Cerca de 180 profissionais foram para frente da Câmara pedir agilidade na aprovação do projeto de mobilidade urbana
Taxistas da capital sergipana, Aracaju, realizaram na manhã desta terça-feira (20), em frente à Câmara dos vereadores, um protesto para acelerar a avaliação e aprovação do projeto “Protaxi”, que faz parte da proposta de mobilidade urbana do município.
Organizados pelo Sindicato dos Taxistas de Sergipe (Sinditaxi/SE), os cerca de 180 profissionais legalizados saíram em carreata da sede da entidade até o legislativo da cidade. Durante o trajeto, os taxistas pararam em frente à prefeitura e fizeram o pedido também ao chefe do executivo.
Segundo o 1º tesoureiro do Sinditaxi/SE, Leonidas Silva dos Anjos, o “Protaxi” é uma espécie de táxi compartilhado, mas vinculado aos órgãos públicos, o que proporciona aos usuários um serviço com mais qualidade e segurança.
“O Protaxi está no projeto de mobilidade urbana. Pretendemos fazer um serviço diferenciado na Zona Sul da capital. O projeto é um sistema de lotação, que já funciona na Zona Norte. Ele é tarifado com a passagem de R$ 3,50 por passageiro, do bairro para o centro de Aracaju. No percurso, os taxistas podem pegar e deixar qualquer passageiro. É um sistema de coletivo, porém em carros pequenos, como um táxi compartilhado”, explicou o dirigente, que fez uma avaliação positiva do ato da manhã desta terça.
“Com esta manifestação já conseguimos um espaço na Câmara hoje, e vamos poder usar a tribuna. Isso significa que nossas reivindicações já estão surtindo efeito. Além disso, o Sindicato está fazendo um trabalho individual com cada vereador, apresentando o projeto e mostrando nossos objetivos”, completou Anjos.
Táxi compartilhado já é realidade em Porto Velho (RO)
Através dessas mobilizações, os taxistas conseguiram barrar projeto parecido, mas que dava abertura para carros com placa cinza efetuarem o transporte. O “Protaxi” existe desde julho, mas foi apresentado ao prefeito no último mês de novembro. Ainda segundo o 1º tesoureiro, apesar do líder do executivo gostar do projeto, ele ainda não saiu do papel.
“Dentro do projeto de mobilidade urbana, apenas o Protaxi está sendo avaliado, pois é um projeto amplo e que atenderá várias comunidades”, completou o dirigente, garantindo o empenho da categoria para cobrar fiscalização dos carros clandestinos.
Por mais fiscalização, taxistas de Aracaju se acorrentam em frente à prefeitura
Outras mobilizações estão marcadas para abril. Na cidade de Aracaju são cerca de 2.080 taxistas ativos.