Sintap responde à matéria da GCom sobre corte de ponto do Indea

O Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso (Sintap), vem esclarecer o seguinte em relação à matéria veiculada e distribuída à imprensa pelo Gabinete de Comunicação (GCom) do Governo do Estado de Mato Grosso, no último dia 19 de agosto, intitulada “Justiça suspende liminar que proibia Indea de cortar ponto de servidores” feita de maneira totalmente equivocada:

É equivocada a informação de que um dos dois sindicatos que representa os servidores do Indea não atendeu à volta ao trabalho mediante notificação de ilegalidade da greve pela Justiça. Primeiro: pelo fato de não haver DOIS sindicatos e sim apenas UM, que é o Sintap, o único reconhecido por carta sindical do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Segundo: Porque Este único sindicato existente não foi notificado pela Justiça como alegado, uma vez que o oficial de Justiça oficializou a pessoa errada (o presidente da Associação dos Servidores do Indea e não a presidente do Sintap).

Outro problema é que esta entidade estranha que, numa greve geral de 30 carreiras, nenhuma foi penalizada com o corte de ponto sendo que duas tiveram a legalidade da greve ratificada pela Justiça e apenas os servidores do Indea tiveram corte. O Sintema, representante dos servidores do Meio Ambiente, tiveram a greve considerada ilegal mas não tiveram corte de ponto.

No momento, esta entidade sindical busca entender por que a lei é unilateral no entendimento governamental uma vez que não é cumprida por parte do Estado o pagamento da Revisão Geral Anual (RGA), a volta da identificação da madeira e o pagamento da Unidade Real de Valor (URV) e ainda o Estado alega que quer a “reconstrução da união entre os servidores com o propósito de sempre fortalecer o órgão que, com seu trabalho, conquistou importantes vitórias para o desenvolvimento econômico de Mato Grosso mediante ações de defesa animal e vegetal e inspeção de produtos de origem animal”.

Queremos que seja esclarecida à sociedade e ao servidor sobre por que a liminar ganha pelo Sintap para não corte de ponto não foi obedecida pelo Estado em dez dias, a mesma que, agora, foi impedida de ser cumprida em tempo recorde, com nova liminar, solicitada pela Procuradoria Geral do Estado (PGE). É difícil acreditar que, o mesmo órgão que havia orientado a direção do Indea a não cortar o ponto antes do julgamento do mérito, agora, lute contrariamente ao bem estar do servidor que garante as vitórias na defesa do bem estar animal e vegetal.

Sendo assim, seguimos na luta!

Diany Dias

Presidente do Sintap

Fonte:  Sintap

Compartilhe:

Leia mais
Ministro Carlos Lupi e José Avelino Pereira Sinab CSB
Presidente do Sinab assume posto no Conselho Nacional de Previdência Social
destruição enchente rs auxilio financeiro
Mais de 5,6 mil trabalhadores domésticos no RS podem pedir auxílio financeiro; saiba como
img-inscricao-concurso-publico-vagas-para-ti
Encerram hoje (4/7) inscrições para concurso do Ministério da Gestão; salário de R$ 8,3 mil
reunião tst centrais sindicais
Centrais têm reunião com presidente do TST sobre contribuição assistencial e emprego no RS
APOIO À NOTA TÉCNICA Nº 09 DA CONALIS
Centrais sindicais dão apoio à Nota Técnica da Conalis (MPT) sobre contribuição assistencial
acordo rodoviários porto alegre trt
Rodoviários de Porto Alegre terão reajuste no salário e no vale-alimentação
Apoio Financeiro RS prorrogado
Governo amplia prazo para empresas do RS aderirem a Apoio Financeiro a funcionários
prodesp descumpre cota jovem aprendiz
Tarcísio promete 60 mil vagas de Jovem Aprendiz, mas Prodesp descumpre cota
Fachada ministério do trabalho
Ministério do Trabalho notifica 1,3 mil sindicatos para atualizar informações; acesse a lista
falecimentot josé alberto rossi cnpl
Nota de pesar: CSB lamenta falecimento de José Alberto Rossi, ex-presidente da CNPL