Central dos Sindicatos Brasileiros

Sintap critica postura do governo com Fórum Sindical no lançamento do Programa MT Habita Mais

Sintap critica postura do governo com Fórum Sindical no lançamento do Programa MT Habita Mais

Diany Dias participou do evento e avaliou como “menosprezo” a organização não chamar todos os verdadeiros representantes dos servidores, os sindicalista,s para compor o grupo junto às autoridades

“O lançamento do 15º e último pólo do Programa MT Habita Mais teria sido mais ético e igualitário, não fosse a postura negligente em relação aos representantes do Fórum Sindical por parte dos organizadores, senão dos próprios gestores, já que em meio às autoridades presentes o  Fórum é que realmente representa os servidores, foco principal do programa que agrega também o nome ‘Casa do Servidor Público’.”  A afirmação é da  presidente do Sintap-MT, Diany Dias, que criticou a falha da organização do evento em não chamar todos os sindicalistas presentes para compor o grupo junto às autoridades chamadas uma a uma pelo cerimonial. No mais, o pólo de Cuiabá, intitulado como Vale do Rio Araguaia, encerra a adesão dos 15 municípios mato-grossenses, nos quais será feita a divulgação do programa, cuja solenidade aconteceu nesta quarta-feira (22) no auditório Clóvis Vetorato do Palácio do Governo, e que, além dos já citados, contou com a presença de prefeitos, presidentes de câmaras legislativas, a presidente do Indea-MT, Maria Auxiliadora Diniz e outras autoridades.
Sintap-MT Sintap-MT
Diany CSBSintap-MT – “Pela lógica de raciocínio, o Programa MT Habita Mais é direcionado ao servidor, tanto que se intitula também como ‘Casa do Servidor Público’, logo, quem representa os servidores é o Fórum Sindical; portanto, foi uma falha irreparável da organização não chamar todos os representantes sindicais presentes, mesmo que não necessariamente pelo nome, mas que então convidassem ‘todos os sindicalistas presentes no evento’, que obviamente estes iriam um a um exercer o papel de representante de sua categoria. Foi lamentável presenciar o improviso da chamada de apenas três gestores sindicais, já no meio do evento, e ainda encaixada na fala do vice-governador.  Certamente os outros componentes do Fórum Sindical se sentiram menosprezados com a postura negligente dos organizadores, sentimento automaticamente estendido a cada servidor que se sentiu representado no evento na pessoa de cada sindicalista presente”, avaliou a presidente Diany Dias.
Sintap_MT, CSBDiany Dias também lembrou que desde a primeira reunião a respeito do programa, o  vice-governador Francisco Daltro convocou o Fórum Sindical para detalhar tudo sobre o MT Habita Mais e solicitou sua participação em massa na divulgação através dos sites das entidades, bem como em acompanhar a equipe do governo em todo o estado neste propósito, em que a intenção é percorrer pelo menos 10 cidades por semana. “Se o Fórum Sindical é tão importante para colaborar na divulgação, por que não tem a mesma importância quando se faz presente nas solenidades representando cada funcionário de suas categorias, essencialmente num evento como este, em que o servidor é ‘a menina dos olhos’ do programa, e sem ele este não existiria; então por que não fazer jus ao que ele representa neste contexto?”, indagou a presidente.
Sintap-MT, CSB
Indea, Sintap-MT, CSBIndea-MT – A presidente Maria  Auxiliadora Diniz também esteve presente no evento e fez suas considerações a respeito do programa. “Vejo como uma opção interessante e como a oportunidade que cada servidor terá de adquirir sua casa própria, principalmente aos que tem menor ganho; e da forma como foi colocado, saímos otimistas, assim como acredito que todos saíram, e a partir da particularidade de cada um, deve-se tomar a decisão de aderir ou não, ao que sentir mais segurança na aquisição”, comentou a gestora do Indea.
Indea2

Estiveram presentes a presidente do Indea, Maria Auxiliadora e o coordenador da CDSV, Ronaldo Medeiros.

Programa – De acordo com a coordenação do programa, o MT Habita Mais irá proporcionar condições especiais de financiamento da casa própria para funcionários públicos efetivos, inclusive  servidores nomeados ao longo dos próximos cinco anos, prazo de duração do programa, passível de prorrogação.

Sintap-MT, CSB

A data prevista para cadastramento dos servidores é 03 de junho, o qual será feito através de uma central online, pelo site www.vicegovernadoria.mt.gov.br.  O propósito do servidor primeiramente acessá-lo é evitar que ele enfrente filas na instituição bancária, o Banco do Brasil, parceiro do programa. O interessado em financiar o imóvel deverá fornecer seus dados, os quais passarão por análise.

Sintap-MT, CSB

A delegada sucursal da regional de Cuiabá  do Sintap, Eng.  Florestal Oscarlina de Jesus,  esteve no evento.

Em caso de aprovação do cadastro, este será enviado ao Banco do Brasil para dar prosseguimento do processo.  Quanto aos servidores que não forem aprovados, terão a consultoria da central de atendimento e da instituição financeira, com o intuito do servidor resolver as restrições elencadas.

Sintap-MT

As condições especiais ao servidor referem-se também às taxas de juros flexíveis, que vão de 4,59% a 7,99%, bem como a inclusão das taxas de cartório no financiamento, a exemplo do registro do imóvel. Além disso, a renda considerada em âmbito familiar e não apenas do servidor, com débito na conta corrente e não o desconto em folha.

Diany Dias, CSB

Diany Dias e o filho Lucas Dias, que sempre a acompanha, já com o espírito ferrenho de um sindicalista-mirim

Fonte: Alexandra Araújo/Sintap-MT