Central dos Sindicatos Brasileiros

SINTAP/MT marca presença na Festa 1º de Maio e representa o apoio da CSB ao evento

SINTAP/MT marca presença na Festa 1º de Maio e representa o apoio da CSB ao evento
A festa contou com o apoio do SINTAP/MT e da CSB, e a presidente Diany Dias e o delegado Cássio Mesacasa estiveram no evento representando não só o sindicato, como também a Central a qual é vinculado
A alegria estampada no sorriso e na descontração de cerca de 50 mil pessoas é o resultado de muitas mãos que se entrelaçaram num só objetivo: homenagear o trabalhador. A convite da Força Sindical, o Sintap/MT e a Central dos Sindicatos Brasileiros, junto a outras centrais e demais entidades uniram forças para proporcionar uma mega festa aos trabalhadores na Acrimat, a 12ª Edição e a primeira com o apoio da CSB, que se uniu às demais centrais participantes, através do Sintap/MT.  Também, a contribuição do empresariado, a exemplo do doador do veículo, Rowles Magalhães Silva, que trouxe sorte para o montador de móveis, Márcio Santos da Silva.

“A moto não dava pra levar a família.” Esta já não é mais a realidade do morador do Jardim Vitória, o jovem Márcio Santos da Silva, de 19 anos, que justamente no momento em pensava sair da festa, foi sorteado com um veículo Zero Km. “Na verdade eu já estava querendo ir embora, pois acordo cedo para trabalhar. Agora vou carregar minha família para onde eu for”, comemorou.

Parcerias – “Eu costumo ajudar sempre no que me surge em meu próprio cotidiano, de preferência anonimamente, a exemplo de situações em que me deparei com pessoas que precisam de ajuda, como já ocorreu dentro de uma loja em que um trabalhador precisa de uma moto para ganha seu sustento; e assim é na área da saúde e outros fatos de rotina. Quanto à Força Sindical, me ligaram e pediram meu apoio; e só respondi: ‘se for para o trabalhador, estou à disposição para contribuir’.  O trabalhador sempre foi minha prioridade, por isso já tive inclusive alguns embates com o governo, a exemplo do Veículo Leve Sobre Trilhos , em que fui para as ruas brigar pelo VLT; e assim é na indústria, que anseio traz er grupos de fora, da Itália, naárea têxtil; não esquecendo das  rodovias, a exemplo das rodovias para Alta Floresta, sem estrada. É preciso investir em prol do desenvolvimento de Mato Grosso, que já cresce em média de 12 a 15%, imagine se inserirmos mais indústrias e outros investimentos estruturais, isto irá triplicar”, comentou o empresário Rowles Magalhães da Silva, que doou o veículo para o evento.

Conforme o presidente da Força Sindical em Mato Grosso, Manoel de Souza, o empresário Rowles Magalhães demonstrou simpatia ao evento e doou o carro. Já as demais ações até então as centrais se responsabilizaram com as despesas.  “Ficamos na promessa de alguns, mas prevemos que nos futuros eventos teremos muitos interessados em patrocinar, face à grandeza e amplitude do evento. Precisamos contar com estes demais parceiros  possam se interessar, assim como todos que se propõem a realizar um evento também precisam desse apoio; por isso, dentro deste contexto  não vamos ser diferente. Se tiver outros que queiram patrocinar, contribuir, serão muito bem vindos, pois sempre fizemos tudo de forma coletiva; e, quando não há necessidade de se contribuir, melhor, mas é evidente que sempre haverá um custo, portanto, é importante agregar a maior parte de entidades possível”, observou.

