Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Escolar teve o apoio da Central na conquista de seu registro sindical
A filiação do Sindicato dos Trabalhadores Empregados em Transporte Escolar em Veículos de Pequeno, Médio e Grande Porte da Região do ABC (SP) (Sintratesp/ABC) à CSB, em 2 de agosto, consolidou o apoio da Central à entidade e à conquista de seu registro sindical. Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul são cidades que integram o chamado “ABC Paulista”, região metropolitana de São Paulo.
Aparecido Feliciano Iamarino, presidente do Sintratesp/ABC, agradeceu à Direção da CSB pelo auxílio na obtenção do documento e se mostrou entusiasmado com o trabalho da entidade. “A união com a Central significa muito para nós porque vimos que a CSB é séria e nos abriu as portas quando mais precisamos”, revela Iamarino.
O Sintratesp/ABC representa hoje cerca de 13 mil trabalhadores, entre autônomos e licitados, e pretende aumentar a formalização na categoria. “Hoje temos muitos clandestinos que precarizam as condições de trabalho, e queremos acabar com isso”, argumenta o presidente.
Iamarino explica que a categoria carece de cursos de especialização, além da garantia de benefícios, como convênio médico, cesta básica, vale-refeição, vale-transporte e seguro de vida. “Já iniciamos a mobilização dos trabalhadores para garantir a assinatura da convenção coletiva de trabalho”, comenta.
Com sede em São Bernardo do Campo, a diretoria do Sintratesp/ABC espera aumentar o número de trabalhadores formais. “Queremos frotas mais modernas para evitar acidentes no transporte escolar e mais fiscalização das autoridades aos clandestinos”, reforça Iamarino.