Taxistas protestam em Fortaleza contra transporte pirata

Com apoio da CSB, mais de mil profissionais se mobilizam para barrar o UBER

O Sindicato dos Taxistas de Fortaleza (SINDITAXI/CE), entidade filiada à CSB, realizou uma paralisação, na quarta-feira, 11 de maio, com objetivo de combater o transporte pirata de passageiros. A manifestação reuniu cerca mil e cem taxis. Os trabalhadores se reuniram na Avenida Leste Oeste, no Bairro Moura Brasil, e seguiram em uma carreata até o Paço Municipal.

b60c988e-5d89-4408-869f-4f49a07901d5De acordo com o presidente do SINDITAXI/CE, Vicente de Paula Oliveira, a mobilização tem o objetivo de fortalecer as medidas tomadas pela Prefeitura quanto aos táxis clandestinos. O prefeito Roberto Cláudio (PSB) enviou para a Câmara dos Vereadores medidas que endurecem as penalidades para quem conduzir táxis ilegais.f8a0805f-bab8-4d55-a104-d9e73a4d2bcb

O dirigente também informou que o ato tem como objetivo tentar barrar o serviço Uber na capital cearense. “Estamos protestando contra o transporte pirata, e, em especial, contra o aplicativo UBER, que está chegando em Fortaleza, credenciando o carro particular para fazer o serviço de táxi sem a autorização do município”, explicou Oliveira.

8e6da4fa-42be-4c1a-8f1e-21bef2162abdA categoria reivindica a votação do Projeto de Lei que aumenta a multa do transporte ilegal de passageiros de R$ 710 para R$ 2.850. Segundo o vice-presidente da CSB e diretor do SINDITAXI/CE, Francisco Moura, a circulação de motoristas não qualificados à profissão é uma ameaça à segurança do trânsito da cidade.

Para o sindicalista, “não é justo que alguém com um carro particular realize um trabalho para o qual não está habilitado, prejudicando toda uma categoria”. “Nós fomos exigir que o poder público tome providências quanto à fiscalização para coibir a circulação de taxis piratas. Nós, taxistas, somos qualificados para fazer o serviço, pagamos impostos e taxas exigidas pela prefeitura, temos carros padronizados de acordo com a lei municipal e cumprimos todas as normas do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). Além disso, a Lei Federal 12.468/2011 exige que apenas profissionais qualificados como taxistas exerçam o transporte individual de passageiros em território brasileiro”, ressalta Moura.

A preocupação com a segurança e o bem-estar dos usuários foi mais um motivo para que os taxistas fossem à porta da Câmara de Fortaleza. De acordo com o vice-presidente da CSB, passageiros estão sendo lesados financeiramente pelo transporte ilegal. “Não é pelo fato de estar desempregada que qualquer pessoa pode colocar um jaleco branco e clinicar. Ela não é médica, não é capacitada para tal. É a mesma coisa que acontece com os taxistas. Além disso, os motoristas que não são regularizados não possuem taxímetro e têm a liberdade de cobrar a corrida conforme a cara do cliente”, denuncia.732eacdf-45cd-4c29-a709-1fbb3f2b7fd3

Na data, o prefeito Roberto Cláudio recebeu cerca de 36 representantes dos taxistas para debater as reivindicações da categoria. O gestor se comprometeu a aumentar a fiscalização do transporte clandestino e de acelerar os trâmites da lei que pune os táxis piratas. “Vamos continuar com os protestos na rua até que a fiscalização se torne mais eficiente. O apoio da CSB tem sido fundamental na luta em defesa da categoria. O Uber vem destruindo as categorias nas capitais do mundo”, finalizou.

Compartilhe:

Leia mais
reunião tst centrais sindicais
Centrais têm reunião com presidente do TST sobre contribuição assistencial e emprego no RS
APOIO À NOTA TÉCNICA Nº 09 DA CONALIS
Centrais sindicais dão apoio à Nota Técnica da Conalis (MPT) sobre contribuição assistencial
acordo rodoviários porto alegre trt
Rodoviários de Porto Alegre terão reajuste no salário e no vale-alimentação
Apoio Financeiro RS prorrogado
Governo amplia prazo para empresas do RS aderirem a Apoio Financeiro a funcionários
prodesp descumpre cota jovem aprendiz
Tarcísio promete 60 mil vagas de Jovem Aprendiz, mas Prodesp descumpre cota
Fachada ministério do trabalho
Ministério do Trabalho notifica 1,3 mil sindicatos para atualizar informações; acesse a lista
falecimentot josé alberto rossi cnpl
Nota de pesar: CSB lamenta falecimento de José Alberto Rossi, ex-presidente da CNPL
3a plenaria conselhao
Centrais defendem esforço maior contra a desigualdade em plenária do Conselhão
Desemprego no Brasil cai em 2024
Desemprego no Brasil cai de 8,3% para 7,1% em um ano; massa salarial cresceu 5,6%
Encontro sindicatos BR-CHINA SP 2
CSB recebe sindicalistas chineses para apresentar atuação sindical no Brasil