Força Sindical/CSB – Na festa do 1º de Maio o presidente da Força Sindical mencionou em seu discursos as diversas bandeiras defendidas pela entidade, a exemplo da redução de jornada de trabalho para 40 horas;  redução do fator previdenciário; redução dos juros; redução no imposto de renda; valorização do salário mínimo; valorização das aposentadorias; 10% do PIB para a Educação e  10% do orçamento da união para a Saúde.  Já o evento ele avaliou como mais uma edição  de grande sucesso; e ainda mais nesta, tendo a parceria da Central dos Sindicatos Brasileiros – CSB, através do Sintap/MT. “Conhecemos o Neto – presidente da CSB – e sabemos de sua reputação, respeitamos sua ideologia dentro do contexto sindical epolítico, e queremos dizer que o evento foi um sucesso, agradecendo a DianyDias do Sintap, que ante as dificuldades que tivemos se mostrou parceira junto à CSB. Além disso, reiteramos que não somos individualistas, por isso queremos mostrar como foi a primeira vez com a CSB, que abriu um canal muito interessante como parceira através do Sintap/MT, que tem à frente a companheira Diany, e que ambos vieram abrilhantar e engrandecer ainda mais a festa do trabalhador, por isso consideramos que fomos correspondidos nas expectativas que tínhamos no que tange ao evento.

Manoel de Souza acrescenta que, além da CSB  e o Sintap/MT, a Força Sindical conta com a parceria de outros projetos, que através desse evento já estão surgindo novas perspectivas que a entidade pretende acertar com a própria CSB e as entidades vindouras. “Convidamos os sindicatos vinculados à Central além de diversos companheiros de outros municípios, pois, não nos restringimos somente à capital cuiabana, e pretendemos estender eventos dessa natureza para as demais cidades do estado, até porque muitos já os realizam também, e a intenção é engrandecer a festa do trabalhador, estendendo para todo o estado e demais segmentos, abrangendo o trabalhador em geral, que seja com datas alternadas”, concluiu.

CSB – Para Antonio Neto, presidente da CSB, é preciso que os parlamentares votem e façam andar a pauta trabalhista que está parada no Congresso. Também se faz necessário que haja uma mobilização da sociedade para que a vitória dos trabalhadores seja alcançada. O dirigente reforçou que os principais pontos das reivindicações são a redução da jornada de trabalho e o fim do fator previdenciário. “A redução da jornada está quase 20 anos parada no Congresso. Não dá mais para aguardar. Quanto ao fator previdenciário, ele reduz em até 40% a aposentadoria do trabalhador. Isso é inadmissível e só cria ainda mais problemas para a vida do povo que ajudou o Brasil a crescer”, completou.

Sintap/MT – “O dia 1º de Maio é só alusivo ao dia do trabalhador, porque todos os dias são dedicados a ele, principal ferramenta a alavancar e desenvolver nosso estado. Ante à importância deste instrumento não só braçal mas essencialmente pensante, e  imprescindível em cada segmento deste estado mato-grossenses, ‘ser humano’ que não vive apenas do trabalho, da lida diária, o  Sintap/MT não poderia deixar de fazer essa homenagem.  Afinal, .é ele quem dá sustentabilidade econômica ao estado, por isso, a vocês trabalhadores (as) os nossos agradecimentos pelo papel que cumprem em nossa sociedade. E assim como o Sintap/MT, a CSB também tem esse entendimento, da importância do trabalhador em cada estado e município, e do merecimento que ele tem desse momento festivo, de ser homenageado pela participação da construção do estado que ele pertence e a repercussão de seu trabalho em todo o país e fora dele.  Por tudo isso, a CSB não hesitou em aceitar o convite de ser parceira desse projeto que envolve as demais centrais em prol dos trabalhadores, já que o foco maior nosso, o Sintap/MT e a nossa Central é, exclusivamente o trabalhador, tão somente este, representado pelos sindicatos que cada vez mais têm se vinculado à CSB por se identificar com os propósitos desta entidade. O Sintap/MT só tem a agradecer também, tanto por ter sido convidado pela Força Sindical para participar dessa comemoração, como à CSB que de pronto atendeu ao chamado de apoio enquanto defensora da classe trabalhadora”, finalizou a presidente Diany Dias.

Fonte: Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agriícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso – SINTAP/MT