CSB 2025: painel 7 – Transição tecnológica e futuro do trabalho; assista
regulamentação ia inteligência artificial
Regulamentação da IA é tema em destaque para centrais sindicais no Congresso
papa leão XIII e papa leão XIV
Com o nome Leão XIV, novo Papa homenageia Leão XIII, defensor dos trabalhadores e abolicionista
mapa mundi brasil no centro
IBGE lança mapa-múndi com Brasil no centro e hemisfério sul na parte de cima
geração de empregos recorde em fevereiro
Procurador denuncia "pejotização" como forma de burlar direitos trabalhistas
csb centrais sindicais com ministro maurcio godinho tst
Centrais entregam agenda jurídica do movimento sindical ao vice-presidente do TST
csb menor (40)
Desigualdade de renda no Brasil é a menor desde 2012, aponta IBGE
csb menor (1)
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 6 – Trabalhadores e meio ambiente