Central dos Sindicatos Brasileiros

SITRAMONTI/MG expõe ameaça à garantia de emprego no setor industrial durante debate na Câmara Municipal de Uberaba

SITRAMONTI/MG expõe ameaça à garantia de emprego no setor industrial durante debate na Câmara Municipal de Uberaba

Mobilização pela contratação de trabalhadores locais em obras da região conta com o apoio da CSB

Por iniciativa do Sindicato dos Trabalhadores em Montagens, Manutenções e Prestações de Serviços nas Áreas Industriais do Estado de Minas Gerais (SITRAMONTI/MG), os vereadores da Câmara Municipal de Uberaba abriram espaço às lideranças sindicais, associações de moradores e aos profissionais para debater a ameaça à garantia de empregos dos trabalhadores locais do setor industrial. A reunião aconteceu na última terça-feira (11/08).

De acordo com o presidente do SITRAMONTI/MG, José Geraldo Domingues, atualmente as empresas prestadoras de serviços da região trazem funcionários de outros Estados brasileiros para ocupar as vagas nas obras do município. “Este contexto prejudica os trabalhadores da cidade. Dos 60 mil profissionais que estavam em atividade até o ano passado, aproximadamente a metade está desempregada ou tiveram que se separar de suas famílias para ir trabalhar em obras fora do Estado de Minas Gerais”, sinalizou Domingues.

A paralisação de obras também é uma das causas para o desemprego na região. Ainda segundo o presidente do Sindicato, cerca de 1200 trabalhadores foram demitidos com a interrupção do projeto de construção da Planta de Amônia (UFN V) em Uberaba. Segundo o presidente, “com o desemprego e a falta de obras, criam-se vários problemas”. “A condição social do trabalhador piora e ele fica sem dinheiro para cumprir seus compromissos”, ressaltou.

Para reverter o cenário de degradação do emprego na área industrial, a Câmara Municipal de Uberaba posicionou-se a favor dos profissionais e comprometeu-se a defender a contratação de trabalhadores do município e do Estado de Minas Gerais nas obras realizadas na região. De acordo com o presidente do Sindicato, os vereadores decidiram propor uma reunião às empresas que executam obras na cidade para pressioná-las a dar preferência à mão de obra local na hora do recrutamento de recursos humanos.

O presidente do SITRAMONTI/MG mostrou-se otimista com a decisão da Câmara. “A discussão foi boa. Foi pensada uma linha de trabalho, de qualificação e organização dos trabalhadores regionais. A gente acredita que as empresas irão atender às reivindicações do Sindicato e da Câmara Municipal”, disse Domingues, e ainda destaca: “O apoio da CSB nesta luta é muito importante porque a Central possui uma sólida força política para dar suporte a todos os que acreditam em um País mais justo ao trabalhador brasileiro”.